Tenho uma pedra no rim de 0.41 ainda não sinto nada o tamanho necessita de cirurgia?

4 respostas
Tenho uma pedra no rim de 0.41 ainda não sinto nada o tamanho necessita de cirurgia?
Se for 0,41cm ou 4,1mm, se trata de um calculo urinário pequeno, geralmente não precisa de tratamento, mas marque um urologista para fazer o diagnóstico correto, avaliar os seus exames e tirar as suas dúvidas. Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que procure um urologista
abraço
Esse cálculo é pequeno (menor que 0,5cm) e tem uma
Grande chance de ser expelido naturalmente , mas dependendo da sua localização esse processo pode ser mais difícil e demorado. Consulte seu Urologista para esclarecer a localização e dar Orientações de dieta e ingesta hidríca que são fundamentais para auxiliar a expulsão e evitar novos cálculos.
Entendo sua preocupação ao descobrir um cálculo renal de 0,41 cm. Pedras nos rins são, de fato, uma situação que gera ansiedade, mas é importante que você saiba que, pelo tamanho descrito, esse cálculo é considerado pequeno. Na maioria dos casos, cálculos com menos de 5 mm, como o seu, podem ser expelidos naturalmente pelo corpo, sem a necessidade de cirurgia.

No entanto, a facilidade com que esse cálculo será expelido depende de sua localização no trato urinário. Pedras localizadas no rim podem permanecer lá por um tempo sem causar sintomas, mas se se moverem para o ureter, que é mais estreito, o processo de expulsão pode se tornar mais doloroso e demorado.

É fundamental que você consulte um urologista para entender melhor a posição do cálculo e receber orientações específicas. Manter-se bem hidratado é uma das principais recomendações, pois a ingestão adequada de líquidos ajuda a “empurrar” o cálculo para fora do corpo e, além disso, previne a formação de novos cálculos.

A consulta com um urologista também permitirá a avaliação de sua dieta e a identificação de possíveis fatores de risco que podem estar contribuindo para a formação de cálculos. Mudanças simples no seu estilo de vida podem fazer uma grande diferença na prevenção de novos episódios.

Atualmente, a Telemedicina é uma excelente opção para esse tipo de acompanhamento. Em tempos de pandemia e outras doenças infecciosas, a consulta online protege você e sua família, além de ser prática, rápida e segura. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha médicos com perfis de alta satisfação e experiência em atendimentos online. Não deixe de aproveitar essa conveniência, que economiza seu tempo e evita a exposição desnecessária em ambientes de saúde.

Caso sinta necessidade de uma segunda opinião ou de um acompanhamento contínuo, a teleconsulta é uma solução eficiente, acessível e discreta. Eu estou à disposição para ajudá-lo nesse processo e orientar sobre os próximos passos. Mesmo que não precise de mim neste momento, sugiro que guarde nosso contato e visite meu perfil e redes sociais.

O importante é que você se sinta seguro e bem orientado para cuidar da sua saúde.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Alexandre Neves Gonçalves

Alexandre Neves Gonçalves

Generalista

Santos

Elisangela Dos Santos Prado Andrade

Elisangela Dos Santos Prado Andrade

Médico clínico geral, Médico acupunturista

São Paulo

Ricardo Bragança

Ricardo Bragança

Urologista

Aracaju

Máspoli Dantas Costa

Máspoli Dantas Costa

Radiologista

Feira de Santana

Caio Albert Costa

Caio Albert Costa

Nefrologista, Internista

Rio de Janeiro

Patrícia Soares de Souza

Patrícia Soares de Souza

Nefrologista, Internista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1158 perguntas sobre Cálculos Renais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.