Tenho um nódulo na tireoide benigno de 1,8 cm a partir de qual tamanho tem que operar ?

8 respostas
Tenho um nódulo na tireoide benigno de 1,8 cm a partir de qual tamanho tem que operar ?
Nódulos confirmados através da PAAF (punção para coleta de células do nódulo da tireóide) que são benignos só tem indicação quando os mesmos assumem um tamanho maior que 4cm.
Porém o padrão de crescimento, características do nódulo ao ultrasson e fatores de risco do paciente podem indicar a cirurgia antes de atingir os 4cm.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o diagnóstico de benignidade já foi dado pela punção aspirativa por agulha fina (PAAF) do nodulo, a conduta é fazer acompanhamento com ultrassonografias para avaliar se não há mudança do tamanho ou das suas características. Se houver crescimento considerável ou aparecerem características suspeitas, nova PAAF pode ser solicitada.
Baseado apenas no tamanho, algumas diretrizes consideram 4cm ou se houver sintomas de compressão de estruturas vizinhas ao nódulo.
O tamanho do nódulo é apenas um dos fatores que levam à indicação cirúrgica. O ideal é realizar a biópsia aspirativa deste nódulo é conforme o resultado avaliar se há suspeição de malignidade, ou se já há neoplasia maligna evidente, e então indicar a cirurgia, independente do tamanho do nódulo.
Nodulos tireoidanos devem ser avaliados cuidadosamente através de ultrassom com doppler colorido associado com exames laboratoriais que avaliam a função tireoidiana. A realização da punção tireoidiana evidenciando nódulo benigno tranquiliza e indica a necessidade de acompanhamento através de ultrassons de tireoide a cada 6 meses associado com a realização dos exames para avaliar a ocorrência de qualquer mudança no nódulo e necessidade de nova punção.
Se a punção já confirmou que o nódulo é benigno, a cirurgia pode ser considerada se houver compressão de estruturas próximas, com sintomas, como por exemplo, dificuldade para respirar ou engolir, ou se o nódulo crescer e ficar maior que 4 cm.

Atenciosamente,

Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista
A indicação de operar ou não um nódulo de tireoide nem sempre se relaciona somente ao tamanho. É necessário avaliar se o nódulo é funcionante ou não (ou seja, se produz hormônio ou não), se tem suspeita de malignidade (análise citológica pela punção) e se tem sinais ou sintomas de compressão (dificuldades para engolir ou respirar). É necessário avaliar em consulta com endocrinologista que, se julgar necessário, irá encaminhar ao cirurgião de cabeça e pescoço.
Ola, Somente o tamanho do nódulo não caracteriza se ele é benigno ou maligno .Os nódulos maiores que 1 cm associados a achados supseitos ao USG de tiroide como maior ecogenicidade( nodulos solidos ), vascularização central ( no interior deles ), alem de linfonodos comprometidos , devem ser puncionados e, dependendo do resultado ; se suspeitos ou malignos, se recomenda a cirurgia;
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!
Não avaliamos apenas o tamanho do nódulo para indicar cirurgia. Devemos considerar caracteristicas e resultado de biópsia, caso tenha.
At.te.,

Especialistas

Fernando Bitencourt

Fernando Bitencourt

Cirurgião de cabeça e pescoço

Bento Gonçalves

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Endocrinologista

Fortaleza

Ana Carolina Barros Silva

Ana Carolina Barros Silva

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Lucas Sant´ana

Lucas Sant´ana

Endocrinologista

Rubiataba

Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 838 perguntas sobre Doenças da glândula tireoide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.