Tenho um primo que ta com cancer na nasofaringe ele já está fazendo quimioterapia quando acabar vai

2 respostas
Tenho um primo que ta com cancer na nasofaringe ele já está fazendo quimioterapia quando acabar vai começar á rádio ele tem pequeno nódulos no pescoço devido ao cancer primário como foi explicado pelo oncologista, gostaria de saber qual a chance de cura já que foi descartada cirurgia??
Digamos que estejas se referindo a um carcinoma escamoso (=espinocelular) da nasofaringe.
Geralmente, o tratamento é feito com radioterapia concomitante a quimioterapia. A sua pergunta deixa a entender que o médico separou os tratamentos. Será? Algumas vezes, em tumores mais avançados e em pacientes com boas condições clínicas, o médico pode indicar QT antes de indicar quimiorradio concomitantes (deve ser o caso).

Nesses tumores, diferentemente de outros locais de tumores de cabeça e pescoço, cirurgia não costuma fazer parte do tratamento inicial pela dificuldade de obter margens cirúrgicas livres, além da complexidade do acesso cirúrgico bem como morbidade estética e funcional.

Quanto as chances de cura, podem ser estimadas com base no tipo de tumor, que não mencionastes, e em quão avançada está a doença (estágios I, II, III e IV). Por exemplo, como dissestes que tinha linfonodo, ele é no mínimo estádio II. Sem essas informações, não consigo te dar uma resposta precisa.
Abrç

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Câncer é uma palavra genérica. Vários tipos de câncer podem ocorrer na nasofaringe. Entre eles: Carcinomas epiteliais (e seus tipos I, II e III), linfomas, adenocarcinomas, sarcomas, etc. E cada tipo e estágio de câncer tem um prognóstico ("chances de cura") específico, o que torna muito difícil falar deste caso.
Por outro lado, o fato de o oncologista em questão ter indicado a Radioterapia e a Quimioterapia e não ter considerado a cirurgia NÃO QUER DIZER QUE É INOPERÁVEL, INCURÁVEL, OU ALGO ASSIM. Nos casos de câncer da nasofaringe (geralmente carcinomas) a Radioterapia, geralmente com quimioterapia associada, É O TRATAMENTO DE ESCOLHA de acordo com a maioria dos protocolos. Cirurgia é indicada apenas em alguns casos, muitas vezes como resgate.

Especialistas

Pedro De Marchi

Pedro De Marchi

Oncologista

Rio de Janeiro

João Victor Campos de Almeida

João Victor Campos de Almeida

Oncologista, Especialista em clínica médica

Brasília

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Michel Ponte de Albuquerque

Michel Ponte de Albuquerque

Otorrino

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 107 perguntas sobre Cavum ou câncer de nasofaringe
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.