Tenho uma filha de 5 anos que tem apresentado um comportamento de perfeccionismo e auto cobrança, um

9 respostas
Tenho uma filha de 5 anos que tem apresentado um comportamento de perfeccionismo e auto cobrança, um simples desenho que não saiu como a mesma planejava ocasiona em um comportamento auto punitivo. O que devo fazer nesse tipo de situação?
Olá, não considere isso como um problema grave. Um psicologo especialista em comportamento infantil pode fazer um diagnostico preciso e lhe ajudar a ter melhor compreensão quanto ao auxilio e tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Quando percebemos algo que traz sofrimento ao sujeito, no caso sua filha de apenas 5 anos, é importante procurar um profissional para que ela tenha um espaço para elaborar alguma dificuldade que está tendo.
Normalmente a criança reproduz algum sintoma familiar, mas não necessariamente, seria interessante procurar um psicólogo para entender esse comportamento e sofrimento e a partir daí poder mudar a situação.
Acho que um psicólogo infantil que tenha uma atuação com a família seria muito bom para um diagnóstico da situação. E de qualquer maneira seria muito bom que vc tenha orientação de como lidar com sua filha nessa situações, por que, com certeza vc está sofrendo e insegura de como proceder.
Caro(a) paciente, um comportamento desse tipo numa criança de 5 anos pode ser uma maneira de ela dizer que algo está errado, e como ela não sabe ainda elaborar os pensamentos e se expressar, usa coisas deste tipo para dar "um grito de socorro", se me entende. Aconselho que procure um psicólogo ou um psicanalista sem demora.
Um abraço.
A criança busca formas de ser aceita por aqueles que os cercam. Provavelmente a autoestima desta criança está fragilizada, pois ela parece se cobrar muito, se ela não fizer o desenho da forma desejada teme ser criticada e/ou rejeitada. Ela parece não aceitar os próprios erros e desta forma, ela mesmo faz seu próprio castigo. Necessário buscar um psicoterapeuta infantil para a família avaliar o que leva a criança a colocar-se desta maneira. A psicoterapia irá mostrar para essa criança que ela pode ser autoconfiante e aceitar os próprios erros.
Olá! É importante que as crianças se sintam valorizadas pelo que são, e não somente pelo que fazem, e sintam segurança para se permitir tentar, e assim acertar e errar. É preciso refletir sobre o contexto familiar e escolar em que a criança está inserida; será que são transmitidas expectativas altas demais e não condizentes com a fase do desenvolvimento dela? Importante deixar claro para a criança que ninguém é perfeito e que todos aprendem com seus erros, os adultos também; e que o importante pra ela é o esforço, e não o resultado final. Iniciar na infância um pensamento rígido de que se tem que fazer tudo perfeito e que se não fizer será catastrófico dificulta com que a criança se desenvolva livremente e se adapte a diferentes situações. Se surgirem dificuldades procure um psicólogo infantil, os pais também são orientados no processo terapêutico. Boa sorte!
Acho que sua filha precisa de ajuda pois está demonstrando sinais de ansiedade. É preciso investigar se não houve excesso de cobrança sobre ela por parte dos adultos que a cuidam ou se a escola (ou creche) está sendo vista no momento como ambiente de pressão.
Busque uma avaliação profissional. Um psicólogo infantil pode identificar o nível desta auto cobrança e lhe orientar se está ou não dentro de uma normalidade. Caso não esteja, ainda assim não é motivo e muita preocupação, pois um acompanhamento psicoterápico (com especialista infantil) com certeza ajudará na adaptação e ajuste do comportamento.
Abraço.
Procure abraçá-la quando a vir agindo assim. Diga à ela o quanto é importante errar para aprender. De como você um dia já errou. Como se sentia. E procure conversar muito gentilmente sempre que a vir tendo essas atitudes. Cometa erros na frente dela e mostre como é possível rir de si e simplesmente refazer. O exemplo é única forma de educar uma criança :)

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.