Tenho uma assimetria geral em um lado do corpo,em todos os membros,chegando até 5cm de diferença,iss

13 respostas
Tenho uma assimetria geral em um lado do corpo,em todos os membros,chegando até 5cm de diferença,isso incomoda muito pois é bem perceptível, fisioterapia e musculacao podem ajudar a corrigir?
Se essa assimetria for óssea, não! A fisioterapia conseguirá a te ajudar a ganhar massa muscular e melhor comprimento muscular, o que tambem pode ser uma das causas de assimetria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! Naturalmente nosso corpo vai se adaptando às assimetrias, fazendo pequenos ajustes e compensações. É importante avaliar qual a diferença real e quais as adaptações que essa diferença gerou. Antes de fazer musculação sugiro que procure um fisioterapeuta da sua confiança, de preferencia com formação em Osteopatia ou RPG (Reeducação Postural Global). Abs
Boa noite, é necessário saber o valor da discrepância real e aparente, ou seja, saber exatamente quais músculos estão encurtados, com isso podemos realizar exercícios de alongamentos e fortalecimento muscular para diminuir este encurtamento. RPG e Pilates são excelentes para isso. Qualquer dúvida estou a disposição.
Tanto a Fisioterapia quanto a musculação podem ajudar a corrigir a assimetria geral no corpo. É preciso observar o que causou a assimetria, observar o lado mais fraco, focar em fortalecê-lo respeitando a falha dos membros durante os exercícios. O lado mais fraco irá fadigar mais rápido do que o lado mais forte, aí é hora de parar o treino.
Olá !
Sugiro que você procure um fisioterapeuta de sua confiança para realizar uma avaliação e traçar o melhor tratamento para o seu caso.

Abraços
É imporante avaliar se essa assimetria é por diferença no tamanho do seu osso, ou não. Se for a fisioterapia poderá ajudar a diminuir essa assimetria, mas não irá corrigi-lá. Mutias vezes o uso de palmilhas pode ser necessario. Sugiro avaliação de um fisioterapeuta que trabalhe com posturologia ou osteopatia.
Olá! acredito que primeiramente é preciso entender se é uma assimetria real, nos ossos ou se é uma assimetria por encurtamentos musculares.
Busque um fisioterapeuta de sua confiança, ele certamente vai te ajudar, e se necessário te encaminhar para um médico.
Se realmente for por causas musculares, a fisioterapia e a musculação bem direcionada vão te ajudar.
Fico a disposição.
Você verificou essa assimetria através de escanometria ou é uma estimativa?
Ambos ajudam mas em primeiro lugar é preciso você passar com uma avaliação com o fisioterapeuta para observar o porque da discrepância, ocorrendo necessidade provavelmente será solicitada uma escanometria de membros inferiores para identificar a real diferença entre uma perna e outra e a partir dai será elaborado o plano de tratamento adequado para o seu caso que pode ser : prescrição de exercicios , RPG, Pilates , prescrição de palmilha se necessário e etc . Conforme vc estiver evoluindo na reabilitação musculoesquelética é hora de se pensar em qual atividade fisica o seu corpo mais se adapta, se você ir direto para a atividade fisica poderá gerar mais compensações e em consequência pode ter dor e lesão. .
Olá.
Sugiro que busque auxílio com um fisioterapeuta que trabalhe com baropodometria, que poderá prescrever órteses para compensar essa diferença de membros inferiores.
Importante sempre entender o que causou essa assimetria: é uma diferença óssea ou postural?
Independente de qual for sempre existe formas de melhorar as consequências que ela gerou, mas importante é saber quais precisa trabalhar.
Sugiro uma consulta com fisioterapeuta para avaliar essas questões e após buscar o melhor tratamento, pode ser sim a musculação mas você precisa entender quais disfunções existem para que os objetivos sejam bem claros e o resultado bem eficaz.
Se quiser chamar para conversarmos, fica a vontade!
Olá
Sem dúvida a fisioterapia e a musculação podem ajudar desde que integrada a sua condição. Essas assimetrias geram desequilíbrios que vão desde as alterações de desenvolvimento do osso ate diferença o de pressão em um lado do corpo. è comum começar a desenvolver tensões mais de um lado do que do outo do corpo. Vale a pena buscam praticar corporais mais integrativas que use o corpo em movimento em vários ângulos.
Boa Tarde!
A fisioterapia poderá ajudar nas assimetrias sim, desde que não sejam nas questões ósseas, onde a fisioterapia não consegue interferir.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Valeria Franca Costa

Valeria Franca Costa

Fisioterapeuta

Nova Lima

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Missilene Mandu

Missilene Mandu

Fisioterapeuta

Belém do Pará

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Anormalidades Musculosqueléticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.