Tenho um filho de 19 anos. Há 2 anos aproximadamente, ele vem apresentando uma oscilação de humor

12 respostas
Tenho um filho de 19 anos. Há 2 anos aproximadamente, ele vem apresentando uma oscilação de humor e tem agredido fisicamente sua namorada. Eles tem um filho de 1 ano e 9 meses. Gostaria de uma orientação. O que eu devo fazer? Procuro um psicólogo, um neurologista?
Cara, creio que uma avaliação psicológica, assim como um acompanhamento se faz necessário. Contudo, não descarto a indicação da dia ao psiquiatra. Com o auxílio desses dois profissionais acredito que ele vai se sentir melhor e aos poucos ir superando suas dificuldades. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante inicialmente que você busque uma avaliação/orientação psicológica, pois o profissional avaliará o caso com dedicação e se necessário fará os encaminhamentos que o quadro clinico requer.
Olá! No seu caso recomendo que procure um psicólogo, para que ele identifique qual a causa do comportamento e consequentemente possa ajuda-lo nesse momento. Pelo pouco que você relatou já faz um tempo que seu filho vem apresentando essas oscilações de humor o que tem causado sofrimento a ele e aos demais envolvidos. Procure um profissional para que a situação se resolva o mais breve possivel, ressalto também a importância do apoio da família nesse momento. Espero ter ajudado! Abraços e força!
Se fosse meu filho, eu levaria à um psicólogo! À partir disso creio que você encontrará uma direção. Pelo pouco que você relata me parece que seu filho está sentindo muito peso em suas costas e isso pode estar desencadeando um comportamento agressivo. Me parece, embora não possa afirmar, ser puramente emocional.
Sugiro que inicialmente busque uma consulta psiquiátrica. Para descartar algum transtorno psiquiátrico e conduzi-lo a uma psicoterapia cognitiva comportamental.
A procura de um psicólogo é o primeiro passo.
Recursos como a Hipnose, Regressão e PNL oferecem um acesso mais rápido às causas que desencadearam este compotamento. Se for necessário, o psicólogo encaminhará a outros profissionais...
Faça uma avaliação psicológica, se necessário o psicólogo faz o encaminhamento para auxílio psiquiátrico.
Sugiro que o seu filho agende uma consulta com um psiquiatra, para melhor avaliação dos sintomas. Na consulta, ele poderá descrever melhor essas oscilações de humor, bem como os episódios de agressividade. Isso não impede que ele também seja acompanhado por um psicólogo em psicoterapia. Muitas vezes, os tratamentos psiquiátrico e psicoterápico são complementares.
Muito prazer! Me parece uma situação delicada, pois envolve a questão casal. Primeiro ele precisa querer auxilio, além disso, é necessario ouvir dele, sobre este comportamento que está sendo desencadeado por outros fatores.
Minha sugestão é procurar um psicologo para que juntos consigam prosperar, buscando saúde, equilibrio e bem estar.
Deixo um convite para conhecer o meu trabalho e o espaço de trabalho.
Será muito bom recebe-lo e ajuda-lo.
Gratidão pela partilha.
A primeira pergunta a se fazer é: Ele percebe e se incomoda com isso ou ele acha que está tudo bem? Eu sugiro que você procure o aconselhamento de um/a psicólogo/a experiente para entender melhor o que pode fazer a respeito.
Ola a minha orientação é para vc levar seu filho para o psicologo, e la o psicologo ira te dizer se precisa de uma avaliação do psiquiatra.
Abraço
Olá
Imagino a sua preocupação com esse filho. A princípio seria bom encaminha-lo para um psicólogo para que se possa fazer uma avaliação e a partir daí, se for necessário, o psicólogo poderá encaminha-lo a um psiquiatra ou neurologista. Porém para isso, é necessário que ele queira e aceite ajuda,
Boa sorte

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.