Ter pensamentos envolvendo temas sexuais em momentos aleatórios do dia e que não vão embora facilmen

36 respostas
Ter pensamentos envolvendo temas sexuais em momentos aleatórios do dia e que não vão embora facilmente pode ser uma característica do TOC?
Sim. Uma pessoa que tem TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo tem Obsessões e Compulsões. As obsessões seriam como pensamentos intrusivos, persistentes e que causam desconforto e para se aliviar desses sintomas a pessoa faz uma Compulsão, comportamento para neutralizar o pensamento (como estalar os dedos). O ideal é que busque um psicólogo para fazer uma avaliação inicial dentro da abordagem da terapia cognitivo comportamental que é a abordagem de maior eficácia para o TOC segundo a literatura científica. Fico a disposição! Abs.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Simone Nunes de Freitas
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Pode ser TOC se você estabelece um ritual ou crenças para aliviar cada vez que esse pensamento surge. Por exemplo: cada vez que vem esse pensamento você precisa parar o que está fazendo para aliviar a ansiedade que esse pensamento trás. Se for só pensamento.... observe se o quadro pode evoluir para uma compulsão.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Bom dia, antes de definir se é TOC é preciso que consulte um especialista seja psiquiatra ou psicologo para ver a origem dessa compulsão, uma vez compreendido cuida do problema. Ter pensamentos eróticos de forma aleatória durante o dia nem sempre se enquadra numa compulsão já instalada pode ser que seja sinal de uma ansiedade generalizada que manifesta nos pensamentos erótico como forma de descarga emocional, consulte um psicologo/a que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, pode ser que você chegue num tempo breve a se regular.
Olá, este tema é comum no TOC. De qualquer maneira necessita de avaliação individualizada do caso. Seria importante definir se o fato tem trazido prejuízos na sua rotina, para então pensar em iniciar um tratamento de psicoterapia. A terapia analítica comportamental pode ser de grande ajuda!
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Olá. Apenas com essas informações é difícil fazer um diagnóstico preciso. Aconselho, na verdade, em mudar o seu escopo de análise: em vez de se preocupar se você se encaixa nos critérios para uma doença ou não, quem sabe você busca entender mais sobre sua própria sexualidade? Esse tema é tão rico que Freud definiu a sexualidade em seus primórdios, antes de uma escolha (inconsciente) de objeto, como "perversa polimorfa". Isso quer dizer que não há uma regra, uma direção comum para os comportamentos sexuais, atrações e afetos humanos. É algo construído ao longo da vida. No seu caso, isso pode ter a ver com alguma insatisfação, excesso de estímulos, angústia que se presentifica dessa forma e o próprio anseio de entender melhor a sua sexualidade. Foque em entender melhor você de forma singular, antes de querer se encaixar em definições muito fechadas. Consultar um(a) psicólogo(a)/psicanalista também deve ajudar. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Fabrícia Vieira
Psicólogo
Uberlândia
Pode ser um sintomas do TOC. No TOC há a presença de obsessões, que são pensamentos repetitivos que invadem a mente do indivíduo de forma recorrente. Esses pensamentos são egodistônicos, ou seja, trazem ansiedade e sofrimento elevados. Porém, a presença de obsessões não é um sintoma exclusivo do TOC. Existem outros transtornos emocionais que também apresentam esse sintoma. É importante que você busque ajuda com um Psicólogo ou Psiquiatra que são os profissionais que podem fazer um diagnóstico e tratamento corretos.
Da mente pode vir absolutamente tudo em termos de ideia. Como você se relaciona com essas ideias é a questão. Claro, é a mente se relacionando com a mente. Contudo, isso não deve ferir você ou os outros. Autoconhecimento não é opção e sim necessidade. A boa notícia é a incrível capacidade da mente de transformar tudo em sabedoria. Com o tempo, exercício, perseverança e bom coração você e os outros podem ter surpresas bem positivas e úteis. Comecemos de algum lugar! Algum avanço é melhor que nada, certo? Desafio feito.
Olá! Somente com esta informação não é possível fazer qualquer tipo de psicodiagnóstico. É importante entender o contexto, como por exemplo de que forma aparecem estes pensamentos, em que contexto eles começaram, há quanto tempo vem percebendo estes pensamentos, se houve algum evento na sua vida que desencadeou, se eles causam algum tipo de prejuízo em algum setor da vida, em que momento eles apareceram, quando e como eles vão embora, como está a sua vida afetiva neste momento, quais são suas escolhas etc...É muito importante buscar um profissional, que através da ética e comprometimento possa avaliar com cautela tudo que envolve esses pensamentos. Um abraço
Oi bom dia. Sim, pode ser uma imagem ou pensamento intrusivo que invade a mente com conteúdos impróprios para o paciente, causando desconforto.
Olá, ter esse pensamento com frequência e também dificuldade de substituí-lo pode sim ser TOC, porém para realmente avaliar seu caso e não ficar com dúvidas, aconselho uma consulta psiquiátrica. Desta forma o profissional terá a possibilidade de investigar o seu caso com detalhes e assim chegar ao diagnóstico.
 Carla Guimarães
Terapeuta complementar
São Paulo
Boa tarde
Pode ser ou não o TOC acredito que a avaliação psiquiatra e posterior acompanhamento psicológico pode te ajudar a entender esses pensamentos.
 Carolina Ribeiro dos Santos
Psicólogo, Psicanalista
Curitiba
Olá, pensamentos obsessivos, por si só não configuram um quadro de TOC. Recomendo que busque a ajuda de um especialista para que possa analisar com mais profundidade os sintomas apresentados e, a partir disso, definir um diagnóstico e o melhor tratamento para o seu caso específico. Espero ter ajudado. Att. Carolina.
Olá, boa tarde. Pode ser um sintoma obessivo-compulsivo, porém, não necessariamente.
O que mais caracteriza o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) são os comportamentos, rituais ou qualquer ato mental repetitivo realizado com o objetivo de aliviar ou se livrar dos pensamentos perturbadores.
É sempre importante observar, frequência, intensidade e prejuízo (mental e social).
O indicado, é que busque um profissional de saúde mental, psiquiatra e psicólogo, para esclarecer sobre um possível diagnóstico e intervenções que te proporcione qualidade de vida.
Abraços.
Olá! Pode ser TOC, mas somente por essa descrição não é possível avaliar. O diagnóstico envolve muitos outros fatores, por isso é importante que você busque um psicólogo e/ou psiquiatra para fazer uma avaliação precisa do seu caso, tirar todas as suas dúvidas e também te orientar e fazer acompanhamento, se necessário. Abraço!
 Cláudia Degani
Psicólogo
Uberaba
Concordo co Isabel Rossetti, procure ajuda profissional, principalmente na TCC, Terapia Cognitivo Comportamental.
Dra. Esmeralda Guillen
Psicólogo
Sorocaba
Olá!!! Não dá para fechar um diagnóstico baseado nessa sua fala.
Diante disso é muito importante procurar um profissional Terapia Cognitivo Comportamental. Pois existe na sua fala também um Desenvolvimento o qual não foi citado neste pequeno relato. Como profissional me asseguro de não fechar o relatório por cautela e por você. Não se precipite sem antes ter acompanhamento profissional. Sendo assim você terá sucesso.

Até mais!

 Thaís Brollo Lourenço
Psicólogo
Jundiaí
Sim, este é um dos sintomas comum do Toc. Mas te indico buscar um profissional psicólogo para fazer uma avaliação e rastreio clínico melhor e mais assertivo.
Olá. É muita pouca informação para se fechar um diagnóstico. O interessante é procurar um psicólogo e ele vendo a necessidade te encaminha para um psiquiatra. Ainda nos dias de hoje falar sobre sexo é muito difícil e muito reprimido, isso uma hora ou outra pode nos gerar uma ansiedade. De qualquer forma procure um profissional para avaliar o que está acontecendo.Atenciosamente
 Valéria Mansur
Psicólogo
Rio de Janeiro
Este tipo de pensamento, se intrusivo e repetitivo, pode fazer parte de um quadro de TOC, mas não há como afirmar se sim ou se não, pois existem diversos fatores que devem ser avaliados para que se possa chegar a um determinado diagnóstico. É importante consultar um profissional especializado.
Olá! Muitos acreditam que o TOC se trata apenas de mania de limpeza e organização mas o TOC vai além disso. Ele é caracterizados por pensamentos inconvenientes e comportamentos repetitivos de vários tipos e intensidade, que atrapalham o desempenho das atividades do dia a dia e causam sofrimento. Se você se identifica com os sintomas, procure um profissional especializado para fazer uma avaliação mais precisa. Como o diagnóstico envolve muitos fatores é importante que você busque um Psicólogo e/ou Psiquiatra para sanar suas dúvidas e fornecer as orientações necessárias quanto ao acompanhamento. Cuide-se bem!
Dra. Emy Lay Soares Loiola
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! É preciso que consulte um especialista, psiquiatra ou psicólogo para ver a origem dessa compulsão, uma vez compreendido cuidar do problema, perceba se o fato tem trazido prejuízos na sua rotina essas alterações podem demandar um cuidado especial a sua condição psíquica. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Apenas com essa informação não é possível fazer qualquer tipo de diagnóstico. É preciso consultar um especialista Psiquiatra e um Psicólogo para um diagnóstico cuidadoso, pois existem vários fatores que precisam ser avaliados para se chegar a um diagnóstico. A maioria das pessoas tem “pensamentos intrusivos” e indesejados de tempos em tempos, mas, no contexto do TOC, eles ocorrem com frequência e desencadeiam uma ansiedade extrema que atrapalha o funcionamento diário. Para chegar ao diagnóstico de TOC, é fundamental entender o grau de interferência desses sintomas no funcionamento social, interpessoal, acadêmico e/ou profissional. Recomendo que procure ajuda de um Psicólogo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Depende, se para aliviar esse pensamento você tem algum ritual, pode ser sim. Cabe salientar que o processo diagnóstico deve ser feito com um profissional de Saúde Mental e o tratamento precoce fará com que você possa viver de maneira autônoma, mas a falta de tratamento pode levar ao agravamento da situação. Se cuida!
Olá! Pode ser um sintomas relacionado ao TOC, mas para afirmar ser esse diagnóstico há outros sintomas/características que devem estar presentes. Procure um psicólogo para ajudar a realizar a avaliação e diagnóstico.
Olá, os pensamentos originados do toque se apresentam como dúvidas que persistem ou rituais. São uma forma de defesa para lidar com a angústia ou sofrimento advindo de um conflito que não se quer entrar em contato com ele. No entanto, é necessário acompanhamento psiquiátrico e psicológico para compreender melhor sua situação e avaliá-la. Fico a disposição. Melhoras! Um abraço.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Poder pode, mas essa situação, isoladamente, acho pouco provável que se relacione a TOC. O ideial é fazer uma consulta com psicólogo para ter direcionamento mais específico para seu caso. Abraço.
 Elizabeth Masotti
Psicólogo
Caxias Do Sul
Sim, é possível que seja característica do TOC, mas também pode haver outras coisas relacionadas. Quando há TOC, geralmente é comum apresentarem outros sintomas além de pensamentos intrusivos de cunho sexual. Recomendo uma avaliação com um/a profissional experiente para melhor entendimento. Fico à disposição caso queira agendar. Abraço!
 Ana Paula Vitari
Psicólogo
São Caetano do Sul
sim,pode,mas é muito importante você saber porque essa fantasia está aparecendo deste jeito
Sim, pensamentos sexuais intrusivos e persistentes que geram desconforto podem estar relacionados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), especialmente quando esses pensamentos são vividos como invasivos e indesejados e provocam ansiedade significativa. No TOC, esses pensamentos são frequentemente seguidos por compulsões, que são comportamentos ou rituais mentais realizados para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões. No entanto, é importante destacar que apenas a presença de pensamentos obsessivos não confirma o diagnóstico de TOC.
A avaliação e o diagnóstico devem ser feitos por um psicólogo ou psiquiatra, pois esses pensamentos podem ser manifestações de outras condições psicológicas além do TOC, como ansiedade generalizada ou outras formas de ansiedade. O tratamento, frequentemente, inclui terapias de qualquer abordagem da psicologia, que ajuda a entender o sentido desse comportamento e ajudar a modificar os padrões de pensamento e comportamento, e pode incluir medicação prescrita por um psiquiatra se necessário.

Se esses pensamentos estão causando angústia significativa ou interferindo na sua capacidade de funcionar diariamente, é aconselhável buscar uma avaliação profissional para explorar as causas subjacentes e as opções de tratamento disponíveis. Fico à disposição.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Sim, ter pensamentos intrusivos envolvendo temas sexuais em momentos aleatórios pode ser uma característica do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Esses pensamentos, chamados de obsessões, são uma das principais manifestações do TOC e muitas vezes envolvem temas que causam desconforto ou angústia, como sexualidade, violência ou moralidade.

No caso do TOC, os pensamentos intrusivos são acompanhados de ansiedade ou culpa, pois geralmente a pessoa percebe que esses pensamentos são inconsistentes com seus valores ou desejos. Por exemplo, uma pessoa com TOC sexual pode se preocupar excessivamente com o significado desses pensamentos, temer que eles indiquem algo sobre quem ela é, ou sentir que precisa "testar" ou "comprovar" que não são verdadeiros. Essa luta mental para afastar ou neutralizar os pensamentos geralmente os torna ainda mais persistentes, criando um ciclo de ansiedade.

É importante entender que esses pensamentos intrusivos não refletem desejos reais ou a personalidade da pessoa, mas são uma resposta do cérebro ao TOC. A dificuldade em "desligar" esses pensamentos é justamente o que caracteriza o transtorno.

Se esses pensamentos estão causando sofrimento ou interferindo na sua vida diária, buscar ajuda de um psicólogo especializado em TOC pode ser muito útil. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), especialmente com a técnica de Prevenção de Resposta e Exposição (ERP), é uma abordagem eficaz. Essa terapia ajuda a lidar com os pensamentos intrusivos de forma mais saudável, reduzindo a ansiedade associada a eles.

O TOC é tratável, e muitas pessoas conseguem viver de forma mais leve e equilibrada com o apoio certo. Se precisar de mais informações ou orientações, estarei à disposição para ajudar.
Prof. Leonir Troscki
Psicólogo
Jaraguá Do Sul
Olá!

Sim, ter pensamentos intrusivos de natureza sexual que surgem em momentos aleatórios e são difíceis de controlar pode ser uma característica do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Esses pensamentos são chamados de obsessões e, no contexto do TOC, são acompanhados por ansiedade e desconforto.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, trabalhamos para ajudar a pessoa a entender e gerenciar esses pensamentos, reduzindo a ansiedade associada a eles. Técnicas como a exposição e prevenção de resposta são frequentemente utilizadas para lidar com esses sintomas.

Buscar o apoio de um profissional pode ser muito eficaz para aprender a lidar com esses pensamentos de maneira mais saudável. Recomendo visitar meu perfil no Doctoralia para mais informações: Leonir Troscki. Além disso, explore o site HumanaMente Falando para recursos adicionais sobre saúde mental.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
Sim, isso pode ser uma característica do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC pode incluir obsessões, que são pensamentos intrusivos e persistentes que causam angústia. No caso do TOC sexual, esses pensamentos podem ser de cunho sexual e surgem de forma involuntária.

É importante lembrar que o TOC é uma condição tratável, e buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode fazer toda a diferença.
 Jaqueline Antunes
Psicólogo
Goiânia
Olá! Falar sobre pensamentos desconfortáveis pode ser difícil, mas é um passo importante para compreender melhor o que está acontecendo. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, entendemos que pensamentos intrusivos (inclusive com conteúdo sexual) podem sim estar presentes em diferentes condições, incluindo o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Porém, para que se caracterize como TOC, é necessário observar outros aspectos além do conteúdo dos pensamentos, como a frequência, o grau de sofrimento causado, e se há comportamentos repetitivos (mentais ou físicos) usados para tentar neutralizá-los.
Ter pensamentos que surgem de forma repentina, sem intenção, e que causam angústia, pode ser muito desconfortável, mas é importante lembrar que ter um pensamento não significa concordar com ele ou desejar que ele se concretize. Essa é uma distinção essencial na TCC.
Se isso tem causado sofrimento ou impacto no seu dia a dia, pode ser muito útil conversar com um psicólogo. A terapia oferece um espaço seguro para entender melhor esses pensamentos, o que eles significam e como lidar com eles de forma mais saudável. Fico à disposição caso você queira conversar mais sobre isso em um atendimento individual.
Dra. Carine Pires
Psicólogo
Florianópolis
Sim, pensamentos intrusivos com conteúdo sexual, que surgem de forma inesperada, causam desconforto e parecem “não ir embora”, podem estar relacionados a um subtipo do TOC chamado de TOC com obsessões sexuais. Esses pensamentos não refletem desejos reais, mas costumam gerar culpa, medo ou vergonha. A pessoa busca neutralizá-los com rituais mentais ou comportamentos repetitivos. A boa notícia é que esse tipo de TOC tem tratamento, e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a abordagem mais indicada. Ela ajuda a entender esses pensamentos, reduzir o sofrimento e retomar o controle sobre a mente. Estou à disposição se quiser conversar mais sobre isso.
 Lucca Bittencourt
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Não necessariamente. Para ser considerado um transtorno primeiro é preciso que isso esteja lhe causando sofrimento e impossibilitando de seguir a sua vida normalmente. A libido (energia sexual) é extremamente flutuante nos seres humanos. Diversas coisas ou situações pode aflorar e despertar a libido. Pode ser um sonho erótico durante a noite e que reverbera durante o dia, pode ser achar alguem bonito ou interessante. Ter pensamentos sexuais/eróticos é extremamente natural. Se isso esta lhe causando desconforto além do tolerável, talvez possa ser benéfico uma psicoterapia ou uma análise.
 Junior Noronha da Fonseca
Psicólogo, Psicanalista
Taubaté
Depende, ser acometido por pensamentos intrusivos por si só é algo que pode acontecer, em casos de TOC ocorre um prejuízo a vida do sujeito, pois eles inviabilizam a rotina. O diagnóstico de qualquer psicopatologia envolve cuidado e análise completa da pessoa.

Especialistas

Thalysson Brito

Thalysson Brito

Psicólogo

Arapiraca

Franciele Riedo

Franciele Riedo

Psicólogo

Presidente Prudente

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 77 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.