Tenho um único mioma submucoso e gostaria de saber quais as chances de recidiva após a retirada por

3 respostas
Tenho um único mioma submucoso e gostaria de saber quais as chances de recidiva após a retirada por histeroscopia cirúrgica?
E como tenho indicação cirúrgica para endometriose profunda com fibrose e aderência, gostaria de saber se a histerectomia pode ser uma saída para ambos os casos?
Olá. Obrigado por escrever. Endometriose é difícil, pode crer. É um desafio em qualquer serviço de ginecologia do mundo. É usual (mas não obrigatório) a paciente com endometriose apresentar miomas, e vice-versa. A remoção do útero é uma opção de tratamento da endometriose, mas não é a primeira e nem a única. Há casos e casos, as pessoas são muito diferentes, e cada uma tem a realidade que Deus lhe deu. Essa realidade ainda é mutável de um dia pro outro. Não se pode ser radical em nada, principalmente quando se tem endometriose.
Sobre miomas, não são raros seu reaparecimento e sua multiplicação, principalmente se se tem adenomiose e/ou endometriose. O reaparecimento de mioma submucoso exatamente no mesmo local de um anterior que foi removido por histeroscopia não é obrigatório, e nem é a regra, mas pode ocorrer, por que não?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá
O mioma submucoso pode ser retirado por vídeo histeroscopia na maioria das vezes sem grandes dificuldades. A histerectomia é deixada para o último caso, mioma grandes, e pacientes que não querem preservar a fertilidade. Já a endometriose é uma doença inflamatória da pelve, onde na maioria das vezes a retirada do útero não é necessária.
Mas o seu ginecologista saberá indicar o melhor método. Boa sorte!
Há casos em que o mioma submucoso pode ser retirado pos histeroscopia cirúrgica de forma tranquila ( quando é igual ou menor que 4 cm de diâmetro) ou se maior pode ser retirado em dois tempos também por video histeroscopia. Se existe sintomatologia de dor ( menstrual , pélvica crônica ou no ato sexyal) possivelmente associada a endometriose a Histerectomia pode ser a melhor solução. Só avaliando clínica e com exames complementares pôde-se chegar juntamente com a paciente a melhor solução.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Ariely Haenke

Ariely Haenke

Ginecologista

Americana

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.