Tenho uma viagem marcada daqui dois dias e não sei se o que estou tendo é crise de ansiedade. No com

21 respostas
Tenho uma viagem marcada daqui dois dias e não sei se o que estou tendo é crise de ansiedade. No começo, estava animada pela viagem, mas conforme os dias passam, começo a sentir que algo ruim possa acontecer, tenho pressentimentos ruins e mal consigo dormir direito. Ao mesmo tempo, estou na fase de provas na faculdade e TCC para apresentar, semana passada prestei um concurso que não fui bem e tive uma negativa de uma entrevista de emprego e tenho sentido muito mal, sem vontade de sair de casa, inclusive. Isso é algum sinal de ansiedade? Como posso amenizar essa angústia?
Pelo que você descreveu, é possível que esteja experienciando sintomas de ansiedade. Sentir-se preocupado com a viagem, ter dificuldades para dormir, pressentimentos ruins e falta de vontade de sair de casa são sinais comuns de ansiedade. A combinação de eventos estressantes, podem exacerbar esses sentimentos.

Vou te recomendar algumas estratégias básicas que podem ajudar, mas lembre-se que para a remissão completa desses sintomas é necessário ajudar profissional.

Pratique a respiração profunda para acalmar seu sistema nervoso. Inspire lentamente pelo nariz, segure a respiração por alguns segundos e depois expire lentamente pela boca. Pratique mindfulness ou meditação para ajudar a manter sua mente no momento presente e reduzir pensamentos ansiosos.

Planeje e organize sua viagem e estudos. Fazer listas de tarefas pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga.

Considere procurar um psicólogo para explorar suas preocupações e desenvolver estratégias de enfrentamento mais robustas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120

Boa tarde. Para você não perder sua viagem, sugiro agendar um psiquiatra de confiança. Para a parte psicológica, angustia, estresse e tratar de forma completa o transtorno de ansiedade recomendo psicoterapia voltando da sua viagem.
Olá. Para amenizar a angústia que está sendo presentificada a partir desses sintomas será necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa investigar as questões Inconscientes que veem à tona através do modo de funcionamento atual, infelizmente não será algo que conseguirá resolver para uma viagem que está próxima, por isso, para alívio dos sintomas busque um psiquiatra e quando voltar da viagem inicie uma psicoterapia, os profissionais podem trabalhar em conjunto para uma melhor evolução do caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Sinto muito por estar passando por isso, são sensações difíceis mesmo. Pelo que você descreveu, realmente parece ansiedade, o que é natural nesse momento da sua vida. Em momentos de mudanças e demandas, é normal que o medo e a ansiedade estejam presentes, já que é difícil de saber o que vai acontecer.
A princípio, tente fazer exercícios de respiração, entrar em contato com o momento e lugar presente, até para conseguir aproveitar a sua viagem. Na volta, eu sugiro você iniciar um processo terapêutico para se cuidar e acompanhar seus sentimentos, para que você passe por esse momento de forma menos turbulenta e mais confiante :)
Fique bem!
Qualquer coisa, estou por aqui
Parece que você está enfrentando uma série de situações estressantes, o que pode estar desencadeando sintomas de ansiedade. É importante cuidar de si mesm nesse momento. Praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação, pode ajudar a acalmar a mente. Além disso, conversar com um profissional de saúde mental pode ser muito útil para entender e lidar com esses sentimentos. Estou aqui caso você precise, abraços.
Essa ansiedade pode estar relacionada a alguma forma de depressão. Existem serviços de plantão psicológico onde psicólogo poderia fazer algumas sessões para gestão de crise.
Além de ajudá-lo de forma pontual com essa questão, você poderia ter um encaminhamento adequado para sua situação.
Atenciosamente
Eduardo
Olá! Mesmo situações que consideramos positivas podem desencadear estresse, pelo seu relato esse estresse se manifestou por meio dessa sensação de angústia e ansiedade, reitero o que foi dito aqui acerca de técnicas de respiração, é um bom suporte, além de ter um espaço terapêutico para cuidar de si. Fique bem!
Pode ser sinal de ansiedade sim, e de outras comorbidades também. O ideal é você realizar uma avaliação psiquiátrica e psicoterapêutica para receber um diagnóstico mais preciso, e, assim, poder iniciar um tratamento para o alívio desses sintomas e para a prevenção da piora do quadro.
Muitas coisas acontecendo em sua vida: viagem próxima, TTC, provas para concursos! Acho que você está se atropelando com todas essas atividades aos mesmo tempo, e isso com certeza é produto de uma ansiedade. E que gera ainda mais ansiedade e desconforto psicológico. Relaxe um pouco e faça uma coisa por vez, Você deve ser jovem, tem que aprender a não ser levada por essa cultura da pressa e do desempenho.

Olá. Busque realizar algumas sessões online de psicoterapia, nos dias que restam para a viagem e no decorrer dela, se necessário.
Olá! São muitos acontecimentos de mudança em curto espaço de tempo, é normal se sentir ansiosa ou angustiada. Mas, é importante que essas emoções não te paralisem ou atrapalhem em suas atividades diárias. Caso isso esteja acontecendo, você pode ter um espaço seguro e de confiança na Psicoterapia pra lidar com sentimentos desafiadores e se sentir mais leve.
Estou à disposição, abraço e boa viagem!
Olá! É comum nos sentirmos angustiados no meio de tantas mudanças acontecendo e para acontecer também. Para esse processo, é necessário fazer um acompanhamento terapêutico para passar por essas fases desafiadoras sem estagnar.
Boa viagem!
Olá, bom dia.

Você está passando por um momento de muitas exigências emocionais e físicas: o final do curso, o TCC, e a expectativa de conseguir um emprego. Com a viagem se aproximando, isso está causando ansiedade, o que é normal diante de tudo isso. A ansiedade traz pensamentos automáticos sobre possíveis problemas na viagem, entre outros. Recomendo uma psicoterapia breve para ajudar você a lidar melhor com tudo que está acontecendo. Caso precise de ajuda, estou à disposição.

Obrigada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 40
Olá. Muitas vezes, a ansiedade pré-viagem pode estar relacionada a alguns medos específicos. As vezes de estar só, as vezes de sentir se abandonada, de se perder, a lugares desconhecidos, medo de algo dar errado no embarque, no voo, na chegada ao destino. Sair da zona de conforto é sempre uma tensão. E você não é a única que sente isso, e esse fato se for isolado não quer dizer também que você tem um transtorno de ansiedade. Porém existem outros fatores que podem estar aumentando a sua tensão em relação a viagem, como você mesma citou: Provas, Tcc, concursos. Tudo isso pode contribuir para que sua tensão aumente. Muitos acontecimentos, o estresse pode estar desencadeando momentos de crise. É comum que no meio de tantas demandas surja a angustia. neste sentido sim, é importante você buscar ajuda para entender melhor e aprender a lidar com esses fatores de uma outra forma. Neste caso um acompanhamento psicoterapêutico é necessário para entender a lidar com os sentimentos desafiadores deste momento. Caso desejar, estou a disposição para ajudar
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 250
Olá, vc está passando por muitas situações novas e desafiantes ao mesmo tempo, causando estresse no seu organismo e esses sintomas de ansiedade.
Um psiquiatra pode ajudar com os sintomas a curto prazo, e uma psicoterapia vai ajudar a lidar com a ansiedade de uma maneira mais a medio e longo prazo, para que não precise de medicação sempre.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Tudo bem? Compreendo o quão difícil possa ser essa situação que você descreve estar passando.
O que você está descrevendo sobre pressentimentos ruins dentro de diversas demandas importantes, pode sim, ser um sinal de ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de várias maneiras e, muitas vezes, situações estressantes e cheias de expectativas, como uma viagem próxima ou eventos importantes na vida acadêmica e profissional, podem exacerbar esses sentimentos. O medo, a preocupação e/ou insegurança pode ser uma manifestação do seu inconsciente de auto proteção (só que em excesso, o que desregula o seu bem-estar).
Para amenizar essa angústia, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
Respiração Profunda, praticando técnicas de respiração profunda podem ajudar a acalmar. Organização das atividades. Faça uma lista das coisas que precisa fazer antes da viagem e para a faculdade. Estabeleça pequenas metas diárias para evitar se sentir sobrecarregada. Fale Sobre Seus Sentimentos. Compartilhar seus sentimentos. Um terapeuta qualificado pode lhe ajudar não apenas no alívio, mas também na organização e gestão das emoções para evitar a sobrecarga.
Havendo interesse por agendar uma sessão psicológica, me mande uma mensagem, conte comigo. Eu estou aqui para ajudar você, de modo personalizado, a lidar com esses sentimentos de forma mais eficaz e construtiva. A terapia pode proporcionar um espaço seguro para explorar suas emoções, possivelmente, ansiedades e desenvolver estratégias personalizadas para gerenciá-las. Durante o tratamento você poderá trabalhar os pensamentos, emoções e desenvolver estratégias para se sentir mais tranquila e preparada para enfrentar esses desafios.
Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo
Pelas suas descrições, pode sim ser um sinal de ansiedade, o que não necessariamente significa um transtorno. O acúmulo de preocupações e estresse recentes pode acarretar em sintomas ansiosos. A terapia, principalmente nesse momento decisivo e tão angustiante. Para ao menos aliviar a angústia, lembre-se que esses sintomas são passageiros e que é normal sentir isso, especialmente em momentos estressantes. O importante é olhar para si e se cuidar.
Boa tarde,
A resposta a sua colocação tem relação com transtorno de ansiedade, ou seja, ansiedade generalizada. Sugiro que agende uma consulta com psicólogo experiente e especialista em transtornos de ansiedade
Olá! Ter sensação que algo ruim possa acontecer, ter pressentimentos ruins e dificuldade para dormir são sintomas cognitivos e fisiológicos (respectivamente) de ansiedade. Outros sintomas cognitivos são: medo de perder o controle, de ser incapaz de enfrentar, medo de ferimento físico ou morte, medo de ficar louco, medo da avaliação negativa pelos outros, percepções de irrealidade ou afastamento, concentração deficiente, confusão, distração, estreitamento da atenção, hipervigilância para ameaça, memória deficiente, dificuldade de raciocínio, perda de objetividade.
Uma hipótese que pode ter feito você ter ido mal no concurso e na entrevista de emprego, pode ser devido a ansiedade, já que alguns dos sintomas de ansiedade referem-se a dificuldade de concentração, raciocínio e memória deficiente. E olha como a ansiedade pode levar a outros transtornos. Você teve um desempenho ruim, que pode ter sido devido a ansiedade, e por ter um desempenho ruim se sentiu triste e sem vontade fazer nada, se isso acontece de forma repetida pode levar ao aparecimento de um transtorno depressivo. Por esse motivo é muito importante buscar um tratamento, para evitar que esses problemas, que já são sérios, levem a outros problemas.
Recomendo que busque fazer tratamento psicoterápico com psicólogo. A abordagem da psicologia clínica que apresenta eficácia para o tratamento dos transtornos de humor é a Terapia Cognitivo Comportamental.
Estou a disposição para quaisquer outras dúvidas.
Pelo que você descreve, parece que você está vivenciando sintomas de ansiedade significativa, que estão sendo amplificados por múltiplos eventos estressantes na sua vida, como provas na faculdade, o processo do TCC, o resultado de um concurso e uma entrevista de emprego não bem-sucedida. É comum que esses tipos de stressores acumulados conduzam a uma sensação de sobrecarga e desencadeiem ansiedade.

Sintomas de Ansiedade
Os sintomas que você mencionou, como preocupação excessiva com a possibilidade de algo ruim acontecer, problemas para dormir, e uma falta geral de desejo de sair de casa, são indicativos de ansiedade. A ansiedade pode manifestar-se não apenas através de preocupação e inquietação, mas também por meio de sintomas físicos como fadiga, tensão muscular, e distúrbios do sono.

Estratégias para Amenizar a Ansiedade
Técnicas de Relaxamento: Práticas como respiração profunda, meditação ou ioga podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Técnicas simples como a respiração diafragmática (respirar profundamente pelo diafragma, com a mão sobre o estômago para sentir a expansão e contração) podem ser muito eficazes.

Gerenciamento de Tempo e Planejamento: Como você tem muitos compromissos acadêmicos e profissionais, organizar um cronograma realista pode ajudar a diminuir o sentimento de sobrecarga. Isso inclui estabelecer metas diárias realizáveis e priorizar tarefas.

Atividade Física Regular: Exercícios físicos são excelentes para reduzir a ansiedade. Eles não apenas promovem a saúde física, mas também liberam endorfinas, hormônios que são naturais aliviadores de stress.

Cuidado com a Alimentação e o Sono: Mantenha uma dieta equilibrada e tente regularizar seus padrões de sono. Evite cafeína e outros estimulantes que possam aumentar o nível de ansiedade.

Diálogo Aberto: Conversar sobre seus sentimentos e preocupações com amigos, familiares ou um terapeuta pode oferecer alívio significativo. Compartilhar suas experiências tende a diminuir o peso emocional que você pode estar sentindo.

Terapia: Considerar terapia com um psicólogo pode proporcionar um espaço seguro para explorar suas ansiedades, desenvolver estratégias de coping e entender melhor os gatilhos de sua ansiedade.

Considerações para a Viagem
Quanto à viagem que está se aproximando, avalie se esse pode ser um tempo para você descansar e se desligar dos problemas cotidianos. Porém, se a ideia de viajar está aumentando significativamente sua ansiedade, vale a pena ponderar se seria melhor reprogramar para um momento em que você se sinta mais estável.

A ansiedade é uma reação natural do corpo ao estresse, mas quando ela começa a interferir significativamente na sua capacidade de funcionar e na sua qualidade de vida, é importante tomar passos concretos para gerenciá-la. Buscar ajuda profissional pode ser um caminho eficaz para lidar com esses desafios.
Pelo que você descreve, parece que você está vivenciando sintomas de ansiedade, que estão sendo intensificados por uma série de eventos estressantes em sua vida, como as provas na faculdade, o TCC, o concurso e a entrevista de emprego. A proximidade da viagem pode estar exacerbando essa sensação de ansiedade, trazendo medos e preocupações sobre o futuro e o desconhecido, o que é bastante comum.

Na abordagem da fenomenologia existencial, podemos entender que essas experiências estão interligadas de maneira significativa, refletindo sua forma de enfrentar e interpretar os desafios e transições da vida. A ansiedade, neste contexto, não é apenas um sinal de que algo está errado, mas pode ser uma indicação de que há questões subjacentes que precisam ser exploradas e compreendidas.

Para amenizar essa angústia, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. **Respiração e Relaxamento**: Práticas como respiração profunda, meditação ou yoga podem ajudar a acalmar sua mente e corpo, reduzindo a intensidade dos sintomas de ansiedade.

2. **Estruturação do Tempo**: Organize seu tempo de modo que possa preparar-se adequadamente tanto para as provas e o TCC quanto para a viagem, reduzindo a sensação de sobrecarga.

3. **Conversar sobre seus sentimentos**: Expressar o que sente para amigos, familiares ou um terapeuta pode proporcionar alívio e novas perspectivas sobre suas preocupações.

4. **Atividades que você gosta**: Engaje-se em atividades que trazem prazer e relaxamento, o que pode ajudar a melhorar seu humor e diminuir a ansiedade.

5. **Autoaceitação e compreensão**: Tente entender e aceitar que sentir ansiedade em momentos de muitas mudanças e expectativas é normal. Refletir sobre como você tem lidado com essas situações e explorar formas de enfrentamento pode ser esclarecedor.

Se sentir que a ansiedade está muito intensa e começando a interferir significativamente em sua vida diária, pode ser útil buscar apoio psicológico. Um psicólogo poderá ajudá-la a explorar as raízes dessa ansiedade e a desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com ela, baseando-se em uma compreensão mais profunda das suas experiências e do significado que elas têm para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!