Tive anorexia, mas me "curei". Agora sou uma comedora compulsiva! O que posso fazer?

6 respostas
Tive anorexia, mas me "curei". Agora sou uma comedora compulsiva! O que posso fazer?
Devemos ter cuidado em não buscar apenas a resolução apenas do comportamento/sintoma. Mas de indagar o que me levou a anorexia e a compulsão. Se observarmos muitas vezes não chegamos a causa da questão, acontecendo apenas de ter o tamponamento de um sintoma e logo aparece um novo sintoma. Apenas trabalhando as questões por tras dos sintomas que observaremos uma mudança na forma do sujeito se organizar e sem ocorre esse deslizamento de sintomas que todos emergem de caminhos diferentes de uma mesma questão.

De fato, uma psicoterapia cognitiva-comportamental tem sua contribuições, porém uma boa analise poderá mais profundamente penetrar nessas outras questões que não são apenas os sintomas, mas uma posição subjetiva. Porém esse trabalho requer tempo e muita vontade de adentrar aquelas coisas que deixamos em baixo do tapete. Tudo é uma questão do que você busca numa terapia para escolher a base teorica dela.
Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Anorexia e bulimia são faces opostas da mesma moeda. Fazem parte do conjunto " transtornos alimentares". Psicoterapia, combinada ou não a medicamentos, certamente , é a melhor indicação.
No meu entendimento, a psicoterapia de base cognitivo-comportamental é a que melhores e mais rápidos resultados apresentam para o seu quadro clínico.
O que pode ter acontecido é não ter havido um tratamento adequado e você migrou de um transtorno (anorexia nervosa) a outro (transtorno da compulsão alimentar periódica). É necessário um acompanhamento com psicólogo, psiquiatra e nutricionista especialistas na área para que você consiga ter uma relação mais pacífica com a comida.
A anorexia e a compulsão alimentar são psicopatologias alimentares e podem ser tratadas com psicoterapia ou análise, ou seja, tanto com psicólogo quanto com psicanalista. O objetivo dos tratamentis é descobrir as razões destes sintomas terem surgido, para poder compreendê-los e superá-los, evitando que aconteça mais uma vez o deslocamento de uma patologia a outra.
Independente de qualquer abordagem Psicológico, desde que esteja prejudicando em sua vida diária e emocionalmente esteja em conflitos procure por um psiquiatra e psicólogo para que obtenha respostas satisfatórias e consistentes.
Atenciosamente.
Ao que parece, você não se “curou” de um problema e desenvolveu outro, mas apenas transferiu a base do problema de uma categoria de sintomas para outra, percebe? O motivo principal que fez com que desenvolvesse um transtorno ainda existe e deve ser trabalhado.

Especialistas

Thais Wabner Rodrigues

Thais Wabner Rodrigues

Nutricionista

Porto Alegre

Raquel Dias

Raquel Dias

Nutricionista

Niterói

Jordânia Bezerra de Oliveira

Jordânia Bezerra de Oliveira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Isabella Ferreira

Isabella Ferreira

Nutricionista

Americana

Claudelis Oliveira Zimmermann

Claudelis Oliveira Zimmermann

Psicólogo

Brasília

Nathalia Brandão Peter

Nathalia Brandão Peter

Nutricionista

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Anorexia nervosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.