Tenho zumbido e diminuição da audição no ouvido esquerdo, e o diagnóstico é de líquido atrás

3 respostas
Tenho zumbido e diminuição da audição no ouvido esquerdo, e o diagnóstico é de líquido atrás do tímpano. A solução é só cirúrgica e com anestesia geral? Tenho 71 anos.
é preciso ver a causa da perda auditiva. O líquido atrás do tímpano indica componente condutivo. Peça para o otorrino explicar melhor que líquido é esse. Se for um caso de otite recorrente, a solução pode ser sim cirúrgica, no entanto, a intervenção é simples e coloca-se um tubo de ventilação na membrana para evitar a repetição do quadro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Solução cirúrgica não é a única.
Se já foi tentada a solução com tratamento medicamentosos e não houve sucesso, é importante salientar a importância de se investigar a região de rinofaringe, para ver se não há nenhuma obstrução mecânica à saída da tuba auditiva.
Este estudo se faz através do exame chamado Nasofibroscopia.
Agora, caso não haja obstrução visível às tubas auditivas, e se o tratamento não resolveu o problema da secreção dentro da caixa timpânica, aí sim talvez seja necessária drenagem cirúrgica e talvez também colocação de tubinho de ventilação.
Este procedimento é geralmente simples e , dependendo da conjuntura, pode ser feito sob sedação + anestesia local. Porém se não há grandes contra-indicações para anestesia geral, mesmo com 71 anos, se o paciente está em boas condições de saúde, recomendo anestesia geral, onde , hoje em dia, há um ótimo controle e monitorização das funções vitais ; controle que às vezes pode ser menos preciso com a sedação + anestesia local.
É importante saber se há sinais de infecção , que pode ser tratada por medicamentos ou por procedimentos cirurgicos. A perda auditiva a qual a senhora refere pode ter relação com afecções de orelha média, gerando aí um rebaixamento temporário da audição enquanto o processo infeccioso estiver instalado.

Especialistas

Marina Figueiredo

Marina Figueiredo

Otorrino

Porto Alegre

Paula Ferraz

Paula Ferraz

Otorrino

Juiz de Fora

Mariana Rosa

Mariana Rosa

Otorrino

Jacareí

Mariana Barbosa Albuquerque

Mariana Barbosa Albuquerque

Fonoaudiólogo

Brasília

Luís Gustavo Gomes

Luís Gustavo Gomes

Fonoaudiólogo

Maceió

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Perda Auditiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.