Tenho uma filha de 11 anos, ela desde os 4 mais ou menos começou a não falar com pessoas fora de casa,

11 respostas
Tenho uma filha de 11 anos, ela desde os 4 mais ou menos começou a não falar com pessoas fora de casa, ai quando começou no 1 ano começou a minha angustia, ela demorou pra ser alfabetizada e até hoje no 6 ano não fala na escola e nem com pessoas fora de casa, acha que tem mutismo seletivo ?
A sua filha ainda não procurou nenhum profissional que fosse capaz de analisar o caso? Se sim quais foram as hipóteses diagnósticas? Se não, o caso precisa ser analisado para que possamos construir um hipótese diagnóstica estrutural e diferencial para darmos direção do tratamento. É difícil dizer sem mais dados, sobretudo, informações que precisam ser analisados sob transferência. Contudo seria interessante investigar a relação da criança com a função paterna, e digo função paterna pois não se trata da figura paterna mas daquilo que separa e depois privará a mãe da criança. Lembremos de que quando a mãe, sabendo que o filho já está bem alimentado com seu leite, tira o seio da boca do bebê, este chorará inaugurando o processo de linguagem oral.

Prezado(a)

Recomendo a sua filha, psicoterapia cognitivo comportamental, pois é uma linha de atuação que vai direto ao foco do problema e como você disse, já faz algum tempo que ela vem apresentando essa anormalidade.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza
Muitos transtornos infantis apresentam a dificuldade na comunicação, inclusive transtornos do espectro autístico. Um diagnóstico preciso éfundamental para não perder mais tempo. A criança precisará de intervenções de equipe multidisciplinar: psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga e psicopedagoga.
É muito importante que sua filha seja avaliada por um especialista, de preferência um médico psiquiatra (melhor que tenha especialização em psiquiatria da infância). O quanto antes essa avaliação for realizada melhor, parece que além do mutismo ela também apresentou algumas dificuldades de socializar. Algumas alterações de comportamento devem ser avaliadas em conjunto, independente do diagnóstico, se houver necessidade de tratamento, é importante que a sua filha o receba o mais rápido possível, para evitar danos ao desenvolvimento.
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Fica complicado tentar responder sua pergunta, sem antes analisar o caso mais profundamente, pois poderemos aqui apontar um 'diagnóstico' não verdadeiro. É de extrema importante procurares uma ajuda profissional para que dê o devido acompanhamento para sua filha. Só após passar por um profissional realmente terás certeza do que está causando este sintoma em sua filha.
Bom dia. Antes de qualquer consideração. é preciso esclarecer que todo e qualquer diagnóstico deve ser dado à pártir de uma análise profundo de fatores que levam à tal comportamento. É possível dizer, no entanto, que existe algo no comportamento de sua filha que precisa ser analisado e que com certeza ela também sofre por não estabelecer relaçôes sociais saudáveis,uma vez que o comportamento que você descreveu não é considerado normal para uma criança na idade dela. Procure o quanto antes um psicopedagogo ou psicólogo para que seja feita um trabalho de investigação e intervenção junto à sua filha, pois o fato de ela não se relacionar socialmente gera ansiedade e desequilíbrio emocional em sua criança.
Olá! É importante um trabalho multidisciplinar, ja atendi uma criança que começou a falar com 7 anos, onde fazia tratamento com fono, neuropediatra e comigo... a avaliação Psicoeducacional, pode identificar o QI da criança e os fatores emocionais, os quais podem estar relacionados ao desenvolvimento e bem estar desta. Com a avaliação de varios profissionais pode -se perceber melhor um diagnostico e traçar o melhor caminho de tratamento. Att.. Psic. Francieli Kureke
Recentemente passei a atender duas irmãs gêmeas (11 anos), com excelente desempenho escolar, aparente bom relacionamento em casa, mas que apresentam mutismo seletivo desde os 6 anos. Estamos investigando com médicos e neuro-psicólogo na tentativa de identificar melhor as causas e definir um tratamento. Com relação à textos científicos no exterior, muitos apontam para excesso de ansiedade, tumidez e perfeccionismo, mas não foi possível identificar uma linha ou conjunto de técnicas, procedimentos ou recursos que indiquem sucesso, cada caso foi único e seus resultados igualmente diferenciados. Acredito que o acompanhamento multidisciplinar pode ajudar e a atenção deve ser dada inclusive à família (aqueles com quem elas falam), pois o comportamento geral pode ser um dos fatores que mantem e reforçam a não necessidade de falar.
Bom dia.
Quando você passa por consulta pediatra, o que o profissional fala e orienta?
Te orientaria a procurar um especialista (psiquiatra, neurologista) pra ser avaliada. Onde o mesmo, irá solicitar alguns exames clinicos e pedir que passe por outros profissionais (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo).
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Rosa
Acontecem reações semelhantes em crianças que costumam ou costumavam dormir junto com os pais. Sua filha dorme ou dormia com algum adulto? Se sim, seria bom ela começar a dormir em seu próprio local e buscar um acompanhamento psicoterápico.
Ola procure um psicologo com certeza vai pode lhe ajudar e orienta-la. Como voce relata período de 4 anos é uma fase muito importante para criança desenvolvimento da personalidade dela, se caso nesse período ocorreu algo com ela, muitas vezes futuramente ela deverá ter esses medos e ansiedade. Um psicologo lhe ajudara, e também ter uma qualidade devida agora e o futuro. Abraço