Tenho um mioma submucoso 32x30x28mm, tenho muitos sintomas, cólicas muito fortes, sangramento intenso

3 respostas
Tenho um mioma submucoso 32x30x28mm, tenho muitos sintomas, cólicas muito fortes, sangramento intenso e muitos coágulos, o tratamento é somente cirúrgico?
Olá. O mioma submucoso é completamente diferente dos demais miomas. O fato dele estar dentro da cavidade uterina ou deformar esta cavidade é responsável pelos sintomas mais frequentes e intensos como sangramento uterino anormal, dor pélvica, cólicas menstruais e infertilidade. O tratamento clínico com anticoncepcionais, medicações hormonais, anti-inflamatórios e anti-fibrinolíticos tem grande risco de falha e de não melhorar os sintomas. Essa medicações tratam os sintomas relacionados ao mioma e não fazem o mioma reduzir ou desaparecer. Como o tratamento do mioma submucoso por histeroscopia cirúrgica é um procedimento minimamente invasivo, de pequeno risco e de rápida recuperação pós-operatória, o tratamento preferencial do mioma submucoso é cirúrgico.
O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade baixo. Você pode tentar o tratamento não cirúrgico mas tem que aceitar que o risco de falha desse tratamento existe.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Estes sintomas de sangramento e colicas podem ser amenizados com anticoncepcionais ou orais ou injetaveis. Mas uma porcentagem acabam piorando com metrorragia(sangramento irregular e fora da menstruação).E não diminuem e não fazem o mioma desaparecer.
Para retirar, somente por cirurgia, que no seu caso pode ser por histeroscopia cirurgica.
Pelo tamanho e localização deste leiomioma submucoso, se for sintomático, a histeroscopia cirurgica estaria indicada. É fundamental verificar pela ultrassonografia transvaginal se o leiomioma submucoso tem componente intramural e a sua distância da superfície uterina. Algumas vezes, tecnicamente, não é possível a retirada completa do leiomioma pela histeroscopia. A embolização do leiomioma ainda seria uma alternativa de tratamento para aquelas mulheres com a prole definida, para as que não querem operar ou para aquelas com risco cirúrgico muito aumentado para cirurgia.

Especialistas

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Nina Machabanski

Nina Machabanski

Ginecologista

Sumaré

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.