Tenho um filho de 8 anos diagnosticado com transtorno bipolar mas o comportamento dele tem me deixado

7 respostas
Tenho um filho de 8 anos diagnosticado com transtorno bipolar mas o comportamento dele tem me deixado apavorada ele faz tratamento com ritalina la 20mg nao sei se esta adiantando na verdade nao sei realmente o que meu filho tem to estressada sem saber o que fazer como lidar isso?
Para auxiliar o seu filho, você precisa em primeiro lugar auxiliar a si própria. É necessário aceitar o seu filho como ele é e então a sua ansiedade baixa e assim você já começa a auxiliá-lo. Não há nada pior para uma criança do que ver a mãe estressada, nervosa e angustiada, ainda mais se ele se sentir o responsável por seu sofrimento. Além disso, nós podemos ensinar algumas coisas para nossos filhos, mas a nossa conduta os arrasta para se comportarem exatamente da mesma maneira que nós.
Quando nosso filho é diagnosticado com algum transtorno, o melhor é procurar terapia e através do trabalho lúdico a psicóloga compreenderá a origem dos sintomas do seu filho, dará orientações para lidar com ele, e detectará o que acontece na dinamica familiar.
Minha dica inicial é: em primeiro lugar cuide de seu estresse.
Um abraço,
Léa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que a sra volte no médico do seu filho e explique a ele que a ritalina está deixando-o agitado. Assim, o médico poderá lhe orientar com relação a esse comportamento frente ao medicamento. Outra sugestão é coloca-lo em uma terapia para que o(a) psicólogo(a) possa o ajudar a superar e entender essa nova fase na vida do seu filho e da sra aprender e compreender a lidar com essa situação. Coloca-lo para fazer uma atividade física e uma alimentação saudável, tb ajuda a diminuir o estresse e o mal humor. Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
O remédio neste caso é muito importante, mas a terapia pode complementar o tratamento para entender o que leva o seu filho a ter esses comportamentos que oscilam. A terapia com criança é um processo lúdico, através de brincadeiras a criança consegue expressar o que de fato está acontecendo.
Bom dia!
Como sua criança está em idade escolar e já tem diagnóstico e usa medicação, sugiro que procure um psicopedagogo. Este profissional fará inervenções e dará orientações tanto para a família quanto para a escola onde ele estuda, no intuito de tornar o processo de aprendizagem e a socialização da criança de modo seguro, eficaz e tranquilo. Abraço
Olá, percebo que está bastante angustiada e aflita com a situação de seu filho. Acredito que seria importante conversar melhor a respeito da medicação de seu filho com o médico que o acompanha e principalmente ter confiança no profissional. Além disso, recomendo buscar psicoterapia infantil onde ele poderá ser ajudado em suas questões psíquicas e a sra poderá receber também uma orientação em como lidar melhor e acolher seu filho nessa fase que está passando....espero ter ajudado! Abraço
Mãe,
o que de fato está de apavorando? li várias vezes e não achei no seu post.

Achei um nome de um remédio (ritalina), nome de um transtorno (bipolar) e sentimentos de uma mãe (apavorada , estressada e sem saber o que fazer).

->Saber os termos técnicos te trás soluções?

->De fato, QUAL É O COMPORTAMENTO QUE TE APAVORA no seu filho?
-> Como vc gostaria que ele se comportasse?
-> Você gostaria de ajuda para ajudar seu filho?

Tudo isso fez sentido para você? Vamos conversar?

beijinhos,Dra Mariana Goytacaz
Psicológa e Coach Infantil.
É angustiante não ter uma posição clara sobre o comportamento de um filho. Angustiante para pais e filhos. Um precisa de um limite que desempenhe uma marca amorosa de reconhecimento de que algo com ele não vai bem. O outro, dar conta de escutar o que se passa com o filho APESAR do ato de rebeldia, que é também um pedido de ajuda. Agendar uma consulta e conversar com um profissional é um sinal de cuidado e respeito por si e o bem estar da família. Fico à disposição.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.