Tenho um neto de cinco anos e ate hoje ele não ingere alimentos normal. É autista. Só aceita agua
8
respostas
Tenho um neto de cinco anos e ate hoje ele não ingere alimentos normal. É autista. Só aceita agua e dois tipos de biscoitos. Qual especialista procurar?
O Psiquiatra da Infância e Adolescência é o profissional mais adequado para a avaliação e abordagem médica inicial.
Se verificado o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, a abordagem terapêutica, em geral, envolve equipe multidisciplinar.
Se verificado o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, a abordagem terapêutica, em geral, envolve equipe multidisciplinar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O tratamento de crianças autistas requer um trabalho entre família, profissionais de saúde e escola (existem muitos estudos indicando que o ambiente escolar, se bem conduzido, pode ser Terapêutico). Sobre os profissionais de saúde, é interessante que estes tenham uma relação bastante alinhada para que se tenha melhores resultados. Sugiro que procure inicialmente um psicanalista e um fonoaudilogo que atenda crianças autistas, já que a questão da linguagem é muito importante. Destaco que existem instituições referência em autismo no Brasil (São Paulo, Recife, Porto Alegre...) onde há profissionais experientes com um ótimo trabalho. Estou à disposição.
reafirmo a abordagem interdisciplinar, com a necessária intervenção de um psiquiatra infantil. O caminho pode parecer difícil, mas a família e os cuidadores aos poucos vão aprendendo a lidar com o autista, formando inclusive uma rede de apoio, amparo, proteção e convivência tão cara ao autista, que pode ser e se apresentar uma pessoa adorável. Boa sorte!
O médico psiquiatra. Ele avaliará a situação e orientará a família para buscar os profissionais que farão o acompanhamento do desenvolvimento geral do seu neto.
Olá. Provavelmente a criança precisará de acompanhamento de uma equipe de vários profissionais. Recomendo fortemente a terapia ABA (análise do comportamento), que possui uma sólida base cientifica e vem conseguindo resultados excepcionais com o autismo. Procure se informar se há algum profissional da área em sua cidade.
Entendo sua preocupação, mas convém levá-lo a um psicanalista que atende crianças, está numa faixa etária que pode-se trabalhar muito a seu favor. Ali poderá ter a oportunidade de ser escutado em sua singularidade e não somente ser objeto de observação de seus comportamentos. Se for o caso de um parecer de um psiquiatra, o psicanalista o encaminhará e o atendimento será da forma multidisciplinar.
Coloco-me a disposição para atendë-lo
Abs., Lilian Beiguelman
.
Coloco-me a disposição para atendë-lo
Abs., Lilian Beiguelman
.
Hoje existem diversas clínicas especializadas em autismo, onde disponibilizam equipes multidisciplinares, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Terapeuta ocupacional dentre outros.
Um fonoaudiologo e nutricionista seriam de grande ajuda. Além disso uma terapia comportamental (analise do comportamento) pode ajudar. O atendimento do autismo deve ser multiprofissional.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber se uma pessoa com autismo conseguirá trabalhar quando adulta?
- Como saber se tenho chance de ter filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- Quais as recomendações para lidar com uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo)?
- O que é espectro expandido ou fenótipo ampliado do autismo?
- Como o método ABA pode ajudar pessoas diagnosticadas com autismo?
- Quais as características do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?
- É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- Como podemos lidar com o diagnóstico tardio do autismo em adultos?
- É verdade que as pessoas autistas são dotados de uma inteligência acima da média?
- Quais as dificuldades e preocupações cotidianas enfrentadas pela pessoa com TEA no contexto escolar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 343 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.