Tenho uma suspeita de discalculia, qual profissional devo procurar para diagnosticar e confirmar a p

23 respostas
Tenho uma suspeita de discalculia, qual profissional devo procurar para diagnosticar e confirmar a patologia? Depois quais exames devo fazer?
olá, boa noite. O diagnostico de discalculia é feito através de testes aplicados por uma neuropsicóloga. Esse profissional é o especialista em aplicação de testes.

Boa noite, tudo bem? O primeiro passo é realizar uma avaliação neuropsicológica, após o resultado e entendendo melhor teu funcionamento é possível encaminhar para os profissionais corretos que poderão te auxiliar na criação de estratégias para lidar com o diagnóstico.
Ola! concordo com as profissionais acima. Deves procurar por uma avaliação neurológica para entender o grau da sua dificuldade, juntamente com uma psicopedagoga e também um tratamento psicológico. Assim, poderá ter uma melhor qualidade de vida.
Conforme as colegas indicaram acima, a avaliação deve ser feita por um especialista em Neuropsicologia, que pode ser tanto um Psicólogo quanto um Fonoaudiólogo. Feito o diagnóstico, o essencial seria um acompanhamento com Psicopedagogo, de preferência que possua conhecimento/formação em Neuropsicopedagogia. Espero ter ajudado.
Sou especializanda em Neuropsicologia e claro, recomendo uma avaliação Neuropsicológica. Existem alguns critérios clínicos que precisam ser preenchidos para se fechar um diagnóstico; algumas vezes "podem ser" dificuldades de aprendizagem e não necessariamente um transtorno de Aprendizagem como a Discalculia ou TDAH...mas a avaliação é bem complexa analisamos como é o funcionamento cognitivo do paciente (atenção, linguagem, memória, coordenação motora, inteligência, funções executivas). E com ela podemos ver que outros fatores podem estar afetando seu desempenho escolar e qualidade de vida. É preciso uma avaliação multidisciplinar, com outros profissionais como foi dito acima, além de relatórios pedagógicos, observação na escola. Enfim é bem complexo mesmo e o mais indicado para que o Neurologista feche o diagnóstico.
A discalculia é um transtorno de aprendizagem e ele pode ser diagnosticado à partir de uma avaliação neuropsicológica. Compreender quais são as dificuldades, de que forma elas se apresentam e desde quando, são aspectos importantes que auxiliam na avaliação. Procure um profissional da área, pois, com o resultado da avaliação é possível designar qual o melhor profissional para realizar o tratamento/acompanhamento.
Olá, para receber o diagnóstico de Discalculia é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica, que é composta por entrevistas e uma bateria de testes psicológicos. Com o resultado da avaliação, caso o diagnóstico de confirme, você poderá realizar uma reabilitação e superar as suas dificuldades.
Olá,
Sugiro buscar um psicólogo com especialização em avaliação neuropsicólogica para que possa ser feito o processo de investigação da discalculia.
Olá, é importante fazer avaliação psicológica para obter diagnostico adequado. Busque profissional com experiência em avaliação neuropsicológica, após os resultados o mesmo profissional irá iniciar o tratamento podendo ser necessário uma equipe multidisciplinar. Espero ter te ajudado.
Olá !
Procure um neuropsicólogo.
Ele é especializado para aplicar avaliações para obter o diagnóstico.
Olá! A primeira atitude a ser tomada é a busca por um profissional habilitado para fazer uma avaliação neurológica, dessa forma será possível entender o grau da sua dificuldade. Após a confirmação do diagnóstico, o acompanhamento psicológico poderá auxiliar na aquisição de melhor qualidade de vida.
Olá. Procure um neuropsicólogo para uma avaliação. Depois se for necessário ele te encaminha a outros profissionais, para exames ou não. Atenciosamente
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Para a questão relatada por você, especialmente quando traz reflexos à vida escolar, minha recomendação é sempre pela via da intervenção multidisciplinar. Minha sugestão é que a princípio você busque por um neurologista e neuropsicólogo para uma avaliação conjunta. Além disso, entendo ser importante compartilhar com a equipe pedagógica de onde você estuda a respeito de sua questão. Caso seja menor de 18 anos seria recomendado que seus responsáveis procurassem a instituição para uma conversa, inclusive de modo a estabelecer um trabalho de parceria entre os profissionais de saúde que te acompanham e a escola. Essa parceria pode contribuir muito com o seu processo de educação formal, pois você poderá ter acesso a uma série de flexibilizações na rotina escolar de modo a acolher e respeitar seu processo singular de aprendizado. Um abraço!

Olá, a discalculia é uma dificuldade exacerbada de aprendizagem específica em matemática, podendo incluir dificuldade em entender conceitos relacionados a números, usar símbolos ou funções. Não conseguir calcular espaços físicos de forma coerente, fazer conta sozinho sem precisar de ajuda ou distinguir a diferença de sinais de matemática, etc, são alguns exemplos nesse sentido. Em caso de avaliação precisa para esclarecimento de dúvida a respeito, procure um neuropsicólogo experiente em avaliações dessa particularidade. Espero ter ajudado! Sucesso!
Olá! Você poderá procurar um profissional de psicologia com experiência em avaliação (como uma Neuropsicóloga, por exemplo). Esse profissional poderá avaliar a suspeita de Discalculia. É importante realizar também avaliações com psicopedagoga e fonoaudióloga que possuam experiência com esse tipo de avaliação. Dica: é importante questionar previamente o profissional se ele possui experiência com aquele tipo de serviço. Dê preferência aos que já possuem experiência com essas avaliações. Caso necessite de exames posteriores, os profissionais lhe solicitarão. Abraços!
É imprescindível que você procure uma avaliação neuropsicológica. Além da identificação e confirmação do diagnóstico, esse profissional poderá traçar um plano de intervenção para o seu caso.
Busque um profissional qualificado na sua cidade, até mesmo através desta plataforma.
Olá! Sugiro você agendar um horário com uma profissional da área da psicologia que tenha especialidade na parte de neuropsicologia. Esse profissional é o mais recomendado para seu objetivo. Espero ter ajudado!
Olá! Deve procurar o auxílio de um neuropsicólogo, que é o profissional capacitado para realizar os testes e diagnosticar a discalculia. Uma vez confirmado o distúrbio, seu tratamento é realizado em três frentes, que envolvem o psicopedagogo, família e intervenção clínica.
Olá, concordo com os colegas acima e acrescento que o profissional de psicopedagogia também pode avaliar os distúrbios de aprendizagem.
Espero ter ajudado!
Como é feito o diagnóstico
Para descobrir se uma pessoa tem discalculia, você precisará avaliá-lo. Existe um conjunto de testes direcionados para o diagnóstico de discalculia. Mas eles devem ser dados como parte de uma avaliação completa que analisa outras áreas também. Certas questões de aprendizagem e atenção muitas vezes ocorrem com a discalculia. Portanto, é importante ter uma imagem completa do que está acontecendo para fazer um diagnóstico adequado.

Profissionais especializados
Há uma série de profissionais que estão habilitados a realizar essas avaliações. Eles incluem psicólogos escolares ou psicopedagogos, psicólogos infantis e neuropsicólogos.
Necessita de uma equipe multiprofissional e intervenção medicamentosa.
Bom dia. Conforme orientação dos colegas busque uma avaliação com um Neuropsicólogo e um acompanhamento com um Psicopedagogo, ele o mais indicado para ajudá-la nas questões de aprendizagem ou outro profissional especialista nesta área. Abçs!
Procure um neuropsicólogo.