Tenho uma filha ja com 11anos de idade ,e ela não consegui ler nem soletra sem que eu a ajude e le

23 respostas
Tenho uma filha ja com 11anos de idade ,e ela não consegui ler nem soletra sem que eu a ajude e le diga as letras e as sílabas ainda assim ela não consegui assimilar a palavra .
Será que ela tem dislexia?
Então, ela está com uma dificuldade no processo de aprendizagem, se formos falar de dislexia é necessário a intervenção fonoaudiologia por seis meses e para fechar um diagnóstico é importante que a criança passe por uma avaliação neuropsicológica para descartar a deficiência intelectual.

Espero ter ajudado.
Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Busque uma fono para te ajudar.
Olá!
O processo formal de alfabetização, quando proveniente de um ambiente estimulante, ou seja, que faça uso e que incentive a leitura, sugere que cronologicamente a criança aos 11 anos já esteja alfabetizada e lendo com segurança.
Embora você nos traga informações importantes, considero que para que haja um diagnóstico sólido faz se necessário uma avaliação multidisciplinar. A avaliação multidisciplinar tem como objetivo compreender o funcionamento cognitivo, emocional e também fonológico da sua filha. Nesta avaliação, serão solicitados exames clínicos e testagens em consultório. Os profissionais envolvidos neste processo possivelmente serão o especialista em neuropsicologia, psicopedagogo, psicólogo (caso o neuropsicólogo não seja psicólogo). Estes profissionais realizarão um relatório com a possível hipótese diagnóstica, porém o diagnóstico só poderá ser fechado por um médico. Após diagnóstico, a próxima etapa será ir em busca de processos de intervenção. Espero ter lhe ajudado!
É importante entender todos os fatores associados a aprendizagem, desde dificuldades visuais, auditivas e cognitivas. Uma avaliação neuropsicológica poderá te ajudar a entender o funcionamento cerebral (cognição) e associá-lo ao comportamento, na fonoaudiológica serão identificadas as dificuldades de discriminação fonêmicas e fonológicas, sintáticas, etc e na psicopedagógica as defasagens de conteúdo. Esses três profissionais poderão indicar então os profissionais necessários para realizar intervenção com a equipe multidisciplinar. O quanto antes você fizer essa avaliação, antes identifica exatamente qual a dificuldade e o que precisa fazer para ajudá-la.
Olá. Pela idade e os "sintomas " que são descritos, a princípio pode ser sim dislexia. Mas existem os subtipos da dislexia , a saber temos: dislexia auditiva ou disfonética,a visual ou diseidética, e a mista que é uma junção dessas duas anteriores. O ideal é uma avaliação multidisciplinar : com psicopedagoga (terapeuta da aprendizagem e especialista em transtornos especifico de aprendizagem como é o caso da dislexia), fonoaudiólogo, neuropediatra. Espero ter ajudado. Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos. Abraço.
Qualquer coisa que se fale aqui será especulação, leve a um especialista para que possam ser feitos testes e exames se necessário.
att
Eduardo
Concordo com os colegas que sugerem uma avaliação neuropsicologia e com fonoaudióloga, é importante compreender qual é o real problema para planejar uma possível intervenção. Na escola os professores não perceberam nada para sugerir algo a ser feito? Antes de qualquer hipóteses precisa consultar profissionais especializados para ter um diagnostico adequado.
Então, não pode-se afirmar que sua filha tem dislexia... Claro que ela apresenta dificuldades de aprendizagem. Necessário uma avaliação clinica sobre a dificuldade, a orientação é que você procure um Fonoaudiólogo para avaliá-la.
Não há como afirmar que sua filha tenha dislexia. O Neurologista é o profissional que faz os exames e dá o diagnóstico. Uma avaliação psicopedagógica pode detectar as dificuldades de aprendizagem, encaminhar para os profissionais necessários, como um fonoaudiólogo ou psicólogo, e trabalhar atividades especificas que sejam focadas nas dificuldades de sua filha.
Qualquer dificuldade no processo de aquisição e desempenho das habilidades de leitura e escrita deve ser avaliada por profissionais qualificados. Algumas visitas ao neurologista, fonoaudiólogo e neuropsicólogo podem ser necessárias se chegar a uma compreensão diagnóstica sobre o quadro. O mais importante é compreender as características individuais da paciente, suas habilidades e dificuldades, para encontrar as estratégias e intervenções adequadas. Boa sorte. Abraços.
Olá! Concordo com os colegas que sugerem que você deva procurar ajuda de alguns profissionais. Aos 11 anos é esperado que a criança, em um ambiente que estimule a leitura, dialogo, seja capaz de ter adquirido a habilidade de leitura e escrita, porém para se ter certeza é necessário uma avaliação com vários profissionais, como o neurologista pediatra, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, pois será através da avaliação de cada profissional que será possível concluir as avaliações e elaborar um plano de ação, um modelo de trabalho que venha auxiliar sua filha e entender quais as reais necessidades dela, além de orientar os pais a conduta que devem ter com ela.
Para um diagnóstico preciso o ideal é que ela passe por uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo e faça um acompanhamento com um fonoaudiólogo.
O primeiro passo é passar pela avaliação de um Neuropsicólogo, para uma avaliação minuciosa para ver o que sua filha realmente tem.
O diagnóstico sempre é feito mediante uma ou mais consultas de avaliação, e mesmo assim, nem sempre é feito com certeza absoluta ou sem dissenso entre os profissionais. Qualquer que seja a linha de trabalho, precisa gerar compreensão ou resultados, o que demanda reavaliações periódicas. A dislexia é uma das hipóteses diagnósticas, a ser confrontadas com outras mediante o entendimento mais profundo do caso. Aja o quanto antes, pois as janelas de aprendizado durante a infância são muito importantes para um desenvolvimento pleno.
Boa tarde
Não podemos dizer nada diante da situação, oriento avalição com uma equipe multidisciplinar.
Acredito que a melhor forma de encontrar ajuda nessa situação seja conversando com o pediatra que a acompanha que poderá indicar melhor o caminho mais fácil a ser seguido. Isso porque a Dislexia é um diagnóstico complexo que requer, muitas vezes e não raramente, uma bateria de testes e um trabalho conjunto de profissionais médicos(neurologista, oftalmologistas, otorrinos, etc) e paramédicos(fonoaudiólogos, neuropsicólogos, etc). Na verdade isso ocorre porque a Dislexia pode se apresentar por diversas e complexas causas que requerem uma abordagem multidisciplinar para não simplesmente estigmatizar a pessoa acometida desse mal. Portanto, o melhor é conversar com o médico que a acompanha. Boa sorte.
Busque os profissionais indicados acima - Neuropsicólogo e Fonoaudiólogo.
Olá. Procure ajuda especializada, ao invés de tentar descobrir o diagnóstico sozinha. Um fonoaudiólogo e um neuropsicólogo podem te ajudar. Atenciosamente.
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima. Ressalto a importância de realizar um trabalho multidisciplinar envolvendo professores, pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e demais profissionais que estejam ajudando no tratamento de sua filha. Cada um em sua área podem ajudar/colaborar para o melhor desenvolvimento de sua filha.
É importante que compreendamos, cada individuo possui um processo único de aprender. Mesmo não estando no que é "esperado" para sua idade, não cabe firmar diagnósticos ou limitar suas potencias frente suas dificuldades. Uma boa avaliação psicológica a da fono podem auxiliar a intervir de maneira humana e respeitosa nos processos de aprender da criança.
Não se pode afirmar nada sem antes uma série de avaliações. Sugiro que procure fazer uma avaliação neuropsicológica e também uma avaliação com uma fonoaudióloga.
É possível que sim. A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e interpretar palavras. Se a sua filha tem dificuldade em ler e soletrar mesmo com ajuda, ela pode ter dislexia. É importante que ela seja avaliada por um profissional da área da saúde para que seja feito um diagnóstico correto.
As dificuldades de aprendizagem podem envolver diversos fenômenos, o mais indicado é que sua filha seja avaliada por um profissional da saúde, que irá realizar uma avaliação detalhada para investigar as dificuldades de aprendizagem o quanto antes.
o mais indicado para sua filha seria ela ser submetida a um psicodiagnóstico, onde ela será submetida a uma avaliação completa.

Especialistas

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Quezia Marinho

Quezia Marinho

Fonoaudiólogo

Maceió

Mayná Leal

Mayná Leal

Psicopedagogo

Manaus

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Transtornos de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.