Tenho uma sobrinha com 15 anos que por apresentar baixo rendimento escolar e baixa auto estima me levou

8 respostas
Tenho uma sobrinha com 15 anos que por apresentar baixo rendimento escolar e baixa auto estima me levou a procurar um psicopedagogo que deu o diagnóstico de TDAH. Gostaria de saber se todos TDAH vem acompanhado com hiperatividade?
É importante se investigar estes diagnósticos, pois é reconhecido atualmente que, o fato das crianças estarem submetidas a muito estímulos, faz com que surja alguns sintomas parecidos com TDAH. Torna-se necessário uma avaliação mais apurada. O profissional mais indicado neste caso seria um neuropsicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amiga!
Recomendo que procure um psicólogo para sua sobrinha, não desmerecendo a observação da psicopedagoga que a atendeu, tendo em vista seus problemas de baixa auto estima. TDAH significa transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O psicólogo estará avaliando sua sobrinha de uma forma geral em todos os seus comportamentos, e dificuldades de assimilar os problemas cotidianos e relacionar-se com as pessoas e com o meio em que vive. Coloco-me à disposição! Um abraço!
É possível não ter a hiperatividade associada à desatenção. No manual de diagnóstico desses transtornos, o TDAH é descrito como: " padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade" portanto pode ter os dois associados, só desatenção ou só hiperatividade-impulsividade.

A avaliação ideal deve ser feita por neurologista (principalmente por poder ser indicado exame de EEG) em aassociado com o neuropsicólogo. Existem exames para este diagnóstico, bem como a sintomatologia observada a partir de uma anamnese detalhada.
Não, nem todos os portadores de TDAH apresentam os sintomas de hiperatividade.

Respeitosamente,
O profissional capacitado para dar o diagnóstico de TDAH é o neurologista. É possível sim o indivíduo ter Déficit de atenção e não ser hiperativo, TDA.

Abraços
Como o próprio nome já diz, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), se caracteriza pela combinação de dois tipos de sintomas: desatenção e hiperatividade.

Talvez, no caso da sua sobrinha, a desatenção esteja sendo mais visível. Crianças diagnosticadas com TDAH são tidas como "avoadas", "vivem no mundo da lua", "estabanadas", "ligadas por um motor".

Seria interessante que ela fizesse psicoterapia para que fosse investigado mais a fundo este caso, desta forma seria possível trabalhar isso para que ela consiga ter um bem-estar maior no seu dia-a-dia e aprendesse a lidar com isso.

Espero ter ajudado.
Bom dia!
Não, nem todo transtorno de deficit de atenção vem acompanhado de quadros de hiperatividade.
Sugiro que, se possível, sua sobrinha inicie com análise pessoal individual e, no caso da Psicóloga (o) que a acompanhará, suspeitar de TDA ou TDAH, os pais e/ou responsáveis, serão devidamente orientados ao melhor tratamento.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá. Existe a possibilidade da criança ter apenas o TDA, sem hiperatividade. Sugiro buscar acompanhamento psicológico para que esse diagnóstico seja melhor investigado. Infelizmente nos dias de hoje muitas crianças estão sendo diagnosticadas com TDAH com base apenas nos sintomas apresentados, sem ser avaliado as condições emocionais, o contexto que ela está inserida, relações familiares, entre outros aspectos que devem ser analisados.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.