Tenho um filho de 3 anos e estou sofrendo muito com o comportamento dele. Agitado,nervoso, quebrou t

2 respostas
Tenho um filho de 3 anos e estou sofrendo muito com o comportamento dele. Agitado,nervoso, quebrou todos os brinquedos bate ,grita,chora. Não obedece regras. Não aceita disciplina. Não adianta se impor nem varinha verde. O que fazer? Qual especialista procurar?
Inicialmente leva ele no próprio Pediatra, para este fazer uma avaliação e conforme a impressão, encaminhar ao especialista.

Entendo a sua frustração com o comportamento do seu filho de 3 anos. Lidar com agitação, nervosismo, birras, desobediência e recusa à disciplina pode ser extremamente desafiador para os pais.

Antes de mais nada, é importante destacar que o comportamento do seu filho não é intencionalmente ruim ou maldoso. Crianças de 3 anos ainda estão em desenvolvimento, aprendendo a expressar suas emoções, regular seu comportamento e lidar com frustrações.

Para te ajudar a lidar com a situação, sugiro algumas medidas:

1. Compreenda as causas do comportamento:

Observe os gatilhos: Em quais momentos o comportamento se intensifica? Cansaço, fome, frustração, tédio, ambientes barulhentos ou mudanças na rotina podem ser alguns desencadeadores.
Identifique necessidades: Seu filho pode estar buscando atenção, expressando cansaço ou frustração, ou testando limites.
Considere fatores externos: Eventos recentes na família, como mudança de casa, nascimento de irmão ou problemas na creche, podem estar influenciando o comportamento.
2. Crie um ambiente seguro e positivo:

Estabeleça rotina: Horários regulares para dormir, acordar, comer e brincar podem trazer estrutura e previsibilidade para o dia a dia do seu filho.
Ofereça atividades adequadas: Brincadeiras sensoriais, atividades ao ar livre e momentos de leitura podem ajudar a canalizar a energia da criança de forma positiva.
Limite o tempo de tela: Excesso de TV e celular pode aumentar a agitação e dificultar o desenvolvimento de outras habilidades.
Garanta um ambiente calmo e organizado: Espaços livres de bagunça e com estímulos excessivos podem facilitar a concentração e o relaxamento da criança.
3. Comunique-se de forma eficaz:

Use linguagem clara e positiva: Evite gritos, xingamentos ou ameaças. Fale com calma, usando frases curtas e diretas.
Foque no comportamento, não na pessoa: Ao invés de dizer "você é malvado", diga "bater nos outros não é bom".
Valide as emoções da criança: Reconheça que seu filho está com raiva, triste ou frustrado. Diga algo como "eu sei que você está com raiva, mas bater não é a solução".
Ofereça alternativas: Em vez de simplesmente dizer "não", sugira outras maneiras de se comportar ou resolver o problema.
Elogie o comportamento positivo: Reforce com elogios e incentivos quando seu filho se comportar de maneira adequada.
4. Estabeleça limites e regras claros:

Defina regras simples e consistentes: As regras devem ser adequadas à idade da criança e fáceis de serem entendidas.
Explique as consequências: Explique para seu filho o que acontecerá se ele não seguir as regras, de forma clara e calmosa.
Seja consistente: Aplique as consequências de forma consistente, sem ceder à chantagem ou drama.
Evite castigos físicos ou humilhantes: Esses métodos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento emocional da criança.
5. Busque ajuda profissional:

Consulte um psicólogo infantil: Um psicólogo poderá avaliar o comportamento do seu filho, identificar possíveis causas e te orientar sobre as melhores formas de lidar com a situação.
Considere grupos de apoio: Existem grupos de apoio para pais com filhos que apresentam comportamentos desafiadores. Nesses grupos, você poderá trocar experiências e receber apoio de outras pessoas que estão passando por situações semelhantes.
Lembre-se:

Mudanças no comportamento levam tempo. Seja paciente e consistente em suas ações.
Cada criança é única e responde de forma diferente às intervenções. O que funciona para uma criança pode não funcionar para outra.
Buscar ajuda profissional é um sinal de força e amor, não de fraqueza. Um psicólogo poderá te auxiliar a entender melhor o comportamento do seu filho e te fornecer ferramentas para lidar com a situação de forma eficaz.
Espero que estas informações te ajudem a lidar com o comportamento do seu filho e a construir um relacionamento mais positivo e saudável com ele.