Tenho um nariz torto devido tanto a um desvio de septo quanto de espinha nasal. Gostaria de saber se

3 respostas
Tenho um nariz torto devido tanto a um desvio de septo quanto de espinha nasal. Gostaria de saber se é necessário fazer a correção dos dois desvios para endireitar o meu nariz ou se apenas arrumando o septo já resolveria o problema?
Olá Internauta.
Quando há um desvio septal junto com um desvio da pirâmide nasal causando uma laterorrinia (nariz torto) fazer somente uma septoplastia não irá resolver seu problema. A septoplastia trata somente o septo nasal e não muda a estética do nariz. Para resolver o problema como um todo, seria necessário uma Rinoseptoplastia, corrigindo assim o nariz torto esteticamente e a função respiratória.

Os devios de septo podem levar a uma alteração de ponta nasal, que fica laterializada. A septoplastia poderia então corrigir o problema porém se o dorso nasal (a parte óssea) está alterada será necessária uma rinoplastia. Aconselho procurar um profissional da sua confiança para uma avaliação
Boa tarde:
1-A espinha nasal quando está fora de posição significa que há uma assimetria da linha média do nariz e da face. A septoplastia pode corrigir esse desvio, mas somente se comprometer a respiração. Caso contrário não haveria porque mexer nessa área.
2-Existem 3 zonas principais de desvio do nariz, algumas podem eventualmente ser corrigida por septoplastia, mas sempre como uma consequencia da correção para respirar melhor, e não visando a estética
3-área 1: osso nasal. corresponde a parte mais superir do nariz, se nincia no radix - entre as sobrancelhas e ocupa 1/3 aproximadamente do nariz. Se houver um desvio nessa área a septoplastia não modificará nada. Geralmente a queixa aqui é uma base alargada do nariz, ou um desvio formando a tão conhecida laterorrinia.
4- área2: dorso cartilaginoso. Ocupa o terço médio do nariz e nesta zona se apresentam vários defeitos estéticos e algumas vezes respiratórios. Aqui está a tão conhecida giba, aquele alto no nariz que deixa ele desproporcional. Também pode existir um desvio da linha média que causa laterorrinia. Podem existir também os defeitos de cirurgias prévias, ou afundados de traumas por exemplo. Se o defeito apresentado não coincide com a parte respiratória do nariz, não há a ser corrigido pela septoplastia.
5-Ponta nasal. O terço final do nariz. Nesta zona exsitem inúmeros problemas como cartilagens frágeis, ponta globosa, pele oleosa, pele espessa, base larga, asas nasais largas, desvio da linha média, ponta caída, ponta muito alta entre muitos outros. Apenas se o defeito apresentado pela ponta interferir na respiração será traada na cirurgia do septo nasal.
6- Se seu caso for uma cartilagem septal fora da espinha nasal, que precisa ser reposicionada e retrabalhada para para poder melhorar a respiração, então o defeito apresentado da ponta, que provavelmente deve ser desvio para um lado, será corrigido parcialemente ou totalmente.
7- qualquer outro defeito que não seja parte integrante do problema respiratório não será tratado com a septoplastia