Tenho um tumor na adrenais sou hipertensa severa e fiquei diabética de repente pode ser por causa desse

3 respostas
Tenho um tumor na adrenais sou hipertensa severa e fiquei diabética de repente pode ser por causa desse tumor?
Tumores adrenais podem produzir o hormônio cortisol, que quando em excesso, pode ser a causa do diabetes e da hipertensão. Outros hormônios adrenais também podem causar hipertensão arterial grave. Hipertensão e diabetes muitas vezes caminham juntos, principalmente em pessoas acima do peso. Portanto, é necessário a realização de exames laboratoriais que comprovem a produção aumentada de hormônios, para se definir se a nodulação encontrada é ou não a causa dos problemas. Muitos nódulos adrenais são encontrados casualmente quando se realiza exame de check-up e podem não causar nenhuma doença, mas mesmo assim merecem investigação laboratorial.
Para complicar o diagnóstico, nem sempre um excesso de hormônio é causado por um tumor. A obesidade e o estresse também são causas de excesso do hormônio cortisol e também tumores distantes da adrenal podem fazer com que ela trabalhe mais, produzindo mais hormônios, em uma pessoa que tem um nódulo inocente na adrenal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, eu como endocrinologista com mestrado em doenças das glândulas adrenais e hipertensão endócrina - UNIFESP te oriento a passar em avaliação a fim de descartar a funcionalidade do nódulo adrenal, pode sim ter relação com a hipertensão e diabetes. Precisa excluir hiperaldosteronismo, hipercortisolismo e feocromocitoma ( o qual precisa de um preparo especifico pre cirúrgico de médio prazo) além de carcinomas.


att.,
É preciso descartar a possibilidade de Feocromocitoma (Tumor de Adrenal que produz em exagero substâncias que elevam a pressão arterial). Em caso confirmatório uma cirurgia que remove a glândula adrenal está indicada, que geralmente é realizada através da via de acesso laparoscópica (por vídeo), com resolução da hipertensão. Consulte Endocrinologista e Urologista.

Especialistas

Phillipe Abreu

Phillipe Abreu

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Amanda de Oliveira Ortigoza

Amanda de Oliveira Ortigoza

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Caetano do Sul

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 141 perguntas sobre Adenomas Adrenal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.