Tenho uma filha que tem dificuldade de ficar quieta, ela não para, fui orientada na escola a procurar

9 respostas
Tenho uma filha que tem dificuldade de ficar quieta, ela não para, fui orientada na escola a procurar um especialista pois ela tem facilidade de aprender mas não consegui ficar parada atenta, não obedece ordens, ela quer sempre fazer algo, o que posso fazer,? Não sei se ela tem alguma doença.
Para se ter uma certeza de que sua filha tem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) primeiro passo passar por um profissional qualificado, um Psicólogo que realizara uma bateria de teste que seja compatível com a idade da criança. E muito comum hoje em dia os professores e pais de alunos fazer essa generalização que toda criança que não consegui ficar quieta tem o transtorno, muito erroneamente, pois vivemos hoje num mundo em que as crianças corre,brica, cai, se machuca e a fase do desenvolvimento, pois seu corpo passar por transformação e tudo normal, claro que se for algo muito exagerado ai e fora do normal,procurar como indiquei acima procurar um especialista.

Mãe, ique tranquila. Não há doença alguma com a sua filha. Ela está refletindo uma patologia social e econômica que se tornou cultural, o mundo inteiro está extremamente "agitado", vivemos uma "sociedade excitada". Ninguém deve ou pode ficar parado, senão "fica para trás", é ultrapassado pelo concorrente. devemos estar sempre "fazendo cursos, nos atualizando, nos informando", não é isso que ouvimos o tempo todo? A cultura é da agitação. Para que sua filha diminua tal agitação, a Sra. vai ter que diminuir o ritmo externo que ela internalizou. Essa internalização foi acontecendo devido a tudo que ela assiste na tv, faz por meio do computador e ao mesmo tempo realiza várias outras atividades. Isso tudo terá que ser, gradualmente, retirado dela e organizado ou banido da vida dela para que ela se torne uma criança menos "elétrica". Ela terá que aprender a ser calma, para isso, há necessidade que o ambiente e as atividades dela também os sejam.
Se está com dificuldades para lidar com sua filha e se sente aflita com as coisas que anda percebendo, talvez seja a hora de procurar um psicólogo. Não é possível fazer qualquer tipo de afirmação diagnóstica sem antes ouvir os pais e conhecer a criança através dos atendimentos. Com a ajuda de um bom psicólogo poderá se aproximar com mais clareza do universo de sua filha, poderá ajudá-la com mais propriedade e se sentir mais tranquila. Mas não deixe o tempo passar e procure o quanto antes atendimento especializado, pois o que hoje pode ser um pequeno problema pode se transformar em um grande problema e acarretar muitas dificuldades para sua filha e sua família. Espero ter ajudado. Boa sorte. Um abraço.
Sugiro que procure um neuropsicólogo para fazer uma avaliação adequada, Assim como alguns colegas falaram, uma hipótese é TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), porém pode não ser, e a avaliação do neuropsicólogo te dará uma boa dimensão, e após a avaliação, sugiro que procure terapia, caso seja TDAH ou alguma outra questão, ou mesmo que não seja nada, o psicólogo é um profissional apto para te orientar melhores formas de lidar com sua filha
A criança que possui TDAH no tipo hiperativo possui uma inquietação contínua, " estabanadas" e são tidas como "avoadas", estão sempre "no mundo da lua" ( isto é, não param quietas por muito tempo). Um outro detalhe importante é que este tipo de comportamento tem que aparecer em 2 ou mais ambientes. Claro, que estas são algumas das caracteristicas deste transtorno. A criança que é encaminhada para um Psicólogo com um quadro de hiperatividade que causa prejuízo no desempenho escolar, devido a sua parte atentiva estar comprometida, deve passar por uma avaliação psicodiagnóstica, onde será avaliada por uma equipe multidisciplinar.
Converse com a Escola e veja se de fato este comportamento está causando este déficit escolar. Caso esteja, entre em contato. Grata e boa sorte.
Olá,

Se a escola sugeriu uma avaliação você deve levá-la para uma avaliação psicopedagógica para certificar-se se existe algum problema que esteja interferindo no seu avanço escolar. Porém, toda criança precisa de estabelecimento de uma rotina diária em casa, imposição de limites e responsabilidades pertinentes a sua idade.

O psicopedagogo irá orientá-la, após avaliar sua filha, além de norteá-la com relação aos procedimentos e avaliações de outros profissionais, se for o caso.
Boa sorte.
Provavelmente sua filha é muito criativa, certo... se sim, encontre uma atividade com artesanato por exemplo.
Oi mãe, o fato de que sua filha não tenha conseguido desenvolver tão bem como as outras crianças da mesma idade, a capacidade para manter a atenção, inibir impulsos e regular seu nível de atividade não é razão para se por um indicador de desajuste psicológico ou de um problema emocional. Essas características podem ser parte das muitas diferenças entre os seres humanos. Naturalmente, isso não descarta a possibilidade de um diagnostico do Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no futuro.
Apenas um profissional especializado no comportamento de crianças e adolescentes (exemplo, psicólogo, psiquiatra, neurologista ou pediatra especializado em neurodesenvolvimento), podem fazer um diagnóstico com precisão.
Um abraço
Risoneide Gomes - Psicóloga
É preciso fazer uma avaliação para responder a sua pergunta. Um psicanalista, com sólida formação e experiência, poderá escutar a situação que você relata e ajudá-la com estas questões para entender melhor desde quando esta inquietação existe, como sua filha estabelece relações com as pessoas próximas, o que pode estar causando esta dificuldade. A partir de então, você terá maior clareza e poderá decidir o que fazer, seja buscando reformulações na rotina ou procurando um acompanhamento de um psicanalista, psicólogo ou médico.