Tenho um sentimento de tristeza, não tenho vontade de fazer nada e só me sinto bem quando estou no

9 respostas

Tenho um sentimento de tristeza, não tenho vontade de fazer nada e só me sinto bem quando estou no meu mundinho de fantasia e fico muito nervosa quando alguém interrompe essas "fantasias". As vezes tenho medo de ficar louca.
Essas seria um quadro de depressão? ou o que poderia ser?
Olá,

Sentir-se triste, ficar presa nos próprios pensamentos, pensar em voz alta, "sonhar acordada", ficar perdida nas próprias "fantasias" não é o suficiente para diagnosticar alguém com depressão.

O que isso indica é que você é uma pessoa que provavelmente vive bastante "conectada" às suas experiências internas (sentimentos, emoções, fantasias, pensamentos, imaginações), e isso em excesso pode fazer com que você dedique muito tempo à essas experiências em detrimento da vida do lado de fora.

Na vida é importante ser inventivo e imaginativo e para muitas pessoas isso pode ser algo vantajoso, mas para outras pessoas pode trazer imensos prejuízos na vida pessoal/profissional, relacionamentos e etc.

Se você perceber que esses sentimentos de tristeza se prolonguem ou que você não consegue sentir-se bem consigo mesma, insegura, ansiosa ou que tem gasto muito tempo imaginando coisas mais que realizando na vida real, não pense duas vezes, procure por ajuda profissional.

Esconder do mundo pode te dar a impressão de proteção. O q vc precisa pensar é q ficar nesse mundinho te protege de coisas ruins, mas tb de coisas boas!!! E viver na fantasia é buscar um mundo idealizado, q não existe. Precisamos estar na realidade, entendendo q temos problemas sim, mas tb soluções, alegrias. Viver na fantasia é produzir frustração. Qto maior a idealização, maior a frustração. Qto mais estou na realidade, menos frustrada ficarei, então conseguirei viver no mundo com menos sofrimento.
Agora, a tristeza e vontade de fazer nada (desânimo) precisam ser melhor vistas: qto tempo está assim, se foi após algum acontecimento difícil, se está passando por algo ruim... a partir daí e com outros dados poderia ser feito um diagnóstico de depressão ou um quadro reacional (a pessoa reage com tristeza diante de um problema).
Procure ajuda, aceite ajuda e qdo alguém tentar te tirar de mundinho veja como uma demostração de amor, é alguém q quer te ver melhor.
Voce talvez esteja muito fragilizada e insegura. Procure por uma psicoterapia para se fortalecer, entender a origem desta forma de se sentir no mundo e aprender a lidar com as situações da vida de forma mais gratificante.
Alguns pontos demonstram sintomas de depressão, mas não são suficientes para afirmar.
Querer viver no próprio mundo é como fugir da vida, mas lembre - se que o mundo não para.
Faça um diagnóstico com um especialista , a fim de entender o que realmente se passa com voce!
Olá!
Sua pergunta ficou muito vaga para que seja possível uma opinião mais segura. De qualquer forma, se esta questão está lhe incomodando é porque há algo errado e atrapalhando sua qualidade de vida.
Sem sombra de dúvidas a psicoterapia poderá lhe auxiliar muito.

Abraços
Ter um momento para si pode ser muito bom. No entanto, quando viver num mundo privado parece ser o único meio de se sentir bem, é importante se atentar para isso. Como são essas "fantasias", como você enxerga a sua realidade? O que você pode fazer para ficar bem no mundo real? Sugiro que procure um psicólogo ou psicanalista para poder lidar com essas questões. Para além da nomeação do que relata, é muito importante que seja acolhida e tenha um acompanhamento para atravessar esse momento.
Tristeza, sedentarismo, fantasia não são suficientes para um diagnóstico de depressão. Procure um profissional para correto diagnóstico e tratamento adequado.
Como profissionais não podemos dizer se sim ou se não é um quadro de depressão com base em uma única frase, apesar de ser sim uma situação muito delicada. Como os colegas já citaram, busque ajuda o mais rápido possível. O primeiro passo, que é identificar que algo não está bem, você já deu. Então agora precisa ter um pouco mais de força para ir em frente. O próximo passo é buscar ajuda profissional especializada, ou pedir que uma pessoa de sua confiança possa te conduzir a esse profissional. O importante é não se conformar com a situação atual, Força!
Primeiro ponto: Sim você pode estar em um quadro de depressão, busque ajuda profissional de um psicólogo para depois se necessário, ele lhe encaminhe para um psiquiatra.

E quanto tempo está assim ? Geralmente isto ocorre quando se tem dificuldade em lidar com as coisas do dia a dia, situações difíceis e até mesmo ter passado por um trauma, por isso é importante buscar ajuda.