Tive descolamento de retina em Março/18. Foi colocado dois pneus de silicone e óleo de silicone. Em

1 respostas
Tive descolamento de retina em Março/18. Foi colocado dois pneus de silicone e óleo de silicone. Em Setembro /18 passei por outra vitrectomia pra retirar o óleo e o oftalmo aproveitou pra fazer a Catarata que já estava branca e por isso eu não enxergava nada do olho operado. Mesmo após a cirurgia de catarata enxergo turvo e não consigo enxergar detalhes, vejo linhas tortas e não consigo nem ler. Fiz uma OCT o oftalmo disse que não tinha nada que pudesse fazer pra melhorar, já que devido as cirurgias formou uma cicatriz na retina. Porém levei o exame pra outro médico avaliar e o mesmo disse que estava com um edema na retina e tbm constatou uma membrana. Já foram feitas 2 aplicações intra oculares , estou indo pra terceira, mas não sinto muita melhora. Após a terceira aplicação o oftalmo disse que vai reavaliar e que talvez terei que fazer outra cirurgia pra retirada da membrana. Minha dúvida é: a cirurgia é igual a de DR? O vitreo que foi retirado se refaz com o tempo?
Olá, boa tarde.
A cirurgia para retirada da membrana é semelhante a primeira que realizou, entretanto não há mais vítreo e sim óleo de silicone dentro dos olhos.
Após a retirada da membrana o médico pode optar por recolocar o óleo ou algum outro substituto de vítreo.
Simplificando: A cirurgia é semelhante e tem o mesmo nome. O vítreo retirado não se refaz, porem tem que se substituído por algum material - que pode ser óleo de silicone, gás ou humor aquoso (pelo liquido produzido pelo próprio olho).