tenho um filho tem 23 anos ele tem retardo mental leve assim a psicologa falou quando ele era criança

10 respostas
tenho um filho tem 23 anos ele tem retardo mental leve assim a psicologa falou quando ele era criança mais nunca fiz exame nele queria saber qual exame detecta a doença dele. ja ouvi falar que nessa idade o exame não mostra é verdade? Ele não consegue aprender nada por conta da memoria trava
Complementando o que a colega Ana Paula escreveu, na avaliação neuropsicológica haverá o momento da Devolutiva em que seu filho e a família serão informados sobre o resultado e haverá algumas recomendações, baseadas no que a profissional identificou.
A partir destas recomendações é esperado que você saiba o que está acontecendo e quais as diretivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conforme a colega explicou, o psicólogo com especialização em neuropsicologia fará uma avaliação neuropsicológica (uma sessão inicial de anamnese/entrevista mais outras sessões de aplicação de testes). Essa avaliação permite verificar o QI, memória, atenção, entre outros. O retardo mental pode ser diagnosticado em qualquer idade. As causas podem ser diversas. O ideal é consultar um neurologista de confiança após o resultado da avaliação neuropsicológica; ele fará uma avaliação clínica neurológica para entender os motivos e tratar (muitas vezes em conjunto com o psicólogo). Abraços!
Boa noite! Para avaliação cognitiva ou da capacidade cognitiva aconselho uma avaliação neuropsicológica que irá avaliar todas as funções cognitivas (memória, atenção, praxia motora, velocidade de processamento, funções executiva, compreensão, linguagem, raciocínio lógico e outras) a fim de dar um parecer capacidade mental atual, QI e diante da hipótese diagnóstica uma sugestão de conduta, ou seja, sugestões de tratamento e intervenções mais assertivas diante das possibilidades do paciente.
Olá. Para afirmarmos que a pessoa possui Déficit Intelectual (antigamente nomeado de retardo mental) é necessário que se faça uma avaliação neuropsicológica verificando o desempenho intelectual e funcionamento global de seu filho. Após confirmado, deve-se ver o que ele necessita para melhorar a funcionalidade de vida e ter autonomia para desenvolvimento de algumas atividades. Os profissionais que podem fazer essa acompanhamento são: neurologista, psicólogo (caso tenha problemas emocionais e comportamentais associados), neuropsicólogo ou terapeuta ocupacional para habilitar funcionalmente seu filho (depende das habilidades e grau de comprometimento para buscar o profissional adequado).
Olá, conforme já foi orientado pelos colegas, importante fazer avaliação neuropsicológica, inclusive com resultado da idade mental e cronológica, a partir da devolutiva iniciar a reabilitação com profissionais qualificados que tenham tal formação.
Um abraço
Olá!! Nesse caso o mais recomendado é uma Avaliação neuropsicológica. Serão aplicados alguns testes para avaliar várias funções e seus níveis. Caso necessário ele irá te direcionar também para outros profissionais, como Psiquiatra ou até psicopedagogo.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Tudo bem com você? Imagino que esteja passando por uma situação difícil pela falta de orientação médica e psicológica adequada à sua necessidade.
A senhora poderá fazer um exame chamado "avaliação neuropsicológica" com um profissional formado em psicologia. Essa avaliação é como um exame, mas não é exatamente um exame. São inúmeros testes que avaliam a memória, a atenção, a inteligência, a habilidade de se planejar, entre outros.
Nessa avaliação a psicóloga que tem que ter formação em neuropsicologia irá fazer uma entrevista bem completa com a senhora e com o pai do seu filho também (se for possível) e poderá encaminhá-lo para um médico que irá dar o diagnóstico que ele tem.
Espero que consiga obter respostas e ajudar melhor o seu filho

Abs
Concordo com a colega acima que descreveu muito bem sobre a Avaliação Neuropsicologica para a investigação completa das funcoes cognitivas e executivas do sistema nervoso central, e obterá um diagnóstico preciso e consistente sobre o QI (quoeficiente intelectual),São várias baterias que serão aplicadas para chegar a este diagnóstico, juntamente com a equipe multidisciplinar.
Abraços!
Neuropsicóloga
A avaliação mencionada pelos colegas também pode ser complementada com a psicoterapia, que ajudará no processo de apoio e atividades que auxiliem a memória e no possível retardo mental retratado.
As explicações dadas estão corretas. Uma complementa a outra. O "exame" capaz de avaliar e detectar se existe, de fato, o atraso cognitivo, será a Avaliação Neuropsicológica como dito anteriormente por outras colegas.
Quando disse que "nessa idade o exame não detecta nada" é uma inverdade, pois existem testes confiáveis para isso. Pode ficar tranquila. Com relação à ele "não conseguir fazer nada por causa da memória", na realidade pode ser devido ao atraso intelectual e falta de estímulo. Para isso é interessante fazer Reabilitação Cognitiva. Aqui na nossa clínica fazemos tanto a avaliação Neuropsicológica quanto a estimulação. Caso deseje mais informações favor nos contactar.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.