Tenho uma filha de 8 anos que não come carne desde pequena,ela só come pastel de carne moída mas ela

9 respostas
Tenho uma filha de 8 anos que não come carne desde pequena,ela só come pastel de carne moída mas ela acha que não é carne;isso esta piorando por que agora ela não fica mais perto de quem esta comendo carne,se ela ver que a pessoa comeu não pega na mão e até pede pra pessoa lavar a mão o que fazer?
Sugiro que busquem psicoterapia (pois a dificuldade é da família, não da criança), seja individual para você ou familiar para vocês duas.

Na individual você poderá expor a situação em sua complexidade buscando a orientação do psicólogo para lidar com esta questão.

Na psicoterapia de família irão as duas para as sessões, com variações entre os terapeutas desta área (as vezes vai primeiro a mãe, depois as duas juntas, etc.), com isto, haverá a possibilidade de você aprender outras formas de lidar com isto; enquanto a sua filha, em contato direto com o psicoterapeuta poderá conversar sobre esta questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O fato de sua filha ao 8 anos não comer e não chegar perto de alguém que coma, pode ser uma situação perfeitamente norma. Não gostamos de tudo , provavelmente ela não goste carne e a pé as isso. Possa gostar de frango, peixe ... Ok. Ofereça outro tipo de pó treinava veja o que a o acontece. Parece me apenas uma questão de gosto, apenas isso. Vale a pena observar. Abraços. Lucinda Costa
Não considero normal o fato de ela querer se afastar de quem comeu carne, ao ponto de não querer tocar na pessoa e precisar lavar as mãos se tal fato acontecer. Procure ajuda psicológica urgentemente.
Sobre ela não querer comer carne, isso sim, pode ser normal, uma questão gosto pessoal.
Não gostar de carne é questão de gosto pessoal. O que precisa ser observado é se a intensidade dessa recusa pode caracterizar uma fobia. Acho que vale a pena uma consulta com os pais e depois com a criança já que, uma preocupação dos pais sempre faz sentido.
Penso que a questão que preocupa é o fato dela não ficar mais perto de quem come carne. Acredito que seria interessante levantar as possíveis causas dela se afastar dessas pessoas. Acredito ainda que pode-se perguntar a ela o por quê e se ela não poderia rever essa atitude/opinião. Mas acredito que um profissional se faça necessário pela delicadeza do caso.

abc

Danilo Alves da Cruz
Olá, como apontado anteriormente, se sua filha tiver uma dieta variada a carne pode não fazer falta. Todavia, é curioso essa esquiva e evitamento de contato com as pessoas que tiveram contato com esse alimento. Penso que investigar com profissionais mais a fundo essa questão seja necessário porque pode se tratar de um início de transtorno obsessivo compulsivo.
Considero normal o fato de sua filha não gostar ou não querer comer carne, pois pode ser apenas uma questão de gosto mesmo. No entanto, acho interessante ser observado a questão da recusa em tocar ou ficar perto de quem come carne. Considero importante um acompanhamento psicoterapêutico tanto para a criança, como para os pais para que tenham um espaço para falar dessas preocupações, assim também como um nutricionista que fará uma base nutricional para a criança de acordo com suas necessidades diárias.
...a consulta com um psicanalista pode ajudar a entender o que acontece com ela. O processo psicanalítico investiga a origem (trauma) dos sintomas do dia a dia, como por exemplo essa aversão a carne.
O comportamento de se afastar e não querer tocar em pessoas que estão comendo ou que comeram carne é preocupante. Fato que ocasiona vários problemas, principalmente no relacionamento social. Procure um psicólogo para avaliar se tal comportamento refere-se a TOC e iniciar a psicoterapia para ajudar a criança a superar esse problema.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.