Tenho vários lipomas, tumor de gordura, caroços pelo corpo, se eu começar na academia, sou bem magro

2 respostas
Tenho vários lipomas, tumor de gordura, caroços pelo corpo, se eu começar na academia, sou bem magro e assim ganhando massa muscular tem alguma chance desses tumores de gordura sumir?

Olá! Infelizmente não.
Parece haver, um maior risco de surgimento do lipoma quando o indivíduo magro ganha peso subitamente, mas não desaparece se o paciente voltar a emagrecer. Não há uma relação direta entre ter mais gordura no corpo e o risco de desenvolver lipomas; ocorre frequentemente em pessoas magras, mas, locais habitualmente ricos em gordura, como a barriga, nádegas ou as mamas, também não são os pontos mais frequentemente acometidos. Ainda não sabemos por que os lipomas surgem, mas há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Os casos precisam ser individualizados e nunca substituem uma consulta médica.

Dra. Ana Coutinho
Médica de Família
CRM-GO 12873 | RQE 8332

Olá! Os lipomas são tumores benignos cuja composição é basicamente gordura. Mesmo que você seja magro, o crescimento/manutenção do lipoma independe do grau de gordura do nosso corpo no geral, então não irão sumir. Não se sabe quais são as causas do surgimento dos lipomas, mas fatores genéticos podem estar associados. O tratamento é cirúrgico, sendo indicado por fatores estéticos ou mecânicos (incômodos em alguns locais, dor). Espero ter ajudado! Caso se interesse mais ou tenha outras queixas, consulte nesta plataforma por telemedicina! Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!