Tive celulite infecciosa no meu puerpério. A celulite se localizou acima da minha cesariana fiquei i

1 respostas
Tive celulite infecciosa no meu puerpério. A celulite se localizou acima da minha cesariana fiquei internada por 17 dias foi drenado o abcesso e tudo estou com 45 dias curada mais estou com medo de voltar isso pode acontecer?
A celulite infecciosa pode, em alguns casos, reaparecer, especialmente se existirem fatores de risco que contribuem para infecções da pele. No entanto, com os cuidados certos, é possível reduzir significativamente esse risco. Aqui estão algumas informações e dicas para ajudá-la a entender melhor e a prevenir a recorrência da celulite infecciosa:

### Fatores de Risco para Recorrência

1. **Sistema Imunológico Comprometido**: Condições como diabetes ou o uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico podem aumentar o risco de infecções.
2. **Higiene Pessoal**: Manter a área cirúrgica limpa e seca é crucial para prevenir novas infecções.
3. **Lesões na Pele**: Cortes, arranhões ou outras lesões na pele podem servir como pontos de entrada para bactérias.
4. **Peso**: O excesso de peso pode dificultar a cicatrização e aumentar o risco de infecções.
5. **Histórico de Celulite**: Ter tido celulite anteriormente pode aumentar a probabilidade de recorrência.

### Prevenção

1. **Higiene Rigorosa**: Lave a área com água e sabão diariamente e seque bem. Evite esfregar a pele de forma agressiva.
2. **Cuidados com a Pele**: Mantenha a pele hidratada para evitar fissuras e rachaduras.
3. **Monitoramento de Lesões**: Se você tiver algum corte, arranhão ou outra lesão na pele, limpe a área imediatamente e mantenha-a coberta até que cicatrize.
4. **Controle de Doenças Crônicas**: Mantenha suas condições crônicas, como diabetes, bem controladas.
5. **Acompanhamento Médico**: Siga as recomendações do seu médico e faça consultas de acompanhamento conforme necessário.

### O Que Fazer em Caso de Sintomas

Se você notar sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, calor, dor na área afetada ou febre, procure atendimento médico imediatamente. A detecção precoce e o tratamento rápido são cruciais para evitar complicações.

Embora exista um risco de recorrência, seguir essas medidas preventivas pode ajudar a minimizá-lo. Se você tiver alguma preocupação ou precisar de orientação adicional, não hesite em falar com seu médico dermatologista .

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 350