tenho uma FE de 31% quais a principais causas? alem dos medicamentos tem algum outro tratamento? cor

2 respostas
tenho uma FE de 31% quais a principais causas? alem dos medicamentos tem algum outro tratamento? corro risco de vida?
Olá, muitas perguntas complexas. Poderíamos conversar horas sobre isso, mas vamos lá. Resumidamente, as causas de insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida (<45% em alguns estudos, <35% em outros) são: hipertensão de longa data, doença coronariana, idiopática ou genéticas (cardiomiopatia hipertrófica em fase dilatada, ou cardiopatia dilatada familiar...), por doença valvar (problema estrutural nas valvas cardíacas), por etilismo, por amiloidose, enfim, muitas causas. Por isso sua investigação inclui uma anamnese detalhada, alguns exames laboratoriais, exames de imagem e outros.
Quanto ao tratamento, temos muitos estudos com diversas medicações que demonstram redução de mortalidade, que demonstram inclusive remodelamento reverso, que é a recuperação parcial da função cardíaca, então é muito importante tomar os remédios direitinho. Além deles, levar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, praticar atividades físicas (conforme orientação médica) também reduz mortalidade, além de conferir maior qualidade de vida.
Quanto a risco de vida, antes de se preocupar com isso, vá ao médico, converse, talvez seja necessário repetir o exame, ajustar medicações... Pacientes convivem com a insuficiência cardíaca por anos e anos, ainda mais quando tomam as medicações direitinho e seguem os conselhos dos médicos e profissionais de saúde. Não se desespere. Cuide-se.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente, Camilla Callado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com a colega e com a fração de ejeção de 31% há um risco cirúrgico elevado e nesses casos o tratamento com medicamentos é o mais indicado. E como já relatado pela colega, hoje em dia existem diversas medicações que ajudam no tratamento do paciente com insuficiência cardíaca e o mais importante será reduzir ingestão de líquidos em excesso, redução do sal da dieta, etc. Entretanto, esses ajustes deverão ser personalizados.

Especialistas

Antônio Vitor Almeida Bastos

Antônio Vitor Almeida Bastos

Cardiologista

Belém

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Neide Feldhaus

Neide Feldhaus

Intensivista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.