Tive crise conversiva. Me deram medicamento. Deve ser tratada com qual especialista?

8 respostas
Tive crise conversiva. Me deram medicamento. Deve ser tratada com qual especialista?
A avaliação de um especialista, no caso, psicólogo ou psiquiatra, é de fundamental importância para verificar o que de fato ocorreu com você, ou seja, se foi uma "crise conversiva" ou alguma outra questão.

Tendo feito isso, os profissionais verificarão as conduções mais adequadas para o caso: psicoterapia, psicoterapia+medicação ou, ainda, outro encaminhamento mais conveniente para o tratamento dos sintomas apresentados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante a avaliação criteriosa e acompanhamento por equipe interdisciplinar.
Se o diagnóstico de crise conversiva estiver correto não se utiliza medicação psicotrópica mas tratamento psicanalítico que é o mais apropriado e com maior eficácia clínica e terapêutica. Procure um psicanalista para que ele faça um diagnóstico estrutural correto e confiável. Caso não seja uma crise conversiva ele te encaminhará para o profissional mais adequado (psiquiatra, neurologista, clínico geral, etc).
Esperando tê-la ajudado e à disposição.

Att,

Sandro
O diagnóstico de crise conversiva deve ocorrer após avaliação médica criteriosa, sem achados clínicos ou laboratoriais.
Esta crise ocorre qdo a mente converte para o corpo o sofrimento da mente, das emoções.
Portanto, procure um psicólogo para avaliar os possíveis problemas q esteja vivenciando, a fim de poder aprender a lidar com eles de tal forma q seu corpo não precise ser usado como expressão de seu conflitos, medos, angústia, tristeza.
O psicólogo tb avaliará a necessidade de um apoio medicamentoso, e se houver, encaminhará para o psiquiatra.
Atividade física prazerosa será sempre indicada por ser uma forma natural de aumentar no organismo o nível de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e relaxamento.
Procure um Psicólogo, para uma avaliação, se for o caso será encaminhado a um Psicquiatra. Normalmente nos Postos de Saúde, partem para um medicamento de solução rápida, mas seu sintoma requer mais atenção.
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição.
Abraco
Vera Pelizzari
Concordo com os colegas, realmente é necessário um diagnóstico preciso e uma vez confirmada a hipótese não existe nenhuma evidência científica de que os remédios ajudem nesta condição. No entanto primeiramente devem ser descartadas doenças orgânicas, como epilepsia, arritmias, reações vaso vagais, doenças auto imunes e até quadros como síndrome do pânico. Muitas vezes pode até ser necessária a realização de RNM, Video EEG Fator Anti núcleo e Tilt Table Test, conforme a apresentação de cada caso. Procure acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Fazer um bom check-up, procurar um psicólogo com abordagem psicanalítica, de preferência. Ele vai avaliar a necessidade de você ir ao psiquiatra ou não.
Concordo com os colegas é fundamental procurar um psiquiatra para que seja feita uma avaliação minuciosa para saber de fato se é uma crise conversiva. Se fato esse diagnóstico for confirmado o tratamento psiquiatra e psicólogo é o mais indicado.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.