Tia de 89 anos com sintomas de Alzheimer's (ou demência senil?): não sai do apto há 2 anos, parou

3 respostas
Tia de 89 anos com sintomas de Alzheimer's (ou demência senil?): não sai do apto há 2 anos, parou de pagar as contas, fica dias sem comer, e reage com agressividade com qualquer oferta de ajuda da família. Como é possível fazer uma perícia médica se ela se recusa a conversar com um médico? Obrigado.
Situação delicada, de fato. Se os familiares que compartilham o cotidiano da pessoa concordam que ela pode estar prejudicada em sua capacidade de gerir a própria vida, vale o aconselhamento com um advogado, ou com o conselho municipal do idoso, ou ainda conselho tutelar. Se for pertinente, uma consulta domiciliar pelo médico pode facilitar a cooperação da pessoa em passar por uma avaliação.

Caso a paciente apresente alteração comportamental e cognitiva (memória, atenção etc), deve ser avaliada por um médico para o estabelecimento do diagnóstico e tratamento. Se ela se recusar a sair de casa, uma opção seria o atendimento domiciliar, com a participação dos familiares que convivem com a paciente e exame da mesma, levando-se em consideração as limitações pertinentes.

Após essa avaliação médica , caso a paciente seja constatada civilmente incapaz (total ou parcialmente) para atos da vida civil, pode-se abrir um processo judicial (interdição ou curatela), sendo que o perito não dever ser o médico assistente e sim ser indicado pelo juiz.

Essa é uma situação bastante comum, infelizmente, que gera importante comprometimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

Acompanhamento multidisciplinar, com a participação do médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo são de grande importância a melhora da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Concordo com as opiniões deixadas anteriormente.
Uma avaliação médica é primordial neste momento, e sempre tentar da melhor forma para que não traga prejuízos a pessoa.