Tenho uma lesão eritematosa no dorso do nariz, como é feita a biopsia neste local?

4 respostas
Tenho uma lesão eritematosa no dorso do nariz, como é feita a biopsia neste local?
As biopsias em locais especiais podem ser feitas com instrumentos chamados punchs, que retiram amostras de tecido com apenas 1mm. Por outro lado, o diagnóstico pode, muitas vezes, ser feito por meio de uma DERMATOSCOPIA. Neste exame não há necessidade de anestesias ou incisões e a precisão do diagnóstico é muito elevada. Desta forma se evita uma cirurgia desnecessária.

Se seu Dermatologista tiver pedido somente uma biópsia incisional (tirar um pedacinho da lesão para exame), esta pode ser feita por Punch, um procedimento em que é retirado um pequeno cubo de milímetros de diâmetro, que geralmente necessita de somente 1 ponto e deixa uma pequena cicatriz. Agora, dependendo do que ele estiver suspeitando, pode ser que já tenha pedido direto uma biópsia excisional (tira a lesão toda com uma margem de segurança envolta e encaminha para análise). Caso seja esta última opção, o tipo de procedimento irá depender muito do tamanho da lesão, mas, nessas lesões excisadas do nariz, geralmente, há necessidade de rodar retalho. A grosso modo: descola um pedaço de pele de uma parte vizinha, como da lateral próxima ao nariz e a leva para tampar o "buraco" no nariz, suturando-a ai).
Através de uma incisão ou excisão, sob anestesia local.
Quando há uma lesão eritematosa no dorso do nariz e o dermatologista recomenda uma biópsia, o procedimento é geralmente simples e realizado sob anestesia local. Existem duas abordagens principais para a biópsia nesse local.

A primeira é a biópsia incisional, onde é retirado apenas um pequeno fragmento da lesão para análise. Isso pode ser feito com um instrumento chamado punch, que remove uma pequena amostra circular de tecido, geralmente com apenas 1 mm de diâmetro. Esse procedimento é minimamente invasivo, requer apenas um ou dois pontos e deixa uma cicatriz muito discreta.

A segunda abordagem é a biópsia excisional, que envolve a remoção completa da lesão, incluindo uma margem de segurança ao redor. Esse procedimento pode ser indicado se houver suspeita de um diagnóstico mais sério. Dependendo do tamanho e da localização da lesão, pode ser necessário realizar uma técnica chamada retalho, onde um pedaço de pele adjacente é descolado e reposicionado para cobrir o local da remoção, minimizando a cicatriz e preservando a estética do nariz.

Em alguns casos, o dermatologista pode optar por realizar uma dermatoscopia antes de decidir pela biópsia. A dermatoscopia é um exame não invasivo que utiliza um dermatoscópio para examinar a lesão em detalhes, muitas vezes permitindo um diagnóstico preciso sem a necessidade de cirurgia.

Se tiver mais dúvidas ou se o procedimento causar qualquer desconforto, é importante conversar com o seu médico. E, em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, considere a conveniência e segurança de uma teleconsulta para discutir os resultados e o acompanhamento posterior. Estou à disposição para ajudá-lo(a) em uma teleconsulta, garantindo que você e sua família recebam o melhor cuidado possível de forma segura e eficaz.

Espero que essa informação tenha sido útil. Fique à vontade para marcar uma consulta e discutir mais detalhadamente o seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900