Tenho uma sindrome conhecida como Fagofobia, quero saber se a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais

8 respostas
Tenho uma sindrome conhecida como Fagofobia, quero saber se a Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada para uma melhora, ou devo procurar outro tratamento?
Eu descordo do colega que diz não haver diferenças em modalidades terapeuticas. Todas são baseadas nas relacões humanas sim, sem duvidas.
Entretanto, as tecnicas são fundamentais. E Terapia Cognitivo Comportamental, utilizada por um ESPECIALISTA NELA, ou seja, um profissional que além de Psicólogo, fez uma Pós Graduação em TCC.
Recomendo sim, e acredito que poderá ser muito util e eficaz.
A disposição.
Sayonara Machado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o Dr Leon Vasconcelos e com a Dra Sayonara, a eficiência das técnicas esta na experiencia do profissional que aplica. Todas são boas, desde que bem aplicadas. Hoje não basta o profissional se formar! precisa se especializar! Quanto sua pergunta gostaria que se aprofundasse mais neste diagnóstico. Quem o fez? foi especialista? fono? gastro? otorrino? Existem varias patologias da deglutição que são caracterizadas pela disfagia, precisa descartar toda fisiologia oral faríngea e esofagiana.Faça mais avaliações pode existir controvérsias em algumas opiniões. Descartadas todas fisiologia, então avalie o psicológico. Boa sorte! Feliz ano novo!
Bom dia !
A terapia cognitiva comportamental é uma das diversas modalidades utilizadas em consultório.

Essa modalidade pode ser eficaz por ser indicada para tratamentos de transtornos de ansiedade e fobias. Os padrões de comportamentos ansiosos são aprendidos e essa modalidade pode ser utilizada para modificar esses padrões.

Na prática em consultório na escolha e durante as sessões o paciente terá como base a relação com o terapeuta , essa relação deve haver espontaneamente empatia, sintonia e confiança mas na falta desse embasamento a relação terapêutica poderá ser fator determinante para o inicio do tratamento,independente da modalidade escolhida pelo paciente.
Estou de acordo Com Leon Vasconcelos, acrescentando que , há várias técnicas e abordagens psicoterápicas que pode ajudar neste caso; o mais importante é se há uma identificação com a mesma, pois a partir deste ponto o processo evoluirá satisfatoriamente.


Att.
Ola, Fagofobia é um medo excessivo de comer ou engolir como se sentisse a garganta estreita. Existem diversas abordagens que possa auxiliar. O mais correto é procurar um médico para que possa verificar se existe algo clinico. Caso não procurar um terapeuta para que possa verificar os motivos que impulsionam ao medo e o gatilho para os sintomas. Espero ter ajudado. Abraços
Eu não diria que a TCC é a única abordagem que pode auxiliar o seu caso. Existem várias linhas de psicoterapia utilizadas hoje.
O ideal é encontrar um profissional com que você se sinta bem e que sinta estar trazendo resultados, independente da linha teórica.
Olá. As técnicas utilizadas no processo terapêutico é importante, mas não descarte a empatia e a confiança no profissional.
A TCC, assim como outras técnicas são excelentes escolhas para o tratamento, mas o principal é a especialização e experiência.
Assim como é necessário o fato de entender que a técnica é uma parte do tratamento mas o que completa é a entrega de paciente e profissional
Acredito que a TCC pode ajuda-lo com suas tecnicas etc., porém para ter um bom resultado no processo terapêutico é preciso também, você se sentir bem com esse profissional que ira atende-lo, portanto não fique preso em linhas, ou abordagens.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.