Tenho um problema de compulsão alimentar, simplesmente não consigo fazer dietas devido a ansiedade d

5 respostas
Tenho um problema de compulsão alimentar, simplesmente não consigo fazer dietas devido a ansiedade de sempre estar comendo. Já fui em nutricionistas porém não obtive resultado, pois a questão não é saber o que comer, e sim conseguir forças para não comer o que não devo. Pesquisei sobre a Sibutramina e vi que ela age no SNC bloqueando a fome. Ela é indicada para meu caso?
Olá! A compulsão alimentar pode ser tratada junto ao psicólogo, o qual irá ajudar a promover o autoconhecimento, assim conseguirá entender, identificar e modificar seus pensamentos, comportamentos e sentimentos ligados a alimentação. Além disso, aprenderá as técnicas para controle da ansiedade e compulsão. Em alguns casos é necessário o uso de medicação. O psicólogo irá avaliar e encaminhar ao psiquiatra. A medicação deve ser prescrita por um médico. Não faça a automedicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! A compulsão alimentar deve ser melhor avaliada pois pode também ser secundário a outro transtorno mental. Existem outras medicações que podem atuar no apetite e na compulsão além da sibutramina, saber qual o mais adequado somente após avaliação medica. O acompanhamento psicológico também pode ser necessário.
Ola! A compulsão alimentar pode estar ligada a vários fatores psicológicos. Além de buscar por medicação junto a um profissional da psiquiatria, deverá também buscar ajuda psicológica da psicanálise/psicologia, pois além da medicação, deverá compreender-se, descobrir-se, para entender os "sabotamentos" que você mesma faz!
Olá! Que importante a sua dúvida! Quem sofre com compulsão alimentar costuma ganhar algum peso e, com isso, acredita que o tratamento seria dieta ou medicação para emagrecer. Contudo, o que se sabe hoje é que, quanto mais dietas restritivas, mais aumenta a compulsão. O uso isolado de medicações pode gerar tolerância (o corpo se acostuma com elas e não responde mais), dependência ou efeitos colaterais, inclusive com diminuição do metabolismo. Assim, o primordial no tratamento da compulsão alimentar é a psicoterapia, no que se destacam a Terapia Cognitivo-comportamental e a Terapia Comportamental Dialética, em que se trabalha tolerância ao mal-estar, regulação emocional, pensamentos, emoções. O tratamento multidisciplinar pode ser necessário. Um abraço!
Compulsão alimentar tem sido tratada somente como uma reação a dietas restritivas. Com medicação ou só com psicoterapia. Também precisa-se levar em conta os ingredientes que poderiam estar sobre estimulando teu mecanismo de recompensa. Ingredientes que fazem você perder o controle.

Existem alguns ingredientes nos alimentos que biologicamente deixam algumas pessoas com sintomas muito parecidos com vícios à algumas drogas.

Para saber com certeza qual é o motivador, precisa fazer uma avaliação psicoterapêutica e também de registro alimentar para ser melhor orientada.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão alimentar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.