Tenho uma memória de elefante lembro de tudo ao pormenor desde a idade dois anos. Não consigo memor

19 respostas
Tenho uma memória de elefante lembro de tudo ao pormenor desde a idade dois anos.
Não consigo memorizar letras de musica, preços e etc.
Gostaria de sabe se é que há uma explicação.
Certamente há razões para sua memória seletiva, mas é necessário fazer algumas entrevistas iniciais com um psicólogo da sua confiança para descobrir ao certo tais razões, um vez que esse espaço não é suficiente para entendermos de você como se constituiu essa seletividade na sua memória.

É importante observar melhor, para compreender o funcionamento desta dinâmica na qual você relata. Em uma avaliação mais detalhada pode se avaliar o nível desta dificuldade , e fazer uma analise mais precisa, em relação a atenção , concentração e memoria.

Olá! Infelizmente é difícil determinar um diagnóstico apenas por meio do seu relato. Porém, penso que é importante você buscar tanto ajuda médica quanto psicológica. Deve haver uma explicação, que pode ser de origem fisiológica e/ou psicológica. Em termos psicológicos, a sua queixa pode estar ligada a questões de personalidade e eventos da sua história de vida. De qualquer forma, é fundamental que você realize uma consulta médica e psicológica para averiguar melhor esse quadro e encontrar uma solução. Fico à disposição!
Nossa memória está ligada as nossas emoções! Tudo que envolve emoção nós memorizamos melhor. Parece que você é uma pessoa que vive as experiências da vida intensamente e por isso memoriza!
No entanto, preços letras de música e tal, fica só no intelecto, sem vivência e por isso você não consegue reter na memória.
Um abraço,
Lea
Saudações.

Nossa memória é um verdadeiro sistema complexo com diversas categorias diferentes, porém interdependentes.

Por exemplo, a memória episódica (de longo prazo), nos permite armazenar informações que têm um valor afetivo maior para nós, como situações envolvendo as primeiras lembranças da vida; ela é controlada por uma estrutura no cérebro chamada hipotálamo, com mediação da amígdala (a cerebral, não as tonsilas que ficam localizadas na faringe), estrutura responsável por nossas emoções. Então, faz completo sentido que algumas experiências se registrem mais fortemente do que outras.

Já a nossa memória operacional (de curto prazo), nos permite memorizar dados para uso imediato, como números de telefone e preços, e é controlada pelo cortéx pré-frontal, área também relacionada com nossa atenção executiva, planejamento e impulsividade. Seu desempenho é bastante variável de pessoa para pessoa, daí a diferença sentida por você no dia-dia.

Espero ter ajudado com a resposta.
Pelo seu relato sua memória está operante. Somos seletivos e sendo assim nossa memória funciona de maneira a oferecer proteção e nos avisa para guiar o comportamento futuro. Então, esquecer a grande maioria de seus piores momentos traz benefícios.. Será que esse processo poderia ser controlado ou de alguma forma otimizado? Talvez. No entanto, quando precisamos usar a memória e a mesma não funciona bem, o mais correto seria possível analisar melhor na particularidade do caso a caso. Só não podemos generalizar, pois o que funciona para um pode nao funcionar para outra pessoa.
Boa noite,
Ótimas respostas, só resta completar orientando que vc faça uma boa anamnese com um especialista em TDAH, para avaliar memória, concentração,hiperatividade e impulsividade.
Olá! Fiquei curiosa com o seu caso, pareceu-me interessante. Algumas memórias ficam muito fortemente gravadas quando se trata de estarem junto de algum sentimento forte (positivo ou negativo, embora este último seja mais comum). Além disso, a memória depende de um certo passo-a-passo para "funcionar". A primeira parte delas é que quando não prestamos atenção em algo, não tem como lembrar depois. Se você está num concentração 100% em alguma atividade, e alguém comenta algo com você... muito provavelmente você não vai lembrar... Demência? Não. Faltou atenção para este OUTRO conteúdo... Porque o primeiro, que era seu foco, creio que esteja 100% preservado. Talvez devêssemos falar de fontes de interesses. Quanto a lembrar de músicas... elas têm o ritmo que ajuda na "decoreba". Além do que é preciso repetir várias vezes... Até mais!
A mémoria é um constructo muito abrangente na neurosciência. Existem tipos diferentes de memórias, e elas estão intimamente relacionada a vários outros pontos que observamos em uma avaliação cognitiva, como as emoções, percepção e atenção. Se tal situação esta te trazendo prejuízos ou preocupações, procure um neuropsícólogo, Uma avaliação poderá te ajudar a nortear uma direção de tratamento.
Olá, tudo bem? Existem algumas lembranças da infância que de fato são muito marcantes por diversos motivos. Não necessariamente estamos falando dos traumas, podem ser também momentos maravilhosos que são gostosos de serem lembrados. Quando trazemos essa sua memória para o dia a dia, onde você encontra dificuldade para memorizar, podemos falar que você pode estar tendo uma falta de interesse em interagir com estas memórias. Ou até mesmo, uma falta de atenção completa na relação acima citada.
Claro que estou apenas supondo através do seu pequeno relato. Existem muitos outros detalhes que precisam ser analisados individualmente.
Até mais, fico à disposição!
Olá! Seria interessante buscar um neuropsicólogo para fazer uma avaliação mais detalhada sobre seu caso.
A disposição!
Olá, além de tudo que os colegas disseram , talvez fosse interessante fazer uma avaliação mais completa de sua memória, posto que existem tipos de memória diferentes que recrutam diferentes circuitarias cerebrais. A memória esta dividida vários seguimentos memória de curto prazo: memória de curto prazo imediata (verbal e visual - eu ouço ou vejo e reproduzo imediatamente e descarto) e memória operacional. (eu guardo a informaçao por periodo de tempo curto na mente para executar uma açao - numero de telefone para discar/numero de uma conta). A memória de curto prazo pode ir para o longo prazo ou ser descartada. A memória de curto prazo depende muito da atençao. A memória de longo prazo se divide em memória não declarativa/implicita (de procedimento, habitos e habilidades motoras, condicionamentos, priming) e a memória declarativa de longo prazo que é dividida em memória episódica (memória de fatos e no tempo e espaço) e memória semantica (relacionada a informaçoes que aprendi ao longo da vida - autobiográfica), A memória pode ser verbal e/ou visual e espacial. Passa por diferentes fases (aquisiçao ou codificação); armazenamento e recordaçao (imediata e tardia). O tipo de memória a que vc se refere de lembrar de detalhes e pormenores é chamada de memória eidética (fotografica); é uma memória de longo prazo sobre a qual ainda nao se tem consenso na literatura de porque algumas pessoas tem essa supermemória. Para que haja uma boa memória além de um aparato cerebral preservado, dependemos de uma boa aquisiçao (fase de aprendizado) e normalmente aprendemos melhor quando essa memória está relacionada ao número de repetições, a velocidade e quando associadas a uma emoção forte ou quando tem um significado ou contexto. O que pode estar acontecendo é que os preços e letras de musica não tenham um significado tão importante para você, não tenha utilidade; então fica no curto prazo quando vc utiliza no momente e depois você descarta. Não cabe tudo no HD e o seu cérebro seleciona. Agora para saber se existe uma falha em algum subsistema somente fazendo a avaliaçao completa neuropsicológica. Espero ter ajudado. Abraço.
A memória pra ser consolidada precisa atuar junto com diversas outras funções cognitivas, por exemplo, você prestar atenção, reverberar a informação internamente, criar conexões com experiencias passadas, valências emocionas etc. Esse processo é extremamente complexo e alterações em pequenas partes dele podem gerar essas diferenças. Por exemplo, a variar o tipo de estímulo, sejam situações, palavras, números, cheiros, toques, movimentos, varia também a sua habilidade em armazenar aquela memória. Por exemplo,você pode ser uma pessoa que grava mais cenas ( como se fossem filmes dentro da cabeça) e não um texto escrito, números, palavras. Isso seria uma variação normal e não geraria problemas, ao mesmo tempo, algumas pessoas podem ter a habilidade bem reduzida na memorização de estímulos verbais devido a quadros como dislexia ou DPAC. Alguns outros quadros clínicos também podem fazer com que você perca progressivamente a habilidade de memorizar novos estímulos, mas ainda preserve as memórias mais antigas. Só uma avaliação neuropsicológica completa em conjunto com avaliação por médico neurologista para verificar se a causa é apenas uma variação normal da sua habilidade de memorização a depender do tipo de estímulo ou se existe alguma outra causa para isso estar acontecendo.
A explicação para a sua memória de elefante pode ser atribuída ao seu alto nível de consciência e capacidade de processar informações. A psicanálise pode ajudar a entender melhor o seu processo de memória e ajudar a desenvolver estratégias para melhorar a sua memória. Por exemplo, a psicanálise pode ajudar a identificar quais são os gatilhos que ajudam a lembrar de informações, como a associação de palavras ou imagens. Além disso, a psicanálise pode ajudar a entender melhor como a memória funciona e como ela pode ser melhorada.
A memória relativa a fatos antigos ( de quando era jovem) fica em uma região do cérebro diferente da memoria para fatos mais recentes (aprendidos) . Um é a memoria semântica - mais estável, e com menor chance de deterioração a partir do tempo e do outro lado a memoria episódica que normalmente é uma memória que sofre com o processo de envelhecimento. Sugiro uma avaliação neuropsicológica para compreensão dos processos mnésicos e atencionais.
Olá! Quando recebo queixas relacionadas à MEMÓRIA, seja curiosidades ou impactos do dia-a-dia, acho importante também compreender a relação dela com outras funções cognitivas, como a ATENÇÃO, por exemplo.

Muitas vezes, não MEMORIZAMOS algo porque o processo anterior, o de PRESTAR ATENÇÃO, não fora como esperado.

Assim como demais colegas, sugiro busca de ajuda especializada, como neurologista ou neuropsicólogo para melhor compreensão.

Minha linguagem mais SIMPLES e menos técnica é para que você e outros com as mesmas queixas possam compreender um pouco mais sobre o assunto e podem ESCOLHER como AGIR.
Um abraço.
É possível que você tenha uma memória episódica forte, que se concentra em lembranças de eventos específicos, em vez de informações gerais como letras de música ou preços. Isso é normal e cada pessoa tem habilidades de memória diferentes.
Mas se sente que gostaria de entender melhor venha fazer uma avaliação neuropsicológica para entender melhor seu cognitivo. Beijos
Alexander Luria, que foi um psicólogo soviético comtemporaneo e parceiro de pesquisa de Lev Vygotsky, na primeira metade do século XX, escreveu um livro sobre um estudo de caso sobre um homem que tinha uma memória absoluta de tudo que ele tinha vivido, mas era incapaz de aprender coisas novas. O cérebro, embora gigante, precisa esquecer algumas coisas para aprender outras. No seu caso, se houver sofrimento por isso, sugiro um tratamento para você aprender a esquecer o que não é importante e abrir espaço para novas informações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Sua questão sugere uma boa memória episódica, o que pode estar associado a habilidade em recordar eventos passados detalhadamente. A dificuldade em memorizar letras de músicas ou preços pode estar relacionada a uma menor eficiência na memória semântica ou auditiva. Presença de variações nos processos de memória são normais e refletem o funcionamento de diferentes circuitos neurais. Se houver preocupações, recomendo uma avaliação neuropsicológica para um entendimento mais detalhado do seu perfil cognitivo.