Tive alta do tratamento de TAG, mas voltei a ter crises, ficar sensível. Fui procurar ajuda médica

8 respostas
Tive alta do tratamento de TAG, mas voltei a ter crises, ficar sensível. Fui procurar ajuda médica um psiquiatra receitou Venlafaxina e quando consegui consulta com meu médico mesmo ele receitou Lexapro...Agora não sei o que fazer, quero engravidar, qual mais fácil retirar, qual melhor?
Os tratamentos combinados (psicofármacos com psicoterapia) têm boa indicação para o TAG. Caso ainda não tenha experimentado, sugiro utilização técnicas de TCC que poderão lhe respaldar e minimizar alguns dos sintomas de imediato, com orientação de um profissional especializado.

Estimo uma gestação equilibrada e saudável!

A melhor pessoa para responder a essa pergunta é o seu próprio médico. O diálogo é a melhor fonte de informações na especialidade da psiquiatria. Perguntar diretamente ao seu médico é a melhor forma dele saber o que você está realmente precisando e poder combinar junto contigo o futuro do teu tratamento.

Atenciosamente.
De acordo com os colegas que esclareceram as dúvidas descritas.

Ressaltando que vc. sempre deve ter um diálogo franco e aberto com o Psiquiatra de sua confiança!

Um abraço da

Dra. Andrea Della Fávera.
Reforçando o que a Psicóloga Marina disse, a Terapia Cognitivo Comportamental irá te auxiliar com técnicas de identificação e contestação dos pensamentos ansiosos que precedem o surgimento dos seus sintomas.
A combinação da medicação com a terapia tem sido muito eficiente.
Procure ... não fique sofrendo.
É muito comum o reaparecimento dos sintomas após suspensão da medicação, requerendo então o reinício da mesma. Geralmente, damos preferência ao medicamento já usado previamente pelo paciente, caso ele tenha respondido bem ao mesmo, como parece ter sido o seu caso, uma vez que recebeu alta.
Por outro lado, o fato de você estar querendo engravidar nos direciona a algumas medicações específicas, com menor potencial de risco ao feto. Não existe um consenso bem definido quanto a isso, mas os antidepressivos (e ansiolíticos) considerados mais seguros nesse quesito são os triciclicos (amitriptilina, nortriptilina...) e a Fluoxetina (a qual tem menos efeitos colaterais que os triciclicos). Lembrando que nenhum dos medicamentos é isento de riscos, logo deve ser discutido, junto a seu médico, os riscos e benefícios e a possibilidade de acompanhamento apenas psicoterápico, o que dependendo da gravidade do quadro, já se mostra suficiente!

Boa sorte e boa gravidez!

Daniel Cavalcante
Olá meu bem, boa tarde!

Te aconselho a procurar um tratamento psicológico, indico Terapia Cognitivo Comportamental. Entendo que talvez, dependendo da gravidade dos seus sintomas, o uso da medicação seja necessária, porém, a TCC pode te ajudar muito e com o tempo poderá seguir tratamento sem medicação.

Boa sorte.
Abraços.
Para completar o que as colegas Marina e Kelliny disseram, é importante ter em mente que as técnicas aprendidas se tornam ferramentas para a vida, então, mesmo como fim do tratamento você pode lançar mão delas para dar conta desse retorno dos sintomas sempre que desejar.
Com relação aos psicofármacos vou me abster de me manifestar pois temos nossos amigos psiquiatras altamente capacitados para isso. Concordo com os demais profissionais que a Terapia Cognitivo Comportamental seja uma abordagem muito útil para o enfrentamento de transtornos de ansiedades e fobias. Conte com nossos serviços, iremos lhe ajudar. A questão da gravidez é muito pontual, na literatura consideramos como um momento de crise, não no sentido pejorativo mas de mudança, pode contribuir para ressignificação como reforçar o quadro pré existente; particularmente considero uma experiência fantástica.