tenho uma criança de 3 anos de idade que desde os 6 meses,arranca seu proprio cabelo fazendo ingesta

7 respostas
tenho uma criança de 3 anos de idade que desde os 6 meses,arranca seu proprio cabelo fazendo ingestao do mesmo.percebo nela um nervoso em excesso e uma irritabilidade em ambientes sonoros e com aglomeraçao de pessoas.o que pode ser?alem disso nao gosta de interagir com outras pessoas e nao gosta de demostraçoes de afeto .
Olá, tudo bem? O seu filho já passou por alguma avaliação com o neuropediatra ou psicológica? Se não, é necessário. Os sintomas que você descreve exigem a observação clínica pois caracterizam um desenvolvimento infantil não esperado para a idade no qual seu filho se encontra.

Irritabilidade, sensibilidade auditiva, aversão social, dificuldade de interação, são manifestações presentes em transtornos da infância, de acordo com minha experiência. O desfecho depende da precisão diagnóstica e diagnóstico precoce feito por uma equipe multi, do bom entendimento dos sintomas e evolução dos mesmos.

Vale ressaltar que essa informação não é de caráter diagnóstico e sim informativo para que você fique atenta a tais manifestações.

Bom dia! Existem informações que são tendenciosas a um diagnóstico e é muito importante tomar bastante cuidado pois somente um profissional especializado em desenvolvimento infantil pode te oferecer um melhor direcionamento. Existem diagnósticos que é necessário uma equipe multidisciplinar para realizá-los.
Olá! A avaliacao psicologica nesse caso se faz essencial para que se observe melhor tais comportamentos e, assim, se possa fazer os encaminhamentos necessários, caso haja a necessidade. Atuo com crianças dessa idade e fico a disposição. Um abraço.
Imprescindível a avaliação com psiquiatra, neuropediatra e com psicólogo. As características deverão ser analisadas por uma equipe multidisciplinar para a avaliação da possibilidade de transtornos na infância. Analisando a sua tendência a esquiva, labilidade afetiva e essa irritabilidade com sensibilidade; existem quadros específicos todavia não devem ser considerados mediante características isoladas. Obrigada.
É possível que o pediatra fale com você para procurar um neuropediatra. Muito provavelmente este profissional indicará uma avaliação de um psicólogo especialista em neurodesenvolvinento, além de exames complementares para uma avaliação mais detalhista. Caso queira mais informações, estou a disposição.
Conforme origem prematura dos sintomas, os mesmos parecem característicos de um Transtorno do neurodesenvolvimento (por ex.: TEA), quando a criança vivencia situações de estresse crônico, também pode desenvolver essas atitudes aparentemente disfuncionais a fim de dar conta das emoções desagradáveis eliciadas. É preciso, antes de tudo, propiciar um ambiente seguro e confiável para que a criança não se sinta ameaçada e em estado de alerta/vigilância constante. E avaliação de um neuropediatra e/ou psiquiatra infantil.
Olá, é possível que a sua criança esteja sofrendo de uma condição conhecida como tricotilomania, que é um transtorno obsessivo-compulsivo que leva a pessoa a arrancar o próprio cabelo de forma compulsiva. A irritabilidade em ambientes sonoros e a dificuldade em interagir com outras pessoas podem ser indicativos de um transtorno do espectro autista ou de algum outro distúrbio neurológico. É importante que você leve a criança para uma avaliação com um neuropediatra para que ela possa ser diagnosticada corretamente e receber o tratamento adequado. A terapia comportamental pode ajudar a controlar a tricotilomania, enquanto outras terapias podem ajudar a lidar com a irritabilidade e as dificuldades sociais. Não hesite em buscar ajuda profissional para a sua criança.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800