Ter pensamentos negativos constantemente pode ser doença?

10 respostas
Ter pensamentos negativos constantemente pode ser doença?
Não diria q ter pensamentos negativos, por si só, é patognomônico, ou seja, específico de uma doença. Todos podemos ter pensamentos negativos, o que faz com que estes sejam um sintoma a ser considerado como prte de uma sindrome psiquiatrica e a frequencia , intensidade e ate mesmo o proprio conteudo( no caso de haver ideacao suicida, por ex).
Por isso consideramos um sintoma quantitativo e não qualitativo.
Como vc diz ter pensamentos negativos o tempo todo, já é patológico sim. Deve ser avaliado por PSIQUIATRA, para avaliar outros sinais e sintomas que possam estabelecer o diagnóstico e a partir disto, planejar o tratamento mais adequado.

Depende muito do tipo de pensamento e da frequência. Estes dados qualitativos e quantitativos devem ser avaliados por um medico psiquiatra, sendo em alguns casos aplicadas escalas psicométricas para melhores entendimento do nível de sofrimento.
Diversas doenças podem realmente cursar com pensamentos negativos constantes.
As mais comuns são transtornos de ansiedade e depressão maior

att,

prof david
Ter um padrão de pensamentos negativos significa que algo na sua estrutura emocional não está funcionando corretamente. Isso pode caracterizar uma doença ou não, dependendo dos demais sintomas. De qualquer modo, é interessante visitar um profissional para verificar as raizes desses pensamentos e regularizar o funcionamento emocional.
Veja bem, ter pensamentos constantemente
negativos, pode ser sinal de que alguma coisa na esfera emocional não vai bem. Pensamentos ruminantes (obsessivos) tem que ser avaliado por um profissional da saude, pode ser um psicólogo e/ou psiquiatra. Em assim sendo, pode haver mais comorbidades relacionadas, além da depressão, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo.
De qualquer forma o importante é você buscar junto
a um profissional capacitado para entender o que a mantém nesse comportamento (pensamentos negativos).
Att, Renata Freitas
Psicóloga Cognitiva Comportamental.
Se essa situação tem sido frequente e está de alguma forma incomodando sua vida, deve procurar um especialista Psiquiatra e/ou psicólogo para que seja avaliada a pertinencia ou não. De qualquer forma, ambos pode te ajudar esclarecendo e fazendo um plano de ação para melhorar sua situação.
Ter pensamentos negativos não significa necessariamente que você tem uma doença. Quanto a ser constantes, é um sinal de alerta. Se essa frequência começar a trazer prejuízos para a sua qualidade de vida ou impacto nos seus relacionamentos, então seria importante procurar um especialista, no caso um psicologo(a), para entender como estão sendo essas manifestações. Os pensamentos influenciam diretamente suas emoções, e consequentemente o seu comportamento frente as situações que geram os pensamentos, ou seja, consequências. Analise como essas consequência tem impactado você ultimamente e verifique se não seria ideal procurar um serviço terapêutico. Espero ter ajudado. Fico a disposição para qualquer dúvida. Fique bem.
Bom dia,
Ter pensamentos negativos frequentemente indica que algo na sua vida emocional não vai bem. Pode ser algo patológico, ou não. Isso vai depender se junto com esses pensamentos negativos, existem outros sintomas. Se isto estiver te incomodando muito e prejudicando a sua rotina, acho importantíssimo você procurar uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica para entender o que está acontecendo. Espero ter ajudado! Fique bem.
Viver na negatividade não é algo idealizado por ninguém, se você se reconhece assim é necessário avaliar os porquês dessa forma de funcionar. A partir deste ponto, em um processo psicoterapêutico, desenvolver outras formas mais saudáveis e funcionais.
Olá, ter pensamentos negativos não é sinônimo de patologia, distúrbio ou transtorno afetivo/emocional. É necessário verificar a periodicidade deles e em que frequência eles estão lhe acometendo, causando desconfortos e incômodos. Porém, não é comum tê-los em muita intensidade. É importante sua predisposição para buscar uma avaliação e acompanhamento terapêutico para compreender se além deles lhe há sintomas acompanhados e se também existe alguma possibilidade de um diagnóstico inerente.
Olá, que bom que verificou este problema e está procurando ajuda. O pensamento negativo constante pode gerar angústia, ansiedade, tristeza e modificação da realidade. A questão é que pode ser considerado uma patologia ou não, por isso é necessário uma consulta psiquiátrica para entender sua dúvida. De qualquer modo, ao verificar que esta condição o(a) prejudica, a terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar a identificar os pensamentos disfuncionais, como também propiciar conhecimento sobre o funcionamento emocional e comportamental . Abraço