tenho vitiligo 90 por cento do corpo como fazer a despgmentacao?

2 respostas
tenho vitiligo 90 por cento do corpo como fazer a despgmentacao?
Existem várias formas de despigmentar a área sem vitiligo. Geralmente utilizamos agentes químicos - como derivados fenólicos em altas concentrações, tanto em consultório quanto uso domiciliar. Mas também há outras opções: laser, crioterapia (nitrogênio líquido), retinoides tópicos, imatinibe, difenciprona, imiquimode e até alguns agentes herbais manipulados. Cada tratamento vai depender da análise da tua pele (cada região necessita de um tratamento específico), da sua saúde (medicamentos que usa, se tem alergias ou não, entre outros), da implicação psicossocial desta patologia na tua pele, da atividade ou não do vitiligo e da experiência com cada produto do teu dermatologista.

A despigmentação é um procedimento dermatológico usado para uniformizar a cor da pele em casos de vitiligo extenso. No entanto, é importante ressaltar que este procedimento é irreversível e deve ser cuidadosamente considerado com o acompanhamento e a orientação de um dermatologista especializado em vitiligo. Aqui estão alguns pontos importantes a serem discutidos com o profissional:

1. **Consulta com um dermatologista especializado**: Procure um dermatologista com experiência no tratamento de vitiligo. Eles poderão avaliar a extensão do vitiligo, a condição da sua pele e discutir se a despigmentação é a melhor opção para você.

2. **Benefícios e riscos**: A despigmentação pode ajudar a uniformizar a cor da pele, especialmente em áreas extensas afetadas pelo vitiligo. No entanto, o procedimento envolve riscos, como irritação da pele, sensibilidade aumentada ao sol e a possibilidade de efeitos colaterais adversos.

3. **Preparação e cuidados**: Antes de iniciar o procedimento, o dermatologista provavelmente irá discutir os cuidados pré e pós-tratamento. Isso pode incluir o uso de protetor solar rigoroso e a aplicação de cremes específicos para minimizar o risco de complicações.

4. **Avaliação individual**: Cada caso de vitiligo é único, e a decisão de optar pela despigmentação deve ser personalizada. Outras opções de tratamento, como terapias tópicas, fototerapia ou tratamentos com laser, também podem ser consideradas dependendo da sua condição e preferências.

5. **Expectativas realistas**: Discuta com o dermatologista sobre as expectativas realistas do procedimento. A despigmentação não cura o vitiligo, mas pode melhorar a aparência da pele em áreas extensas afetadas.

Em resumo, para iniciar a despigmentação, é essencial buscar orientação de um dermatologista especializado em vitiligo. Eles poderão fornecer uma avaliação completa e recomendar o melhor curso de ação com base na sua condição específica e nos seus objetivos estéticos.