Tenho vaginismo, ja fiz tratamento com uma sexologa e nao vi muito resultado por isso parei. Nao sei

6 respostas
Tenho vaginismo, ja fiz tratamento com uma sexologa e nao vi muito resultado por isso parei. Nao sei que profissional procurar pois ja nao aguento mais essa situacao. Achei que com varias tentativas com meu marido iria resolver. Agora quero ter filho e nao vejo como, estou desesperada.Orientem-me?
O vaginismo expressa emoções negativas com respeito talvez à sexualidade, mas talvez com respeito a outros complexos da vida da pessoa que aproveitam um embaraço que possa ter na relação sexual para se manifestar obstruindo esta. A tarefa a resolver na psicoterapia pode assim ser bastante complicada. Mas sempre vale a pena. Sempre se avança.

Além disso, aconselho a terapia do casal. O vaginismo pode expressar uma resistência inconsciente ao papel que a mulher assume na relação sexual e na vida em nossa cultura. Este problema poder ser aliviado a través da maior compreensão, por ambos os parceiros, do que está acontecendo na sua relação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O vaginismo pode estar associado a fatores emocionais e psicológicos relacionados à sexualidade.
Algumas abordagens psicoterapêuticas incluem o corpo no processo, como a abordagem Bioenergética Reichiana, por exemplo.
Além disso, seria interessante o trabalho conjunto entre psicoterapeuta e ginecologista/sexóloga para que os resultados sejam mais rápidos e duradouros.
Alguns especialistas em vaginismo, apontam que além de causas orgânicas tal condição, também pode ter cunho psicológico, neste sentido, oriento a buscar um profissional área de psicologia especialista nessa área, mas o importante é você se sentir segura com este profissional para que o terapia tenha eficácia. No entanto, para que a terapia tenha resultados é necessário que tanto o profissional como o paciente se sintam à vontade um como o outro. Um abraço
Bom dia
Inumeras são as condições que podem impedir a penetração. O medo é a causa imediata do vaginismo, é ele o disparador das contraturas musculares que impedem a mulher de completar o coito. Mesmo com o seu relato de frustração com a terapia anterior, a minha indicação é que procure um(a) profissional psicólogo especialista em sexologia clínica.
Oi. Obrigado por escrever. Sem cair no campo das promessas vãs, vejo que pode haver recurso dentro da ginecologia pra você. Talvez um ginecologista veja seu caso com outro olhar, e ponha você num bom caminho. Há maneiras e medicamentos capazes de amenizar seu problema, de forma, quem sabe, a lhe proporcionar alguns bons momentos que lhe permitam engravidar. Lembre-se de que a gestação não é solução para o vaginismo. De qualquer forma, não desista. Não pare de procurar ser feliz. Tenha esperança.
Olá,

O vaginismo tem bons resultados com o tratamento de fisioterapia. Recomendo que procure um profissional com experiência nessa área.
Por também estar ligado a fatores psicológicos e emocionais, também sugiro que procure um psicólogo que trabalhe com sexualidade. Entendo que por não ter tido o resultado esperado com a terapia anterior, você possa ficar desmotivada para procurar uma outra. Mas a terapia sexual pode te ajudar a entender melhor o que tem acontecido e traçar estratégias de melhora - como relaxamento.
Pela minha experiência, esses dois tratamentos em paralelo tem sido eficazes nos casos de vaginismo.
Por serem assuntos íntimos, sugiro que você procure profissionais com quem você fica à vontade para trabalhar essa questão.

Boa sorte e grande abraço!

Especialistas

Vanessa Sobires

Vanessa Sobires

Fisioterapeuta

Jundiaí

Renata Batista

Renata Batista

Fisioterapeuta

Recife

Marcia Eliane

Marcia Eliane

Psicólogo, Sexólogo

São José dos Campos

Juliane Garbo

Juliane Garbo

Fisioterapeuta

Itapetininga

Bruna Cheab

Bruna Cheab

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Gilberto Rezende

Gilberto Rezende

Sexólogo, Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.