Tenho um toc relacionado à "trechos de música que ficam presas na minha mente" há 11 anos. Isso começou

6 respostas
Tenho um toc relacionado à "trechos de música que ficam presas na minha mente" há 11 anos. Isso começou depois de uma depressão. Já fiz tratamento com luvox, terapia e fluoxetina. Tive alívio com a fluoxetina mas desisti em 3 meses.É verdade que essa doença é irreversível pois acomete os neurônios?
O uso da medicação é importante até o Psiquiatra poder reavaliar o quadro sintomático e a Psicoterapia poderá te dar elementos para pensar para além dos sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza os conselhos acima estão corretos e associação da medicação e psicoterapia trará sucesso no tratamento.
Boa sorte!
Psicóloga Cida Santos
É possível dessensibilizar esta experiência que se expressa por repetição.
Olá Boa Tarde!
Pelo seu relato, entendo de que seu tratamento se deu somente com medicações?
É muito importante buscar ajuda de um psicólogo, para que o mesmo possa estar trabalhando o que causou esse trauma, ou seja é muito importante trabalhar o seu sensorial.
A medicação ajuda mas não descobre a causa, a origem que a doeceu sua alma.
Reflita!
Maria Consolata Pappacena
O Transtorno obsessivo compulsivo é uma doença controlável através de uso de medicamentos que devem ser prescritos por um psiquiatra e com auxílio de terapia para compreender os sintomas e ajudá-lo a lidar com a questão da melhor maneira possível. O tratamento com os medicamentos deve ser continuo e somente o psiquiatra pode avaliar a necessidade de diminuir e aumentar a dosagem, assim como trocá-lo se não estiver sendo eficiente no tratamento. O fato de você por conta própria ter parado de tomar a fluoxetina pode causar danos ao equilíbrio do organismo por não ter tido um desmame adequado. Procure um psiquiatra de sua confiança para ajudá-lo nessa questão. Abraços.
Olá, o TOC é um transtorno que tem melhor prognóstico quando a medicação é associada a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-comportamental, considerando que é a abordagem que mais maneja as questões relativas a psicoeducação, exercício de exposição, além do uso de ferramentas como o mindfulness, por exemplo, que ajuda o paciente a perceber seus pensamentos obssessivos como eventos e assim desenvolver maior “controle” quanto a sua própria reação aos pensamentos. O maior desafio continua sendo o paciente aceitar seu transtorno e adotar estratégias mais adaptativas diante da realidade. Espero que tenha ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1228 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.