Tenho uma bebê de 13 dias hoje,após o parto sinto muita tristeza sem motivo não sei oque tá acontece

22 respostas
Tenho uma bebê de 13 dias hoje,após o parto sinto muita tristeza sem motivo não sei oque tá acontecendo,oque posso fazer pra melhorar? Nunca senti isso muita vontade de chorar
Oi, querida. Sinto muito. O pós-parto (puerpério) é um momento desafiante e que pode gerar muito sofrimento para a mulher. Isso pode acontecer por muitos motivos, desde as mudanças hormonais, as mudanças na rotina, a adaptação ao bebê, a falta de sono, descanso e apoio...Nas duas primeiras semanas, até certo ponto, essa tristeza materna é saudável, porque faria você buscar cuidar de você e do seu bebê. Por outro lado, se você sente-se mal a ponto de não conseguir cuidar de você e do seu filho ou filha, busque ajuda. Primeiramente, procure seu companheiro, família, amigos para ter o suporte mais imediato para esse cuidado. Depois, procure ajuda de uma psicóloga profissional. Caso seja necessário, a psicóloga te encaminhará a um médico. Espero ter te ajudado!

A fase do puerpério é muito delicada, reações como tristeza e desânimo são muito mais recorrentes do que supomos. A responsabilidade de cuidar de um recém-nascido é alta e se torna a prioridade de atenção. Neste sentido, a mãe tende a se afastar da sua identidade enquanto ser humano pra entrar na identidade de mãe e esse processo tende a ser muito sofrido.
Portanto, se acolha, peça ajuda aos familiares e amigos e, se precisar procure ajuda profissional.
Espero ter ajudado.
Olá! A tristeza pós parto é quase fisiológica e atinge grande parte das mulheres. Isso se dá devido às alterações hormonais provocadas pelo período de gestação. Imagino o quanto esteja sendo difícil pra você lidar com tudo isso. Administrar as emoções e cuidar de um bebê recém-nascido não é fácil mesmo. A rotina muda completamente e a adaptação a ela gera sofrimento. Nesse momento delicado, sugiro a você que se apegue as pessoas mais próximas e importantes para obter suporte emocional. É fundamental que você não passe por isso sozinha. Se sentir necessidade, busque também um Psicólogo para conversar e te ajudar a superar essa fase. Normalmente, a tristeza é passageira mas é interessante que fique atenta aos sinais. Caso perceba que esse sentimento está ficando cada vez mais intenso, não hesite em procurar ajuda profissional. Cuide-se bem!
Tudo muito bem respondido pelas colegas. É um momento de mudanças não é? Você está mais sensível. Veja com a sua ginecologista/obstetra se não são alterações hormonais decorrentes do fim da gestação. A terapia poderá dar um suporte emocional para esta e outras questões. Cuide-se! Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Prezada, sinta-se acolhida por nós. Essa é uma condição que assola muitas mulheres no pôs parto. Penso que possa ser tanto proveniente de uma questão de ordem orgânica (hormonal) e/ou psíquica. É importante ter acolhimento profissional e pessoal. Permita que essas emoções sejam extravasadas. Penso ser pertinente, contudo, que associado a um trabalho médico seja feito uma trabalho analítico para que se possa alcançar uma maior compreensão dessas dores e/ou sofrimento. Desde já coloco-me à disposição.
Olá, como já explicaram, isso pode ser comum sim (Baby Blues), mas também pode ser o início de uma depressão pós-parto, tem que ficar de olho. Na minha página do Instagram/Facebook @psimilenapuga, eu tenho alguns posts sobre o assunto, se quiser ler mais, diferenciando os transtornos do puerpério. Mas o ideal seria fazer um acompanhamento psicológico com uma psicóloga perinatal, pois nós temos uma especialização nesse período tão conturbado da vida da mulher. Estou à disposição. Boa sorte!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia perinatal - R$ 160
Olá!!
Nos período do pós parto (puerpério) é muito comum sentirmos um misto de sentimentos, além de toda questão hormonal, existe toda uma mudança de sentimentos e descobertas, um novo papel do ser mãe, muda relação com seu cônjuge, com sua própria mãe, os medos, as inseguranças...
busque colocar essas lágrimas para fora, mas também busque tentar descansar quando bebê dorme e se alimentar bem.
Uma rede de apoio de outras mães é essencial, tanto ajuda em casa, quanto para desabafar e trocar ideias e sentimentos.
Procure outras mães que tb tiveram bebês recentemente.
Fique atenta aos sinais prolongados da tristeza para que não se torne em uma depressão pós parto, vale a pena pesquisar sobre o assunto.
Como todos colegas já mencionaram pode ser uma reação normal e até fisiológica decorrente de alterações normais! Talvez você esteja apreensiva,mas o importante é se auto-observar,buscar orientação médica,compartilhar suas angústias com familiares de sua confiança que possam te dar suporte.E se por acaso estiver com medo ou vergonha de compartilhar suas angústias com seus familiares,busque auxílio psicológico para lidar melhor com a situação e receber orientações também.
Todos aqui já disseram que é absolutamente normal! Pode ser que você esteja revivendo, inconscientemente, algo que sua mãe teve quando você nasceu.
No entanto, você pode apropriar-se de sua mente e buscar a alegria de ser uma pessoa fértil! Ter uma filha saudável, enxergar o milagre da reprodução no rostinho de sua bebê. Que a partir de um óvulo e um semem saiu uma pessoa! No início é mais difícil porque a bebezinha ainda não sorri e nem consegue interagir, mas logo ela será uma fonte de alegria para você e toda a família! Procure conectar-se a ela, sentir o cheirinho, a maciez de sua pele, sentir-se util e privilegiada em trocar uma fralda, alimentar, banhar e poder dar e receber amor de sua filhinha!
Um forte abraço,
Lea
Neste período as mulheres já ficam mais vulneráveis a problemas de saúde mental. Agora, se considerarmos a pandemia, com isolamento social, diminuição do grupo de apoio, muitas consultas sendo substituídas por atendimento on-line, insegurança, medo de contaminação, etc., posso te dizer que uma grande parte das puérperas estão ansiosas e deprimidas. As que tem história desses sintomas antes e durante a gestação, ainda mais. Não sei se é o seu caso. A psicoterapia pode ajudar e o ponto positivo é que pode ser online. Outra opção é associar, caso haja necessidade, o acompanhamento psicológico com o medicamentoso. A prática de atividade física tem bons efeitos, assim como grupos de apoio. Tem sites relacionados ao assunto nos quais existe muita troca com outras mães, o que pode ser útil pra você. É importante buscar ajuda, tanto pra você ficar bem, quanto pensando no desenvolvimento da sua bebê e no vínculo entre vocês.
Olá querida, em primeiro lugar, não se julgue por sentir o que sente, mas considere fazer terapia a fim de conhecer e cuidar do que veio à tona junto com este grande fenômeno que é o nascimento. Você também está passando por um nascimento, portanto também merece cuidado. Vamos cicatrizar o que pede para ser cicatrizado, mas antes é preciso conhecer o que faz “doer”. Um abraço!
Como os colegas disseram, o puerpério é uma fase singular na vida da mulher, com alterações físicas, orgânicas e emocionais.
Que bom que pode externalizar as suas preocupações, assim é possível ser auxiliada!
Mencione para o seu obstetra o que vem observando e, não hesite em procurar psicoterapia para conseguir lidar melhor com essa fase atual. Fico à disposição!
Olá! A depressão pós parto não é incomum. Sugiro que procure seu ginecologista para verificar a possível suplementação hormonal, que nesse período pós parto é comum. Caso não seja nada orgânico, procure por ajuda psicológica, pois muitas mudanças ocorrem no cotidiano com um bebê em casa e um acompanhamento psicológico lhe ajudará muito!
Olá!
Realmente todos disseram coerência com o momento.
Se tornar mãe é abrir mão de muitas coisas e mesmo com a alegria em gerar uma vida, quando ela nos chega pode ser muito difícil. Para não ficar sozinha na tua tristeza e poder ir além do apoio dos que te acompanham, o ideal é ter um espaço pra ti falar, um tratamento psicanalítico pode te apoiar, dar contorno a está tristeza! Fará bem pra ti e para o bebê!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Este momento é muito romantizado pelas pessoas em geral, mas para a mãe, pode ser um momento de muito desconforto, medo, preocupações, é muita novidade e responsabilidade ao mesmo tempo, então é claro que influenciará no seu emocional, por isso não se culpe, é normal se sentir assim nos primeiros dias, porém se percebe que está atrapalhando no seu dia a dia, nos cuidados com você e seu bebê, busque um profissional para ajudá-la a passar por isso com mais entendimento de suas emoções e assim lidará melhor e com mais satisfação.
Espero ter ajudado e fico à disposição para mais esclarecimentos .
Um abraço!
Olá, primeiramente quero dizer sinto muito pelo período de sofrimento pelo qual você está enfrentando e que bom que você está procurando ajuda!
Como foi dito pelas colegas, o período do pós parto é um período que pode levar a evidente satisfação e prazer e ao mesmo tempo um momento de algumas dificuldades, tais como ter que lidar com um recém nascido, que requer atenção e cuidados quase que integral, privação do sono, mudança radical na rotina diária, somado a alterações hormonais significativas que podem desencadear a mudanças no humor, que justifique a tristeza que você está sentindo.
Entendemos também que existe uma cobrança cultural de que a maternidade seja algo tão maravilhoso, que a possibilidade negar tal satisfação, é visto pelos outros e por si mesmo como ruim, gerando sentimentos equivocados de culpa.
Sugiro que caso esteja acontecendo com você, que deixe de lado as expectativas que os outros criam ao seu respeito. Busque ajuda da sua rede de apoio, parceiro, amigos ou familiares.
Após esse compartilhamento com sua rede de apoio, os sintomas persistirem, recomendo procurar seu médico ginecologista da confiança e um profissional de psicologia, para que juntos verifiquem a necessidade de ajuda profissional mais específica.
Espero ter ajudado!
Olá querida! Essa é a fase denominada puerpério, é um período complexo em que a mulher passa por uma série de emoções e alterações hormonais. Tornar-se mamãe significa aprender a lidar com as preocupações, com a insegurança, com o medo e principalmente com o peso da responsabilidade. A chegada de um bebê acarreta muitas mudanças, mas também muitas alegrias. É importante ter o acompanhamento de um profissional para ajudá-la a passar por esses momentos de uma forma mais tranquila. Espero ter ajudado e fico à disposição para maiores esclarecimentos. Um abraço!
Olá!
Sinto muito por esse sofrimento!
Nos cobramos e somos cobradas socialmente para ficarmos bem e felizes com os nossos bebês, não é?
Os fatores externos como esse que estamos vivendo contribui muito para aumentar a tristeza. Os hormônios também contribuem.
Mas, é preciso tratar desse sofrimento, para não se tornar crônico. Procure um psicólogo da sua confiança. Se você se sentir confortável faça online. É preciso um processo psicoterapêutico para você se reconhecer nesse novo papel, e aproveitar a maternidade de forma plena.
Esse profissional também te ajudará a decidiir sobre a necessidade de procurar um médico psiquiatra para uso de medicamentos.
Estou torcendo para encontrares um caminho que te proporcione bem estar.
Abraço
Caso seja necessário, procure um profissional. Esse período é delicado pelas transformações físicas, responsabilidade de cuidar de um recém nascido, além das questões da rede de apoio familiar. Esses fatores podem gerar frustração. por isso, caso ache necessário nem hesite em procurar ajuda. Boa sorte.
A maternidade é mais um papel que está exercendo neste momento , uma experiência nova na sua vida, independente de ser seu primeiro bebe ou não . Muitas mulheres sentem insegurança , medo de não ser suficientemente boa durante estes primeiros meses , afinal , embora estivesse aguardando amorosamente a chegada desse bebê é natural que alguns sentimentos surjam , principalmente porque você está passando por mudanças hormonais , mudança na sua rotina de vida , alguém muito especial depende de você e isso as vezes causa um desconforto emocional que requer uma atenção especial. Lembre -se que você pode buscar ajuda conversando com sua ginecologista a respeito desses sentimentos , poderá buscar um apoio psicológico por um período até se sentir mais tranquila . Conversar poderá ajuda-la bastante .Com o tempo descobrirá que esse sentimento será transformado e poderá sentir grande prazer e alegria com a maternagem. Um abraço
Tudo novo acontecendo de uma única vez, alterações metabólicas, nova rotina para lidar e um bebê lindo para cuidar .
É uma nova fase de descobertas e que mexe muito com as emoções.
Te sugiro que busque um suporte Psicológico para aprender a regular as emoções e aproveitar essa fase de uma forma mais leve e com um novo significado.
Olá, que importante você perceber que não está se sentido bem nesse momento. Isso lhe orienta a procurar ajuda e apoio. A maternidade é um tema complexo e exaurido da imagem romântica da mãe construída recentemente pela sociedade. Contudo, quando a maternidade é vivenciada, por vezes, pode ser acompanhada de sentimentos contraditórios e angústias que não corroboram com tal imagem. Nesse sentido, mulheres estão sujeitas a experimentar um profundo sofrimento. O psicanalista pode colaborar ao ampliar os cuidados e apoio não somente ao bebê, mas também à mãe que se encontra em sofrimento.