Tenho um filho de 8 anos que defeca em roupas,m as não direto tem seu tempo, agora ele voltou com isso

5 respostas
Tenho um filho de 8 anos que defeca em roupas,m as não direto tem seu tempo, agora ele voltou com isso não sei mas o que fazer? Já coloquei de castigo, já fiz ele lavar seus calçoes e já bati nele mas mim arrependo depois por favor mim ajude ele para me volta fazer de novo.
Essa situação é mais comum do que pode parecer, como as crianças possuem dificuldade em expressar seus sentimentos, o corpo acaba falando.
Descartando através de exames, junto ao Pediatra, esse sintoma poderá ser de origem Psicológica, sendo assim, não adianta qualquer tipo de censura ou castigo, que poderá piorar o quadro, muitas crianças nem sequer tem consciência de que as fezes saíram.
A encoprese ( evacuações involuntárias ou não, em roupas ou em locais inapropriados), está se não tratada pode causar efeitos psicológicos sérios, como vergonha, desejo de evitar situações que poderiam causar embaraços e até depressão.
No caso de ENCOPRESE causada por problemas emocionais, o tratamento deve ser realizado em conjunto criança-família, isso que a experiência nesses casos me fez concluir.
Espero que tenha podido ajudar, estou a disposição,
Abraço
Vera Pelizzari

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria interessante falar com seu pediatra para descartar quaisquer questões orgânico fisiológicas. E então fazer uma avaliação psicológica. Mutes vezes, as crianças se expressam através das fezes e de outros sintomas físicos.
Boa noite concordo com as demais profissionais acima, mas vc deve fazer uma avaliação com uma fisioterapeuta pélvica tb,esse tratamento tenhe que ser acompanhado por uma equipe multiciplinar pediatra,psicóloga e uma fisioterapeuta pélvica. Não o castigue por isso só vai piorar os sintomas da Encoprese...um grande abraço.
Bom dia. Castigo, repressão e coro, nem sempre é a melhor saída. Depois de descartada todas as hipóteses fisiológicas, esse comportamento pode ser do campo psicológico. Crianças diferentemente de adultos não sabem expressar seus sentimentos, para eles é muito complicado falar de algo que não seja concreto ou até mesmo expressar suas insatisfações. Desta forma, eles costumam apresentar esses tipos de comportamentos, como defecar, urinar em locais impróprios, podem relatar dores físicas, fracasso escolar, detre outros comportamentos mais concretos para eles. Caso já tenha procurado um pediatra e descartado qualquer tipo de hipótese fisiológica, procure ajuda com um psicologo, pois pode ser do campo psicológico. Espero ter te ajudado. Abraços.
Olá amiga!
Seu filho apresenta um quadro muito provável de cunho psicológico, tendo em vista se tratar de ocorrências ocasionais. É possível, entre outras, que esteja havendo uma fixação em uma fase do desenvolvimento psicossexual, que é comum a todas as crianças. Recomendo tratamento psicológico para seu filho, com a sua participação, tendo em vista a importância do envolvimento da família no processo. Coloco-me a disposição! Um abraço!

Especialistas

Karla Fabro

Karla Fabro

Psicólogo

Curitiba

Carolina Terezinha De Mattos

Carolina Terezinha De Mattos

Psicólogo

Itapevi

Niriane Nascimento

Niriane Nascimento

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Encoprese
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.