Tenho uma dúvida. A pessoa que costuma falar tudo na cara, tudo que pensa sem se importar se vai con

20 respostas
Tenho uma dúvida. A pessoa que costuma falar tudo na cara, tudo que pensa sem se importar se vai constranger, humilhar ou se vai afetar psicologicamente a pessoa tem algum problema psicólogico ou é parte da personalidade ?
Olá! Os profissionais que podem realizar adequadamente um diagnóstico de transtorno de personalidade são clínicos gerais, neurologistas, psiquiatras e psicólogos. Eles podem identificar se o sujeito tem traços característicos de um transtorno por meio de uma avaliação mental, análise de histórico médico e gravidade dos sintomas experienciados. A terapia é a principal forma de tratamento de pessoas que sofrem com esse transtorno. Mesmo que o foco desse processo seja sempre controlar os sintomas, cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente. A terapia também ajuda a pessoa a se tornar mais flexível e perceber como interpretam situações de sua vida, padrões de comportamento que prejudicam seu cotidiano, afetam o seu convívio e suas percepções de si mesmas e do mundo. Todos precisam de ajuda, somos seres interdependentes uns dos outros e pra que se conviva, é preciso que viva bem! Forte abraço!

Olá!

Entendo que qualquer suposto tipo de "desvio" de comportamento precisa ser entendido, antes de tudo, dentro de um contexto maior, considerando elementos como, por exemplo, a formação, a história de vida, as relações e a personalidade dessa pessoa à qual se refere. Há possibilidades de se tratar de um transtorno, mas não devo deixar de levar em conta que existe um protocolo imenso que deve ser seguido para se chegar a essa tão complexa conclusão.

Por outro lado, posso afirmar que a convivência humana apresenta seus desafios e que, muitas vezes, tendemos a acreditar que aqueles que pensam e agem diferentemente de nós podem apresentar "problemas" ou questões que supostamente precisariam ser resolvidas por intermédio de um tratamento específico. Na maioria delas, questionamos, inclusive, a base de referências desse indivíduo e criticamos qualquer atitude sua que não seja compatível com nossa forma de entendermos a situação que se apresenta e também sobre como agiríamos em seu lugar.

Obviamente, não estou justificando e nem mesmo acredito que atitudes como essa sejam passíveis de muita compaixão. Existe, de fato, uma enorme diferença entre sermos autênticos diante dos outros, agindo adequadamente de acordo com nossas próprias emoções, e sermos grosseiros e afetivamente irresponsáveis.
Entretanto, consigo perceber como e quanto que estar perto dessa pessoa parece fazer mal a você. De algum jeito, a postura dela(e) deve ter encontrado uma brecha para ter lhe atingido, de algum modo. Entendo que cada um de nós temos nosso papel perante as relações que estabelecemos com o Mundo, mas não por isso devemos querer nos forçar a permanecer lado a lado com aqueles que, definitivamente, não nos fazem nada bem.

Vamos ampliar isso um pouco mais, juntos?
Estou aberto a te receber pra encontrarmos maneiras de amenizar o impacto dessa convivência na sua vida.
Obrigado por compartilhar sua questão conosco.
Um abraço forte!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Olá! A tendência de falar tudo o que pensa sem se importar com as consequências pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo aspectos da personalidade, experiências de vida, habilidades sociais e, em alguns casos, problemas psicológicos subjacentes. A maneira como uma pessoa se comporta e se comunica pode ser moldada por diferentes fatores psicológicos e socio-econômicos.
Olá, os sintomas relatados podem estar associados a diversos fatores, tanto questões de transtorno como da personalidade também... o ideal é que se isso é algo que influencia de forma negativa a vida da pessoa ela busque por um acompanhamento psicológico para entender melhor esses comportamentos, para tentar resolver a situação e controlar esses impulsos se possível.
Ola, como vai voce?
Olha, lendo os sintomas relatados por voce, nao tem como fazer diagnostico pelo seu relato. Conseguimos alguns apontamentos. FAtores sociais, biologicos e histórico da pessoa podem influenciar o comportamento dela.
Algumas vezes essas pessoas já sofreram muito e por isso buscam comprotamentos como total sem limite- sem se importar aparentemente com o outro, como forma de se defender, como uma armadura mesmo frente a vida. Acabam com isso apenas afastando mais as pessoas dela. PRa isso a busca de um apoio psicologico pode ser fundamental para essas pessoas conseguirem, no processo psicoterapeutico, abrirem mao do controle e irem diminuindo suas defesas frente a vida.

Recomenda-se que essa pessoa busque ajuda psicológica para ela mesma se entender dos motivos por ter esse comportamento. MAs pra isso ela que tem que QUERER mudar. Ela quer? Entendo que pode ser difícil a convivência com uma pessoa assim. Por isso que também aconselho que se esta difícil pra voce em lidar também, que possa buscar ajuda psicológica pra vc.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá, boa noite! Acredito que os pontos principais já foram esclarecidos pelos colegas. Acrescento que essa ausência de filtro e impulsividade descritas por você podem ser sintomas de algum transtorno mental; falta de tato social e/ou imaturidade emocional.
Olá, a tendência de falar tudo na cara, sem se importar com as consequências emocionais dos outros, pode ser influenciada por vários fatores. Profissionais de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, podem avaliar a situação de forma mais aprofundada, levando em conta o contexto e outros aspectos da personalidade e comportamento da pessoa. Dependendo da situação, os profissionais de saúde mental podem fornecer as devidas orientações sobre quais profissionais são importantes para compor o diagnóstico.
As características que você citou podem estar presentes em psicoses ou em transtornos como o narcisista, por exemplo, embora não sejam, nem de longe, suficientes para fechar diagnóstico. Pessoas ditas "normais" também eventualmente se tornam "sincerões de plantão", seja por personalidade ou por aquisição de padrões de pensamento e de comportamento do decorrer das suas histórias (geralmente é uma composição de fatores). A Psicoterapia é importante para que essa pessoa conheça seu modo de funcionar, entenda que sua verdade não é a única no mundo, perceba os prejuízos em seus relacionamentos por desrespeitar os outros ao falar sem filtro tudo o que quer, sem empatia, não se importando com os sentimentos alheios e com o modo de dizer. Se você é quem convive com essa pessoa desrespeitosa, também é bom fazer algumas reflexões sobre o seu jeito de enfrentar a situação: precisa mesmo continuar convivendo ou pode se afastar? Consegue falar repetidas vezes, assertivamente, que lhe incomoda o modo dela se referir a você? Pode dizer a ela quais sentimentos esse comportamento dela provoca em você? É capaz de impor limites e impedir que a pessoa se dirija a você naquele tom de ora em diante? Neste caso também a Psicoterapia poderá lhe ajudar.
Olá,
Está tendência de falar tudo na cara, sem se importar com as consequências emocionais dos outros, pode ser influenciada por vários fatores: como sociais, comportamental e personalidade, em todos os casos, profissionais da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, podem avaliar a situação de forma mais aprofundada, levando em conta o contexto e outros aspectos da personalidade e comportamento da pessoa. Dependendo da situação, os profissionais de saúde mental podem fornecer as devidas orientações sobre quais profissionais são importantes para compor o diagnóstico e tratamento adequado!
Díficil dizer apenas através das informações da sua pergunta, é preciso investigar mais para ter uma visão mais ampla do que está acontecendo. Se a pessoa é você, minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para entender melhor. Abraço
Olá, fica difícil de dizer o que uma pessoa tem só por algumas características. Temos que ter o cuidado para não sair por aí achando "rótulos de diagnóstico" para todo mundo. Isso pode ser perigoso no sentido de que a pessoa pode usar esse rótulo para justificar suas atitudes. Pode ser que a pessoa tenha sim algum distúrbio, mas também pode ser falta de empatia, de educação, falta de auto conhecimento (aí não sabe lidar com suas emoções e muito menos com a dos outros) ou até mesmo falta de caráter.
É Importante você buscar ajuda de Psicólogo para entender se você possui um Transtorno de Personalidade, ou se é somente uma questão comportamental que necessita de uma adequação. Em ambos os casos é muito eficaz o trabalho psicoterápico para você. Abraço
Olá. É possível que haja alguma questão ou característica de personalidade a ser apurada, sim. Entretanto, não é possível afirmar sem um trabalho com a pessoa que gerou as suas dúvidas. Talvez considerar se já tratou com a pessoa sobre essas dúvidas, de forma clara, comunicando tudo o que sente.
Olá, pode até ser que exista algum tipo de transtorno ou característica de personalidade que façam com que a pessoa se comunique dessa forma; falta de habilidade social (saber como lidar com o outro, o que pode ou nao pode falar; narcisismo (não se importa tanto com o outro); impulsividade (não pensa antes de falar); etc; ou pode ser uma característica da pessoa mesmo... mas se isso te incomoda talvez valha a pena pontuar para a pessoa sobre seu incomodo.
Falar sem filtro, sem considerar os sentimentos alheios, pode ter várias origens, como aspectos da personalidade, experiências de vida e habilidades sociais. Não é necessariamente um problema psicológico, mas se isso causa problemas nas relações, buscar a ajuda de um psicólogo pode ser útil para explorar esses padrões de comportamento e desenvolver uma comunicação mais saudável e empática
Olá, como você está? A pessoa que costuma falar tudo na cara, sem se importar se vai constranger, humilhar ou afetar psicologicamente a outra pessoa, pode estar demonstrando um comportamento que pode ser influenciado por vários fatores.

Pode ser uma característica da personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania. No entanto, é importante notar que esse tipo de comportamento pode ser prejudicial para as relações interpessoais e para a saúde mental das pessoas envolvidas.

A manipulação emocional é um exemplo de comportamento que pode ser prejudicial. Ela ocorre quando uma pessoa usa palavras, gestos ou simulação de sentimentos para influenciar outra pessoa de forma consciente com o objetivo de conseguir o que deseja.

No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental qualificado pode fazer um diagnóstico preciso. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esse tipo de situação, é recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Fico à disposição @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 250
Olá, tudo bem?
Falar tudo o que pensa sem considerar as consequências pode ser um comportamento que reflete tanto aspectos da personalidade quanto possíveis problemas psicológicos subjacentes. Vários fatores podem influenciar esse comportamento, incluindo traços de personalidade, experiências passadas, habilidades sociais e até mesmo questões de saúde mental.

Em termos de personalidade, algumas pessoas têm uma tendência natural a serem mais diretas e francas em sua comunicação, sem filtrar seus pensamentos. Isso pode ser resultado de traços como extroversão, assertividade ou uma abordagem mais "desinibida" da interação social.

No entanto, quando esse comportamento se torna excessivamente prejudicial ou disfuncional, pode ser indicativo de problemas psicológicos. Por exemplo, indivíduos que têm dificuldade em controlar seus impulsos, empatizar com os sentimentos dos outros ou regular suas próprias emoções podem exibir comportamentos de fala impulsiva sem considerar as consequências.

Além disso, certas patologias mentais, como transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade narcisista ou transtorno explosivo intermitente, podem envolver comportamentos impulsivos e falta de consideração pelos outros ao se comunicar.

É importante considerar o contexto específico e a frequência do comportamento para determinar se ele é apenas uma característica da personalidade da pessoa ou se há uma questão subjacente que requer atenção e possível intervenção psicológica. Em muitos casos, a terapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de comunicação mais saudáveis e a explorar as causas subjacentes de seu comportamento.
Olá, espero que esteja bem. A forma como a pessoa expressa suas ideias ou opiniões sem avaliar consequências pode ser compreendida por vários fatores como, por exemplo, como ela aprendeu a lidar com a raiva, frustação, falta de autocontrole e déficit habilidades sociais assertivas. Buscar o autoconhecimento pessoal através da psicoterapia ajudará desenvolver estratégias de autocontrole e habilidades sociais como a assertividade. Fique bem.

A tendência de falar tudo de forma direta e sem considerar os sentimentos alheios pode refletir tanto aspectos da personalidade quanto indicar possíveis problemas psicológicos. Esse comportamento pode estar relacionado a características como franqueza, impulsividade ou dificuldade em modular as próprias emoções, que podem fazer parte da personalidade de uma pessoa. No entanto, quando essa falta de filtro na comunicação causa danos emocionais significativos às outras pessoas, pode ser indicativo de uma falta de empatia ou habilidades sociais subdesenvolvidas, que podem beneficiar de uma intervenção terapêutica.

Uma avaliação mais aprofundada por um profissional de saúde mental, como um psicólogo, seria necessária para determinar se há algum transtorno psicológico subjacente, como transtorno de personalidade ou dificuldades emocionais, que estejam contribuindo para esse padrão de comportamento. Nesse processo, o psicólogo pode explorar a história de vida da pessoa, seus relacionamentos e dinâmicas familiares, bem como fornecer estratégias para desenvolver habilidades de comunicação mais empáticas e assertivas, promovendo relações mais saudáveis e construtivas.
Sabe aquela pessoa que fala tudo na lata, sem filtro? Pode ser um traço de personalidade, como ser super direto e assertivo. Mas, se isso está machucando os outros, pode ser um sinal de algo mais profundo, como dificuldades em regular emoções ou até um transtorno de personalidade. Cada caso é único, e entender o contexto é essencial. Se isso está te incomodando ou afetando suas relações, vale a pena conversar com um profissional para explorar mais a fundo.