Tenho uma pedra de 1.8 cm no rim e possível derrubar com a litotripsia?? Qnts sessões deverão ser

4 respostas
Tenho uma pedra de 1.8 cm no rim e possível derrubar com a litotripsia?? Qnts sessões deverão ser feitas.
Em especial se for de cálice inferior e se a Tomografia mostrar que tenha mais de 1000UH pode não ser efetiva, mesmo com várias aplicações. Existem opção da ureterorrenolitotripsia flexível e da Percutânea que são muito efetivas. att

Sugiro a realização de ureterolitotripsia flexivel com laser . Tal procedimento é mínimamente invasivo e apresenta melhores resultados . Boa sorte
Cálculos maiores de 15mm costumam necessitar de mais de uma sessão de litotripsia externa (2 a 4). Outro fator importante que deve ser considerado é a densidade do calculo.

Existem outras formas de fragmentação, como a litotripsia interna por laser e a litotripsia percutânea.

Att

Dr. Bruno Benigno
Compreendo a sua preocupação com o cálculo renal. Pedras no rim podem ser extremamente desconfortáveis, e é natural querer a solução mais eficaz para esse problema.

Uma pedra de 1,8 cm no rim pode ser tratada com litotripsia, mas é importante saber que, por ser um cálculo relativamente grande, provavelmente serão necessárias mais de uma sessão para fragmentá-la completamente. Em geral, cálculos maiores que 15 mm requerem de 2 a 4 sessões de litotripsia extracorpórea para serem pulverizados. No entanto, o número exato de sessões vai depender de fatores como a densidade do cálculo e a sua localização no rim.

Vale destacar que, se a pedra estiver localizada no cálice inferior do rim, ou se a tomografia revelar uma densidade maior que 1000 unidades Hounsfield (UH), a litotripsia pode não ser tão eficaz, mesmo após várias sessões. Nesses casos, existem alternativas minimamente invasivas que podem oferecer melhores resultados, como a ureterorrenolitotripsia flexível com laser ou a litotripsia percutânea. Esses procedimentos têm se mostrado bastante eficazes, especialmente em cálculos mais densos ou mal posicionados.

Recomendo que discuta essas opções com seu urologista. Ele poderá avaliar qual tratamento é mais adequado para o seu caso específico, levando em conta o tamanho, a densidade e a localização do cálculo.

A Telemedicina pode ser uma excelente ferramenta para esse acompanhamento inicial. Através de uma teleconsulta, você pode tirar suas dúvidas, discutir os resultados dos exames e decidir sobre o melhor tratamento de maneira segura, rápida e conveniente. Em tempos de doenças infectocontagiosas como COVID-19 e MPOX, evitar deslocamentos desnecessários é essencial para proteger a sua saúde e a da sua família. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha os médicos mais bem recomendados para orientá-lo nesse processo.

Se precisar de mais esclarecimentos, estarei à disposição para ajudá-lo em uma teleconsulta, orientando você nessa fase inicial da sua jornada de saúde e garantindo um cuidado seguro e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900