Tenho um pequeno nodulo na tireoide de meio centímetro. O médico disse que só podemos acompanhar.

3 respostas
Tenho um pequeno nodulo na tireoide de meio centímetro. O médico disse que só podemos acompanhar. Mas sem fazer punção como se sabe se é benigno, se só vou acompanhar por USG?
Existem indicaçôes para realização da punção de nódulo tireoideano, não são todos os nódulos que necessitam desse procedimento. Para isso, é necessário avaliar a imagem ao ultrassom, o tipo de vascularização do Doppler e os fatores de risco individuais de cada paciente. Geralmente, nódulos menores que 1 cm não necessitam desse procedimento mas precisa ser avaliado caso a caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente nódulos menores de 1 centímetro não precisam ser puncionados pois a imensa maioria destes nódulos (em torno de 90%) é benigno. É necessário avaliar outras características do nódulo informadas na ultrassonografia de tireóide. Caso haja alguma característica sugestiva de malignidade, há indicação de punção mesmo em nódulos menores de 1 centímetro.
Caso não haja característica de malignidade e o nódulo for menor que 1 centímetro, este nódulo deve ser acompanhado com ultrassonografias de tireóide anuais. Se houver crescimento do nódulo maior que 20% ou aparecerem características de malignidade, será indicada a realização de punção do nódulo.
Indicamos punção para nódulos com 1cm (10mm) ou maiores. Nódulos menores são difíceis de puncionar e o material da punção, muitas vezes, não é suficiente para análise do nódulos. Em resumo, não vale a pena.

A USG é um excelente instrumento para a avaliação do nódulo. Quando há caractecteristicas na ultrassonografia muito sugestivas de malignidade podemos indicar a punção em nódulos menores que 1 cm (e maiores que 5mm).


É necessário fazer acompanhamento regular com um endocrinologista e muitas vezes há indicação de cirurgia. Estudos evidenciam que até 60% da população mundial pode ter nódulos de tireóide e aproximadamente 90% desses nódulos são benignos.

Fique tranquila, se seu médico sugeriu acompanhar com USG provavelmente não viu características de malignidade no nódulo.

Especialistas

Nicole Kurashima

Nicole Kurashima

Endocrinologista

Jandaia Do Sul

Jayse Brandão

Jayse Brandão

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Paula Fatturi Moretzsohn Carminatti

Paula Fatturi Moretzsohn Carminatti

Cirurgião de cabeça e pescoço

Rio de Janeiro

Sandrine Flores

Sandrine Flores

Endocrinologista

Goiânia

Hiloma Rayssa Fernandes  Siqueira

Hiloma Rayssa Fernandes Siqueira

Endocrinologista

Brasília

Aline Andruskevicius

Aline Andruskevicius

Endocrinologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 838 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.