tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, já fiz exames de audiometria, exames de sangue, nada

7 respostas
tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, já fiz exames de audiometria, exames de sangue, nada foi detectado. Como sou muito ansiosa e tenho depressão, quais as chances desse zumbido ser de origem emocional?
Depois de descartadas todas as possibilidades físicas que podem ter provocado o zumbido, há grande chances sim desse zumbido ter um fundo psicológico. Mas para esse diagnóstico ser preciso é necessário que se faça uma investigação multiprofissional. (otorrino, fonoaudiólogo, psiquiatra, psicólogo, e outros havendo necessidade). A identificação de doenças de fundos psicossomáticos devem ter como princípio de investigação uma avaliação criteriosa que considere todas as possíveis causas físicas primeiro.

Existem diversos fatores para a ocorrência de zumbido no ouvido, a Ressonância Magnética pode ser importante para o diagnóstico, converse com um Otorrino.

Lembre que a Depressão pode ser tratada. Procure um Profissional de Saúde Mental para uma avaliação junto com você.
Sabe-se que em um quadro normal , as vias auditivas captam a vibração dos sons gerados no ambiente e os enviam de forma de impulsos elétricos para o cérebro.

O distúrbio se manifesta quando as vias auditivas passam a enviar impulsos mesmo sem haver uma fonte gerando o som ( zumbido, chiado, etc ). O zumbido em si não é uma doença e sim um sintoma.

Enfim , estou de acordo com os colegas é preciso afastar as possibilidades de ordem física feito isso, procure por um profissional especialista para um novo ( ou complementar) diagnóstico para a verificação das possíveis causas de fundo emocional.
Se você já buscou vários profissionais que investigaram o zumbido e não acharam nenhuma causa de ordem física, pode ser importante investigar as causas emocionais. Existem muitas pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e outras doenças que manifestam seus sintomas no corpo, como o zumbido, dores de cabeça, problemas gástricos recorrentes, insônia e outros.
Indiferente do sintoma da audição ter relação ou não com seu quadro psicológico é importante que você comece a se tratar para depressão e ansiedade através de um tratamento Psicológico e no qual se avalie também a necessidade de uso de medicamentos.
A partir daí poderá observar se haverá a redução dos sintomas na audição.
E não deixe de receber acompanhamento, também, de um profissional otorrino.
É necessário investigar melhor. E não acho que o psiquiatra é indicado para dizer se tem ou não relação com o quadro depressivo, pois não é este o profissional adequado a descartar a causa orgânica neste caso, De qualquer maneira pode e deve se investir no tratamento da depressão ou reformula-lo e observar resultado. O tratamento Homeopático também tem resultados excelentes.
Muita chance.