Tenho um filho de 15 anos diagnosticado com esquizofrenia e medicado há 2 anos e meio... Tenho tido

3 respostas
Tenho um filho de 15 anos diagnosticado com esquizofrenia e medicado há 2 anos e meio... Tenho tido uma certa dificuldade em diferenciar chantagem emocional e crise real pois sempre que ele se vê contrariado com alguma situação surgem problemas, no mais ele se encontra estável. O que fazer?
Esse é um dos aspectos pelos quais a família também deve estar inserida no tratamento psicológico. A psicoterapia lhe ensinará entre outros recursos, a lidar e distinguir o que é patológico e o que é comportamental, bem como orientar em relação a como conduzir a situação em questão. Tudo bem pelo bem estar do seu filho e de vocês!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
É importante saber que a chantagem pode ocorrer independente da doença. Ou seja, deve ser combatida com modificações comportamentais, na qual a psicoterapia tem grande eficácia.

Por outro lado, a esquizofrenia referida em seu filho teve início muito precoce (13 anos de idade). Isso denota que se trata de um quadro mais complexo e grave. Durante um período crítico de amadurecimento ele teve uma doença que compromete o bom funcionamento psíquico.

O melhor é procurar por um tratamento eficaz, discutindo os casos com o psiquiatra responsável, para ajustar as terapêutica, seja ela medicamentosa ou comportamental.
Sua pergunta é muito válida, pois muitos pais e cuidadores também se questionam sobre situações parecidas. Como proceder pode variar de acordo com cada situação. Uma das coisas que costumo aconselhar aos familiares é que eles também tenham algum tipo de seguimento psicológico para auxilia-los nesse tratamento. Esse atendimento aos familiares pode ser em forma de aconselhamento aos pais, ou seja, o assunto principal da consulta é o tratamento do adolescente, ou uma consulta onde os pais ou cuidadores tratem de sua própria saúde mental, possa falar de suas dificuldades e angústias. Espero ter ajudado!

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.