Tenho uma filha de 10 anos e percebo que ela desde que começou a estudar tem bastante dificuldade de

19 respostas
Tenho uma filha de 10 anos e percebo que ela desde que começou a estudar tem bastante dificuldade de atenção ( relatados pelos professores das escolas ), uma certa dificuldade em manter amizades também já que por vezes ela entra em assuntos aleatórios, diferente do que está sendo falado. Quando vai falar sobre algo que ocorreu, tende a se perder no assunto ou dar detalhes que não são tão relevantes e/ou objetivos , entre outras coisas. Gostaria de saber se é possível que ela tenha TDAH ( mesmo não sendo tão hiperativa) e como posso colaborar para que ela tenha um desenvolvimento melhor, pois vejo que por vezes ela se sente muito sozinha por não conseguir manter suas amizades , assim como por nao conseguir acompanhar as atividades na escola .
Como posso descobrir se pode ser TDAH ? A quem devo recorrer?
Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, psicoterapia e intervenções educacionais.

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Olá! Existem vários quadros que podem ter esses sintomas que você relatou. É possível que seja TDAH ou outro diagnóstico. Nem sempre o TDAH tem a hiperatividade aparecendo em forma de agitação motora. É importante fazer o diagnóstico diferencial para buscar o tratamento mais adequado. Eu recomendo fazer uma avaliação neuropsicológica para tirar essa dúvida e buscar tratamento psicológico/psiquiátrico a partir disso.
Olá, sobre a situação da sua filha. Há muitos quadros que podem gerar problemas de atenção e dificuldade de socialização. Primeiramente acho que seria importante uma avaliação com neurologista para descartar qualquer quadro neurológico. Caso não haja nenhum comprometimento neurológico é importante procurar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar o quadro e entender melhor o que está acontecendo. Acredito que a melhor forma de ajudar no momento é procurando os profissionais adequados para avaliação e conversar com sua filha no sentido de acalmá-la explicando que você está junto com ela, que ela não está sozinha e que vocês irão procurar ajuda para entender melhor essas dificuldades.
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Olá! Você pode recorrer a um neurologista ou psiquiatra infantil para que seja feio um diagnóstico médico. Aliado a isso, sempre oriento que os pais necessitam de serem acolhidos, antes mesmo que a criança seja atendida, ou ao mesmo tempo em que ela inicia um tratamento. Isso porque, os pais ficam ansiosos e pela preocupação com o estado do filho, tendem a se perder na ansiedade. Assim, ou exacerbam a condição apresentada, ou podem até negligenciar, sem perceber. Isso devido às próprias atividades cotidianas como trabalho, cuidados com outros filhos (se houver), demandas domésticas, familiares, enfim. Por isso, sugiro que possa inicialmente buscar uma Orientação parental e poder direcionar suas ações mais apropriadas com relação à filha.
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Olá! É importante observar os sinais de dificuldade de atenção que sua filha apresenta, pois esse é um dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mesmo que não haja hiperatividade evidente.
Para determinar se ela tem TDAH, é recomendável procurar a avaliação de um profissional de saúde mental especializado.
A realizarão de uma avaliação neuropsicológica é importante para realizar um rastreio para confirmar ou refutar o TDAH e podendo até indicar uma outra condição para o problema relatado .
Oi!

O TDAH pode se manifestar de 3 maneiras: predominantemente desatento (onde a desatenção prevalece), predominantemente hiperativo (onde a hiperatividade prevalece) e o misto (onde há desatenção e hiperatividade juntos). Então é possível que ele se manifeste sem a hiperatividade.

Para avaliar se sua filha tem TDAH, pode levá-la a um psicólogo ou neuropsicólogo (profissional da área de psicologia que realiza testes psicólogos, então ele vai avaliar a atenção e outras funções cognitivas através de testes), pode passar por psiquiatra e/ou neurologista. É importante que busque esses profissionais voltados para a área infantil para que a avalição seja feita da melhor forma! Um abraço!
Sim, é possível que sua filha tenha TDAH do tipo desatenta, ou seja, sem hiperatividade.

É importante que você procure um neuropsicólogo para avaliar e te auxiliar no diagnóstico. A desatenção também pode ser sinal de outras questões e não necessariamente o TDAH.

O primeiro passo é fazer uma avaliação para identificar de fato o que acontece com sua filha e, desta forma, tanto você quanto a escola saberem os melhores recursos para conduzir a aprendizagem e desenvolvimento dela
Olá! Pelo que descreveu pode ser este diagnóstico, entretanto, recomendo agendar uma avaliação neuropsicológica que vai te fornecer mais detalhes e orientar os próximos passos. Importante também observar a quantidade de horas que sua filha dorme, tempo de tela, alimentação e prática de exercício físico. Boa sorte! Você já deu o primeiro passo buscando orientação por esta plataforma .
Olá! Você pode iniciar a investigação com um neurologista ou neuropsicóloga. Após a avaliação e definição do diagnóstico terá o tratamento com os profissionais adequados como psicólogo, psicopedagogo, entre outros, conforme a necessidade.
Boa tarde!
Parece muito um comportamento de TDAH que muitas vezes vem sem a hiperatividade.
Crianças com TDAH tende a uma autoestima baixa por sempre estar "fora do padrão".
O TDAH precisa ser diagnosticado para ser acompanhado.
Existem técnicas e ferramentas para ajudar.
O sentimento da criança costuma ser de inadequação.
Busque uma avaliação
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Antes de mais nada, entendo ser necessária uma avaliação psicológica adequada, com profissional habilitado, haja vista os sintomas estarem presentes em diversos outros transtornos, podendo ainda ocorrer uma comorbidade, ou seja, coexistirem dois ou mais transtornos em um mesmo indivíduo, apresentando sintomas muito parecidos. Feita a avaliação e constatando-se o TDAH, recomendável o tratamento multidisciplinar, com psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
olá como vai?
É compreensível sua preocupação com a dificuldade de atenção e outras questões que sua filha está enfrentando na escola e em suas relações sociais. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode se manifestar de diferentes formas, não sendo necessariamente acompanhado de hiperatividade.

Para determinar se sua filha pode ter TDAH ou qualquer outro desafio de aprendizado, é importante buscar a avaliação de profissionais especializados. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar:

Consulta com um Pediatra ou Psiquiatra Infantil: Um médico especializado pode realizar uma avaliação inicial e, se necessário, encaminhar sua filha para avaliação mais detalhada.

Avaliação Psicológica: Um psicólogo clínico ou neuropsicólogo pode realizar testes e avaliações específicas para identificar possíveis dificuldades de atenção, concentração e outras habilidades cognitivas.

Avaliação Escolar: Conversar com os professores e a equipe escolar pode fornecer informações valiosas sobre o comportamento e desempenho de sua filha na sala de aula.

Observação em Diferentes Ambientes: Além da escola, é importante observar o comportamento de sua filha em casa e em outras situações sociais para obter uma visão mais abrangente de suas dificuldades.

Se a avaliação confirmar que sua filha tem TDAH ou qualquer outra dificuldade de aprendizado, há várias maneiras de ajudá-la a lidar com isso:

Tratamento Multidisciplinar: O tratamento do TDAH geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir terapia comportamental, apoio educacional, e em alguns casos, medicação.

Lembre-se de que cada criança é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Portanto, é importante ser paciente, compreensivo e buscar apoio adequado para ajudar sua filha a prosperar. Te desejo um feliz dia!!!






Olá, o seu acolhimento e dedicação em ajudar sua filha são muito importantes. Os sintomas do TDAH podem ser identificados a partir dos 6 anos, como dificuldade de atenção, de organização, hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico é fundamental para que sua filha receba o apoio necessário e se desenvolva sem afetar sua autoestima. Ele é feito de forma multidisciplinar, abrangendo as áreas da psiquiatria, psicologia e psiquiatria. Acredito que o primeiro passo é procurar ajuda profissional para o diagnóstico correto. Em seguida, proporcionar atendimento psicológico para ajudar sua filha a se organizar e lidar com as dificuldades advindas do transtorno, se for o caso. Quanto a ter ou não hiperatividade, existe um subtipo do TDAH que é o desatento, sem hiperatividade, muito comum em meninas. Um grande abraço.
boa tarde, procure uma neuropsicóloga na sua região. Ela vai fazer uma avaliação para detectar se ela tem realmente o tdah. Fico a disposição.
TDAH esta relacionado a questões emocionais, especialmente traumas emocionais. Atendo muitos pacientes que já passaram por avaliação neurológica e cognitiva, que vem com o diagnostico. Então, acredito para um tratamento completo ser essencial olhar a parte emocional e dinâmicas de relacionamento. Apenas para diagnostico pode ser uma avaliação psicológica com testes adequados.
É compreensível estar preocupada com sua filha, especialmente diante dos sintomas relatados pelos professores. Dificuldades de atenção, impulsividade em mudar de assunto e problemas em manter amizades são indicativos que podem sugerir a possibilidade de TDAH, mesmo sem hiperatividade visível.

Para confirmar um diagnóstico, é aconselhável procurar um psicólogo ou psiquiatra infantil especializado. Eles realizarão uma avaliação detalhada, incluindo entrevistas com os pais, observação do comportamento da criança e possivelmente testes psicológicos específicos.

Além disso, é importante manter uma comunicação aberta com a escola para entender melhor o desempenho da sua filha e quais apoios adicionais ela pode precisar. Estratégias de manejo e intervenções baseadas em TCC podem ser desenvolvidas para ajudá-la a lidar melhor com os desafios do TDAH, tanto em casa quanto na escola.

Com o suporte adequado e intervenções apropriadas, você pode ajudar sua filha a desenvolver habilidades necessárias para superar esses desafios e promover seu bem-estar emocional e acadêmico.
Olá. O primeiro passo é buscar uma avaliação neuropsicológica. A avaliação é feita por uma psicóloga e uma análise detalhada poderá dizer se o perfil da sua filha é compatível com o TDAH ou não. Existem três tipos de apresentações: (1) apresentação combinada (desatenção + hiperatividade), (2) predominante hiperativa e (3) predominante desatenta. Para além do diagnóstico, o melhor caminho é buscar uma boa avaliação e investigar as causas, pois podem ser outras situações que estão desencadeando a falta de atenção e as dificuldade com os amigos.
É muito compreensível a sua preocupação com o desenvolvimento de sua filha, principalmente com os sinais que você está percebendo, como dificuldades de atenção, dificuldades em manter amizades e o modo de se comunicar. A possibilidade de ela ter TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é algo que pode ser investigado, mas é importante lembrar que não é necessário ter hiperatividade para ser diagnosticado com TDAH — muitas crianças com TDAH têm predominantemente dificuldades de atenção (sem a parte da hiperatividade).

TDAH pode se manifestar de diferentes formas:
O TDAH é caracterizado principalmente por três tipos de sintomas:

Desatenção: A dificuldade de se concentrar em atividades por um longo período, esquecer detalhes, perder objetos, ter dificuldades em seguir instruções e manter o foco.

Hiperatividade: Um comportamento de inquietação, movimentação constante ou dificuldade em ficar parado. No caso de sua filha, você mencionou que ela não é hiperativa, o que indica que o foco poderia estar na desatenção.

Impulsividade: Dificuldade em controlar impulsos, interromper os outros ou agir sem pensar nas consequências.

Possíveis sinais de TDAH que você mencionou:
Com base no que você observou, alguns dos sinais de sua filha que podem estar relacionados ao TDAH incluem:

Dificuldade de manter o foco nas aulas ou conversas (entrar em assuntos aleatórios).
Dificuldade em organizar as informações ou se perder ao contar uma história, indo para detalhes irrelevantes.
Desatenção em atividades escolares, o que pode interferir no desempenho acadêmico.
Dificuldade em manter amizades e, possivelmente, se sentir sozinha, o que pode ser um reflexo da dificuldade de se comunicar de maneira fluída e de manter a atenção durante as interações sociais.
Vale lembrar que nem todo comportamento de desatenção é TDAH. Crianças podem ter dificuldades em se concentrar por vários motivos, incluindo um ambiente escolar muito exigente, falta de interesse nas atividades, problemas emocionais ou mesmo fatores de desenvolvimento normal.

O que você pode fazer para ajudá-la:
Buscar um diagnóstico especializado: O primeiro passo seria procurar um profissional especializado para realizar uma avaliação detalhada. A avaliação de TDAH geralmente envolve entrevistas com os pais, questionários, observações comportamentais e, em alguns casos, testes neuropsicológicos. O diagnóstico é feito por um psiquiatra infantil, psicólogo ou neuropediatra.

Avaliação do contexto escolar: Uma análise mais detalhada do ambiente escolar, que você já mencionou ser uma área em que ela enfrenta dificuldades, também é essencial. Conversar com os professores, pedir para que eles observem mais de perto o comportamento dela e relatar essas dificuldades pode ajudar a traçar um diagnóstico mais claro.

Colaborar para melhorar o desenvolvimento acadêmico e social: Independentemente do diagnóstico, existem várias maneiras de ajudar sua filha:

Criar um ambiente estruturado: Crianças com TDAH podem se beneficiar de uma rotina bem definida. Ajude-a a organizar o tempo e as tarefas, criando listas e calendários visuais.
Reforçar positivamente: Celebre os pequenos sucessos dela, reconhecendo seus esforços. Isso pode aumentar a autoestima dela, principalmente no ambiente social.
Atividades que ajudem na atenção: Jogos que estimulem a concentração e habilidades cognitivas podem ser benéficos.
Desenvolver habilidades sociais: Se ela tem dificuldades para manter amizades, atividades como grupos de interação ou até mesmo um apoio psicoterapêutico podem ajudar. Ensinar estratégias de comunicação e como lidar com os outros pode melhorar suas relações interpessoais.
Considerar apoio terapêutico: Além de um diagnóstico, um psicólogo ou terapeuta ocupacional especializado pode ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais, aprender a focar melhor em atividades e lidar com os desafios emocionais e sociais de maneira mais eficaz.

A quem recorrer para o diagnóstico de TDAH:
Para investigar um possível diagnóstico de TDAH, você pode procurar:

Psiquiatras infantis ou neuropediatras: Eles podem conduzir a avaliação clínica e, se necessário, encaminhar para tratamentos, como medicação (se houver indicação).
Psicólogos especializados em avaliação neuropsicológica: Eles podem realizar testes e observações para ajudar a diagnosticar TDAH.
Professores e educadores: Eles podem colaborar no processo, fornecendo relatórios e observações sobre o comportamento da criança na escola.
Pediatras: Podem ser o ponto de partida para encaminhamentos para especialistas.
Conclusão:
É possível que sua filha tenha TDAH, mas para ter certeza do diagnóstico, é necessário procurar um especialista que possa realizar uma avaliação detalhada. Enquanto isso, focar no apoio emocional e acadêmico, trabalhando com ela para melhorar sua autoestima, habilidades sociais e organizacionais, ajudará muito. Além disso, uma avaliação precoce permitirá que a criança tenha o suporte necessário para desenvolver suas habilidades e lidar melhor com os desafios, evitando que a situação se agrave.

Se precisar de mais informações ou ajuda sobre esse processo, fique à vontade para perguntar!
É compreensível sua preocupação com o desenvolvimento da sua filha, especialmente quando há dificuldades persistentes na atenção e na socialização. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode se manifestar de diferentes formas, e nem sempre a hiperatividade está presente. Em alguns casos, a desatenção é o sintoma predominante, dificultando a concentração, a organização e a comunicação.

Para entender melhor o que está acontecendo, o ideal é procurar um neuropsicólogo ou um neuropediatra. O diagnóstico de TDAH envolve uma avaliação clínica detalhada, considerando o histórico escolar e familiar, além de possíveis testes neuropsicológicos. Um psicólogo especializado também pode auxiliar na adaptação da rotina e no fortalecimento das habilidades sociais e acadêmicas dela.

A psicoterapia pode ajudá-la a desenvolver estratégias para lidar com desafios emocionais e acadêmicos, além de promover maior autoconfiança. Buscar apoio profissional é um passo importante para garantir que ela tenha um desenvolvimento saudável e equilibrado.

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