Tenho um pequeno foco de endometriose, estou fazendo um acompanhamento com uma ginecologista que me indicou

3 respostas
Tenho um pequeno foco de endometriose, estou fazendo um acompanhamento com uma ginecologista que me indicou a interrupção da menstruação, estou usando Qlaira ininterruptamente a 5 meses, porém ainda menstruo e as dores são insuportáveis, quais outros tratamentos são indicados ?
Olá. A endometriose é uma doença benigna que está associada a dores pélvicas, cólicas menstruais, dores nas relações sexuais. O tratamento visa o controle desses sintomas, possibilitar uma gravidez e permitir o correto funcionamento dos órgãos pélvicos como bexiga e intestino. Com isso, você terá uma melhora da sua qualidade de vida e do seu bem estar.
O tratamento da endometriose não necessariamente será cirúrgico. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o tratamento. Não existe uma medicação padrão para todas as mulheres. O tratamento deverá ser individualizado.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia poderá ser considerada.
A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Agende a sua consulta. Discuta o seu tratamento. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola!
A endometriose é uma doença crônica e pode apresentar diferentes formas e locais de manifestação, por isso o tratamento deve ser individualizado, considerando seus sintomas, sua idade, seu desejo reprodutivo entre outros fatores.
O anticoncepcional é um dos tratamentos, mas existem outras opções
Converte com um especialista
Além das pílulas anticoncepcionais, existem várias outras medicações hormonais que podem ser utilizadas no tratamento da endometriose, incluindo análogos do GnRH, progestinas como dienogeste, acetato de norentidrona, medroxiprogesterona, além do sistema intrauterino com liberação de levonorgestrel. Em situações mais específicas, podem ser usados anti-inflamatórios não hormonais e inibidores da aromatase. A escolha da terapia da endometriose é sempre individualizada para cada paciente, dependendo de fatores como efetividade terapêutica, tolerabilidade, custo da droga, experiência do médico, aderência da paciente à terapia, efeitos colaterais e segurança a longo prazo. Portanto, atualmente, existem várias alternativas terapêuticas hormonais e não hormonais disponíveis para fornecer alívio sintomático e controlar a progressão da doença. Por isso, entre em contato com o seu médico e avalie a possibilidade de uso de outras medicações.

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.